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11 ferramentas do Google para e-commerce

Com tantas atividades e compromissos a serem realizados pelo lojista e/ou pela sua equipe, é fácil ficar confuso ou se perder um pouco. Para facilitar o dia a dia, melhorar os resultados e ganhar mais precisão nas atividades, a dica é ficar de olho em ferramentas que estão disponíveis (algumas, inclusive, gratuitas) e que são desenvolvidas por nada mais nada menos que o gigante da tecnologia: o Google. Confira no texto de hoje 11 ferramentas do Google para e-commerce.

Conheça essas ferramentas do Google para e-commerce

Separamos as ferramentas de acordo com a sua funcionalidade e o problema que ajudam a resolver para ficar mais fácil encontrar uma que combine com a sua rotina e suas necessidades.

Para manter-se informado

1. Google Alerts

Preço: Gratuita

É essencial que o empreendedor esteja sempre antenado com as novidades do seu mercado. Uma das formas de fazer isto é ficar de olho nos artigos que saem sobre os temas relacionados. Em vez de ficar caçando as notícias que interessam para o seu negócio, a dica é usar o Google Alerts. Ele permite configurar alertas que serão enviados por e-mail — na frequência que você selecionar — com os links para as notícias que contêm os termos determinados. Uma forma prática e confiável de manter-se atualizado.

2. Think With Google

Preço: gratuita

O Think With Google é uma fonte de conhecimento riquíssima. Como o Google acompanha as buscas de milhares de internautas, conhece-os em profundidade. Dessa forma, consegue entregar milhares de relatórios sobre a Internet e os internautas. Todo esse conhecimento está reunido numa única plataforma. No Think With Google você encontra métricas, análises e relatórios sobre uso de dados, jornada de compra do consumidor, mobile e muito mais.

Para planejar campanhas e anunciar

3. Google Trends

Preço: gratuita

Esta é uma das ferramentas do Google para e-commerce que merece um tempo da sua atenção. Com ela, você pode pesquisar por certos termos e verificar qual é o volume de buscas por ele, de acordo com o período de tempo e o local escolhidos. Isso é essencial para auxiliar na escolha de assuntos para as campanhas de marketing, mas não é a única finalidade desta ferramenta.

A dica é usar o Google Trends não só para o planejamento de campanhas como também para selecionar os melhores termos para usar em sua loja virtual, como categoria de produtos ou temas para os próximos posts do blog da loja, por exemplo.

4. Google AdWords

Preço: a ferramenta é gratuita, mas paga-se pelo anúncio. O valor varia conforme a configuração realizada.

Quem nunca ouviu falar da ferramenta de anúncios do Google? Com todo o tempo de mercado que possui, a ferramenta evoluiu muito e permite escolher os melhores formatos, posicionamento de anúncio, títulos, valores de investimento e diversos outros detalhes para atingir seus resultados. Além disso, há um dashboard super completo para verificar as métricas do seu anúncio e fazer as configurações e ajustes necessários.

Saiba mais sobre o tema no nosso passo a passo para campanhas de Google AdWords.

5. Planejador de Palavras-Chave

Preço: gratuita

Para planejar uma campanha, nada mais natural que escolher algumas palavras-chave para ela. Neste sentido, o Planejador de Palavras-Chave (também conhecido pelo seu nome em inglês: Keyword Planner) é uma das principais ferramentas do Google para e-commerce. Com ele, é possível definir as melhores palavras-chave — de acordo com volume de buscas, preço e concorrência — para suas campanhas, títulos do seu site, blog posts etc.

6. Google Shopping

Preço: a plataforma é gratuita, no entanto, os anúncios são pagos.

Trata-se de um comparador de preços do Google. O seu maior benefício frente a outros comparadores é que ele está vinculado com as buscas feitas no Google. Ou seja, quando uma pessoa busca por determinado produto no Google — por exemplo, tênis Nike feminino para corrida —, além dos resultados de buscas, ele pode acessar a aba Google Shopping e acessar preços e lojas que vendem o produto. Dessa forma, é possível apresentar um anúncio não só para quem está buscando informações sobre aquele produto mas também para quem já está num momento de jornada de compra muito próximo da conversão.

Saiba mais sobre o Google Shopping no nosso texto exclusivo sobre o tema.

Para aprimorar o seu site

7. Page Speed Insight

Preço: gratuita

Já falamos sobre esta ferramenta no Guia essencial de SEO: entenda e aplique no seu negócio, pois um dos itens que o maior buscador online do mundo leva em conta ao classificar e classificar uma página é a velocidade de carregamento.

O Page Speed Insight serve para saber qual é a velocidade em que seu site está sendo carregado e quais são os itens que podem ser alterados para obter uma velocidade melhor de carregamento.

8. Google Analytics

Preço: gratuita

Ele é muito conhecido, mas não tem como falar de ferramentas do Google para e-commerce sem citá-lo. Não é exagero dizer que o Google Analytics é talvez a principal ferramenta de análise de sites disponível. Com ele, é possível fazer um completo raio-x do site. Compreender quantos visitantes o site recebe, quais são os horários de pico, quais são as maiores fontes de tráfego, algumas características sobre os internautas que o acessam, quanto tempo ficam no site, qual caminho percorrem dentro da loja e muito mais. Quando bem utilizada, esta ferramenta é muito poderosa para aprimorar seu site, seus canais, seus resultados e gerar insights.

Sobre este tema, não deixe de ler nosso E-book Transformando Dados em Ações.

A boa notícia para os lojistas da Loja Integrada é que a plataforma possui integração com o Google Analytics para facilitar a sua instalação.

9. Google Search Console

Preço: gratuita

Esta ferramenta é ideal para aprimorar o seu site para que ele fique otimizado para os resultados de busca do Google. Ela vai lhe apresentar como o Google lê seu site e, logo, quais são os erros que seu site possui, que pontos precisam ser aprimorados e outras avaliações. É ideal para sua estratégia de SEO.

Para o seu lado empreendedor

10. Hangout

Preço: gratuita

Como empreendedor, vez ou outra vai precisar conversar com alguém que está a quilômetros de distância de você, mas que é um potencial cliente, parceiro ou investidor. A dica é usar o Hangout, a ferramenta do Google para fazer chamadas de vídeo ou voz online ou usá-lo como chat.

11. G Suite

Preço: varia de acordo com o pacote contratado

O G Suite é um pacote de software com muitas funcionalidades para organizar e gerenciar a sua loja virtual. O pacote contém:

  • Gmail – o e-mail do Google;
  • Agenda – para você organizar o seu dia a dia, da equipe e da loja;
  • Hangout – que comentamos acima;
  • Documentos – para você escrever relatórios e textos;
  • Planilhas – para lhe ajudar a organizar as finanças da loja;
  • Apresentações – para quando precisar apresentar a empresa para algum investidor, por exemplo;
  • Formulários – para elaborar pesquisas de satisfação do cliente;
  • Drive – para você organizar todos os documentos da loja com a facilidade e a segurança de ter todos eles na nuvem;
  • Sites – para criar sites mesmo que você não tenha conhecimento em programação.
  • App Maker – para a criação de aplicativos.
  • Keep – para listar as suas tarefas e organizar sua rotina

Gostou de descobrir mais sobre as 11 ferramentas do Google para e-commerce? Amplie seu conhecimento com o texto 9 ferramentas de produtividade para e-commerce.

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