Blog da Loja Integrada
Expandido seu negócio - Loja Integrada

10 sinais de que é hora de você expandir o seu negócio!

Esse é um momento crucial para uma pequena empresa, pois qualquer passo errado – sem organização e planejamento – pode acabar com muito tempo de trabalho. Por isso, separamos 10 indicadores que vão lhe mostrar que é a hora certa de expandir seu negócio.

1. O mercado em que você atua está em forte expansão

Se for o caso, é possível que as empresas envolvidas neste mercado também cresçam. É importante analisar se há uma tendência para que esse crescimento seja consistente e promissor. Do contrário, você pode investir numa expansão que não terá muito futuro.

2. As finanças do seu negócio são sólidas

O padrão é considerar os últimos três anos. Se neste período a sua empresa vem dando lucro, este é um forte indício de que ela está pronta para crescer.

3. Você tem um bom fluxo de caixa

Este é mais um indício financeiro sobre a hora de expandir o seu negócio. Mais que um sinal, é um item fundamental para dar o primeiro passo para o crescimento. Afinal, não seria possível avançar sem ter as finanças em dia e o negócio fluindo bem.

4. A empresa está batendo metas

Se a empresa está batendo as metas que são propostas, é hora de começar a pensar em expandir o negócio para buscar desafios ainda maiores. A análise de métricas é muito importante para fazer essa avaliação.

5. Os clientes são fiéis

Que trabalho duro a empresa fez para conseguir fidelizar os clientes, não é? Que ótimo! Além de comemorar a conquista, é interessante ficar de olho no que isso representa: hora de expandir seu negócio. Afinal, o fato de ter clientes fiéis significa que a empresa está atendendo bem o público. Além disso, o negócio terá ótimos advogados da marca para auxiliar na divulgação e consolidação desta expansão.

6. Surgimento de parcerias e interesse de terceiros

Pode ser alguém que demonstrou interesse em ter uma participação na sua empresa ou ofereceu uma proposta para distribuir um de seus produtos, por exemplo. Tudo isso pode ser um indício de que é hora de expandir seu negócio.

7. Você não está dando conta

Se a demanda é tão grande que você não consegue mais atendê-la, pode ser a hora de ampliar as operações para abocanhar esta fatia de mercado que está carente.

8. Há demanda para produtos e/ou serviços relacionados

Se você percebe que os seus clientes têm dificuldade de encontrar produtos e/ou serviços relacionados ao seu negócio, pode ser um forte indicativo de expansão.

9. A empresa já não tem mais espaço

Não ter espaço para todos os colaboradores necessários para a operação e/ou para estoque é um forte indicativo de que é hora de expandir seu negócio. Afinal, isso significa que a equipe e/ou a operação estão crescendo.

10. Você construiu um time sólido

De fato, para dar conta de uma expansão, você vai precisar da ajuda de profissionais capacitados. Ou seja, pessoas talentosas e confiáveis que poderão trabalhar ao seu lado para expandir seu negócio. Pessoas que têm as habilidades e competências de que você precisa para serem seus aliados nesta operação.

Observe se a sua equipe atual seria capaz de ajudá-lo(a) neste processo e também se os seus processos de aquisição e retenção de talentos são suficientes para contratar e manter bons profissionais. Além de uma equipe de colaboradores sólida, é interessante analisar se você possui uma boa rede de contatos e parceiros. Eles também serão essenciais para o crescimento do seu negócio.

 

Leia mais

Artigo anterior

Como entregar uma melhor experiência ao cliente no e-commerce em 2019

Leia mais
como e quando expandir seu negócio - Loja Integrada

Próximo artigo

Hora de expandir: saiba a hora de expandir e como!

Deixe seu comentário