10 dicas para o bem-estar do empreendedor

Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Pin on Pinterest0Share on LinkedIn0
Tempo de Leitura: 3 minutos

Quando se tem um negócio próprio – especialmente no início – é comum dormir pouco, alimentar-se mal, não praticar exercícios e deixar outras atividades para depois, pois você está focado em fazer a empresa decolar. Esse é um cenário comum, mas não faz bem para o bem-estar do empreendedor. Por isso, alguns cuidados são essenciais.

Qual é o impacto do bem-estar do empreendedor na saúde do negócio?

Um corpo e uma mente cansados não respondem bem. Além de não conseguir dar todo o seu potencial e comprometer a sua capacidade de criação, esse profissional terá sua produtividade afetada, pois demorará muito mais tempo para executar as tarefas.

Além disso, doenças, frustrações, depressões e problemas emocionais podem desestabilizar qualquer negócio – afinal, uma empresa é composta por pessoas, e ninguém está imune a essas dificuldades. Embora algumas sejam inesperadas e inevitáveis, é possível adotar algumas medidas para se prevenir e se fortalecer!

Como manter o bem-estar do empreendedor?

Quando falo de bem-estar do empreendedor, não me refiro apenas à saúde física, mas também à mental e à espiritual. Cuidando dessas três esferas, o empreendedor poderá prevenir doenças e manter-se saudável. A seguir, darei 10 dicas valiosas para cuidar de cada área do bem-estar.

Para o corpo

1. Respirar

Parece bobo de tão óbvio, não é? Porém, de tão focados em suas atividades, alguns empreendedores respiram muito rapidamente e não têm qualquer consciência de sua respiração. De tempos em tempos, especialmente em momentos de tensão, é importante inspirar e expirar profundamente. Isso ajuda a diminuir o ritmo cardíaco, equilibrar a pressão sanguínea e levar oxigênio para cérebro.

2. Beber água

70% do corpo humano é água. Um corpo hidratado funciona melhor e isso pode impactar, inclusive, na produtividade. O recomendado é tomar de 1,5 a 2 litros por dia.

3. Alimentar-se bem

Alguns alimentos podem piorar a saúde e a capacidade de concentração. Carboidrato e gordura, por exemplo, levam mais tempo para serem digeridos e fazem com que o corpo dedique oxigênio para essa atividade em vez de levá-lo para o seu cérebro. Uma dieta equilibrada e elaborada por um profissional pode incluir alimentos que cuidem da imunidade e da mente.

4. Fazer exercícios

Há uma porção de benefícios nisso: a imunidade e a memória ficarão melhores, o corpo ficará mais forte e a disposição e a produtividade se elevarão. Além disso, o exercício pode ser uma forma de extravasar a tensão e/ou de interagir com outras pessoas. A dica é descobrir uma modalidade que não só faça bem para o corpo, mas que também seja atrativa. Isso ajudará a manter a prática nos dias que bater aquela preguiça.

Para a mente

5. Interagir com outras pessoas

O ser humano precisa da interação social para manter sua saúde mental. Trabalhar em coworkings ou realizar algumas reuniões presencialmente são algumas sugestões quando se trabalha exclusivamente online. Além disso, é importante encontrar pessoas fora do convívio de trabalho para uma mudança de ares.

6. Ser gentil consigo mesmo

Celebrar as pequenas conquistas com atividades prazerosa, como uma folga, um presente, um passeio, uma viagem ou uma comida deliciosa, manterá o bem-estar do empreendedor e o manterá motivado.

7. Dormir bem

Essa dica vale tanto para o corpo quanto para a mente, pois quando dormimos pouco, ficamos físico e mentalmente cansados. Cada pessoa possui a sua própria necessidade de sono, mas o recomendado é cerca de oito horas por dia. Além disso, tão importante quanto a quantidade é a qualidade. Oito horas de uma noite mal dormida deixarão o empreendedor tão cansado quanto poucas horas de sono. A dica é criar uma rotina de sono para ir relaxado para a cama. Um banho quente, uma leitura agradável, uma meditação, uma prática religiosa ou um chá quente são alguns exemplos que podem ajudar.

8. Aproveitar o fato de ser um empreendedor

Isso significa fazer as próprias regras. Trabalhar no horário que a produtividade está mais elevada, escolher o local que quiser, decorar o espaço da maneira que preferir e fazer pausas como desejar manterá o bem-estar do empreendedor e elevará a sua auto-estima.

bem-estar do empreendedor

Para o espírito

9. Meditar

Meditar, mesmo que por cinco minutos, ajuda a relaxar, equilibrar a pressão sanguínea, diminuir o ritmo cardíaco, ganhar autoconhecimento e acalmar a mente. A prática diária faz com que o empreendedor responda melhor em momentos de tensão.

10. Orar

Caso tenha uma religião, é importante manter-se conectado com a sua fé. Caso não siga nenhuma, praticar o hábito de ser grato pelas conquistas e manter-se positivo em relação ao que está por vir ajuda no bem-estar do empreendedor.

Qual é a sua dica para manter o bem-estar? Compartilhe aqui nos comentários o que você faz para manter corpo, mente e espírito saudáveis.

Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Pin on Pinterest0Share on LinkedIn0