🔥 Aumente sua capacidade de venda! Conheça nossos planos a partir de R$54/mês!
⚡ Ver Planos! ⚡

6 mitos sobre frete para lojas virtuais

Se eu tivesse a oportunidade de ler este texto quando comecei minha loja virtual, teria vendido mais pois não teria perdido tanta venda por conta do preço ou prazo no frete.

Sou o Breno Nogueira, Head de Marketing e Parcerias da Frenet. Trabalho com ecommerce há 8 anos, iniciando em 2011 a minha própria loja virtual. Nessa época, eu achava que PAC e SEDEX dos Correios eram suficientes para o funcionamento da minha loja virtual. 

Por isso, resolvi listar os 6 Mitos do frete para lojas virtuais. Vamos nessa!

1. Logística é só ativar PAC e Sedex. Resolvido!

ALCANCE O PRÓXIMO NÍVEL COM A LI: CONTEÚDOS ESSENCIAIS E EXCLUSIVOS PARA SEU ECOMMERCE!

Receba dicas valiosas da Loja Integrada diretamente na sua caixa de entrada!

Este é um erro muito comum. Os empreendedores iniciantes ou que ainda estão em fase de planejamento da loja virtual esquecem de montar uma estratégia logística, assim como fazem para layout, marketing, preço, foto de produto… Logística é tão importante quanto! Afinal, é realmente onde o seu cliente sente o valor da sua loja, produto. E também é o ponto em que 73% dos carrinhos são abandonados: por conta do prazo ou preço do Frete. 

O Frete também requer planejamento, e você deve conhecer algumas coisas sobre o seu negócio para não ficar gastando dinheiro de marketing em regiões em que sua loja não tem competitividade na entrega. Além de ter um bom produto, preço, imagem boa, especificações e marketing, você precisa garantir que a entrega esteja dentro do seu planejamento. E definitivamente é muito mais do que só ativar PAC e Sedex. Continue lendo! 

2. Ah beleza, tem que ativar o que mais? Transportadora? Vou ativar uma transportadora com abrangência nacional 😀

O empreendedor precisa entender que o Brasil é muito grande, e não existe uma transportadora nacional salvadora da pátria que manda bem na entrega de todos os formatos: produtos pequenos, grandes, leves e pesados. Além disso, em todas as localizações: Norte, Sul, Centro-oeste, Nordeste. Para ter esta abrangência você seguramente precisará de um mix logístico. Você precisa de uma estratégia!

Para abranger a sua estratégia logística você precisa conhecer alguns pontos, como:

  1. A maioria do seu tráfego/clientes é de que região? Google Analytics responde isso.
  2. Para esta região, como é sua política de frete? Existe algum incentivo?
  3. Além dos Correios, quais outras transportadoras podem te ajudar a fazer entrega nesta região com uma boa política de preço e prazo?
  4. Qual o valor do frete dos seus concorrentes para lá? Sua loja é mais ou menos competitiva em relação ao preço e prazo? 
  5. Qual a proporção de cotações de Frete da sua loja x Vendas realizadas? Os clientes estão desistindo antes mesmo de colocar o produto no carrinho por conta do preço do Frete na simulação dentro da página de produto?
  6. Saber as respostas já é o primeiro passo para construir sua estratégia.

3.Vou atender o Brasil todo da mesma maneira!

Opa, quando o empreendedor percebe que precisa de transportadora, esquece de um detalhe importante: como está o quintal da sua casa? 

Se alguém da sua cidade quiser comprar o seu produto, vai comprar da sua loja com entrega no mesmo dia e preço competitivo no frete, ou vai escolher um grande varejista que provavelmente está há milhares de quilômetros de distância do seu cliente? 

Se seu produto tem procura/demanda na sua cidade, estado, região, você quem deve vender, a sua loja! E não uma grande loja que não está na sua região. Portanto, invista em política de entrega rápida e expressa com prazo e preço competitivo, e canalize as oportunidades de vendas locais para sua loja, não para o grande concorrente. 

Quem consegue entregar mais rápido na sua cidade? Você! Ative motoboy, crie uma boa política de entrega com prazo e preço, anuncie, e reconquiste o seu território que você já perdeu para uma grande loja. Não admita perder para quem está mais longe do cliente. 

4. Vou parar de usar Correios e usar só Transportadora

Tem empreendedor que ou é 8 ou 80. Calma. Correios é super importante e deve estar presente em sua estratégia! 

Os Correios estão cada vez mais especialistas em entregas de 0 a 10kg, em alguns casos de dimensões, peso e destino ele perde competitividade para a transportadora. Viu a importância de diversificar o seu frete e ter mais de dois operadores logísticos? 

Correios e Transportadoras são complementares ao seu negócio. Quando falta uma vantagem em uma, há vantagem na outra. Portanto procure um gateway de Fretes que consiga consultar Correios e Transportadoras para entregar a melhor condição para o seu cliente. 

E lembre-se: Correios e pelo menos 3 ou 4 transportadoras irão compor seu portfólio de entregas. 

5. Transportadora só atende empresa grande

As transportadoras estão cada vez mais atentas para o transporte de mercadorias do ecommerce para pequenos e médios empreendedores. Antes de julgar, faça uma breve consulta no mercado sobre a política comercial delas. Tem transportadora como a E-total e JagLog que começaram a criar políticas para atender a PME digital. 

Aos poucos essa cultura está mudando, e você deve participar dela, indo atrás.  

6. Frete bom é frete barato

Nem sempre! A Frenet, por exemplo, tem clientes que transportam produtos de alto valor, como máquinas de café de até R$13.000,00. Este empreendedor não está buscando o frete mais barato, e sim o de melhor qualidade no manejo e prazo. 

Nem sempre o mais barato é o ideal para seu negócio. Seu produto tem especificações especiais de transporte? É de risco, frágil? Considere também a qualidade dos transportadores que irão compor o seu portfólio de parceiros. 

Bom, pessoal, é isso. Espero que a quebra destes mitos amplie sua visão em relação ao frete da sua loja. Frete é estratégia, frete é marketing. Invista!

O que é a Frenet?

A Frenet é uma plataforma de fretes que conecta sua loja virtual com mais de 160 transportadoras! A Frenet te ajuda na: 

  • Indicação 
    Com base no seu portfólio de produtos, origem e destino das suas entregas, a Frenet pode indicar as melhores transportadoras para o seu negócio
  • Integração
    Depois de escolher Correios e transportadoras, a Frenet integra tudo isso em sua loja para que você não tenha dor de cabeça
  • Melhor Frete
    Dentro da plataforma da Frenet sua loja consegue cotar automaticamente em todas as transportadoras ativas e oferecer o melhor frete para o seu comprador, com melhor preço e prazo. 
  • Nunca pare de vender!
    A Frenet oferece o Correios Frenet! Mesmo que o motor de cotação dos Correios saia do ar, sua loja continuará funcionando normalmente simulando os preços e prazos do Frete por meio do backup da Frenet. 

Quer saber mais sobre formas de envio para lojas virtuais? Então, baixe agora o seu guia e fique por dentro de tudo sobre formas de envio para lojas virtuais.

Preencha o formulário, clique em “baixar material” e receba em poucos minutos no seu email!

Esse conteúdo foi escrito em pareceria com a Frenet, empresa referência em envios e frete no Brasil.