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10 tipos de campanhas de e-mail marketing para e-commerce

Uma ferramenta de baixo custo, que fala direta e individualmente com o cliente e que gera retorno. Por estes e outros motivos, o e-mail marketing caiu nas graças de muitos lojistas. Para não ficar na mesmice, diversificar a mensagem que é enviada e atingir os objetivos de marketing traçados para esta ferramenta, é recomendado avaliar alguns tipos de campanhas de e-mail marketing para e-commerce e escolher alguns para aprimorar as estratégias da loja. A seguir, serão apresentados 11 tipos de campanhas de e-mail marketing para e-commerce, divididos entre relacionais, promocionais e transacionais.

E-mails relacionais

São aqueles que, como o nome sugere, visam ao relacionamento com o cliente. Para isso, eles entregam informações relevantes para engajamento. São eles:

1. E-mail de notícias sobre a loja

Um novo produto, uma nova forma de pagamento ou de envio são apenas alguns exemplos de novidades que a sua loja pode ter e que são interessantes de compartilhar com o seu público.

2. E-mail de novidades e tendências do mercado em que se atua

A cor que é tendência para a estação, o estilo marcante de decoração, dicas para combinar certas peças de roupa ou um lançamento que mexeu com o mercado de eletrônicos. Dependendo da indústria em que se atua e do público que se atende, pode ser interessante dedicar-se a elaborar um e-mail marketing para contar as novidades do mercado e dar dicas.

3. Pesquisa de satisfação

Pesquisa de satisfação está entre os tipos de campanhas de e-mail marketing para e-commerce, pois é uma ótima maneira de avaliar certos aspectos da loja. O momento ideal para avaliar uma compra é logo após o recebimento do produto. No entanto, é possível enviar pesquisas para avaliar outros itens em outros momentos. Por exemplo, uma pesquisa para saber se a frequência de envios de e-mail é satisfatória.

4. Newsletter

Caracterizado por ser enviado com uma frequência fixa, este tipo de e-mail marketing pode englobar o conteúdo mencionado nos itens acima.

E-mails promocionais

São e-mails com ofertas e promoções voltados para um determinado público. São eles:

5. Descontos

Geralmente estimulados por datas comemorativas, os e-mails com cupons de desconto ou promoções tendem a ter uma taxa de abertura maior e estimular as vendas.

6. Sugestões de produtos

Se o cliente efetuou uma compra na sua loja, é possível ter uma ideia do tipo de produto que ele gosta. Neste caso, pode ser interessante, após um certo tempo desde a realização da compra, oferecer produtos que ele possa se interessar.

Para lojas de produtos que são consumidos e precisam ser comprados novamente – por exemplo, cosméticos e remédios –, uma sugestão é oferecer o mesmo produto após o período que ele leva para ser consumido. Por exemplo, um creme hidratante leva cerca de 3 meses para ser usado. Após 3 meses da compra, é interessante oferecer este mesmo produto para o cliente ou apresentar as diferentes fragrâncias disponíveis.

7. Carrinho abandonado

Caso o cliente abandone um carrinho na sua loja, é possível entrar em contato com ele para oferecer um desconto, perguntar o motivo do abandono ou lembrá-lo de que há itens esperando por ele. Este tipo de campanha de e-mail marketing pode ter um impacto direto no aumento de compras finalizadas.

E-mails transacionais

campanhas de e-mail marketing para e-commerce

Estes tipos de campanhas de e-mail marketing servem para indicar alguma transação ou operação técnica. São eles:

8. E-mail de confirmação

Estes e-mail são importantes para o sistema confirmar que o e-mail cadastrado é real e está apto a receber mensagens ou para confirmar uma compra.

 

9. Recuperação de senha

Caso o cliente esqueça sua senha, ele deve ter uma opção fácil e visível para recuperá-la e não prejudicar sua navegação.

10. Status do pedido

Toda vez que o pedido for atualizado, é importante deixar o cliente ciente para que ele acompanhe o processo, desde a confirmação do pagamento até o envio do pedido.

Apesar de ser uma ferramenta muito versátil e ser possível realizar vários tipos de campanhas de e-mail marketing, é preciso ter em mente que a caixa de entrada do seu cliente – assim como a sua – está repleta de e-mails, e a mensagem do seu e-commerce precisa se destacar nesta multidão. Para isso, leia o texto 5 erros de e-mail marketing para não pisar mais na bola.

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