Blog da Loja Integrada

12 dicas para trazer criatividade e inovação para o seu negócio

Criatividade e inovação são duas palavras que estão sempre presentes no universo do empreendedorismo. O motivo? Criatividade viabiliza o desenvolvimento e a comercialização de produtos inovadores e estes, por sua vez, resolvem problemas para os clientes, são mais competitivos e têm mais chances de serem vendidos. Quer saber como trazer criatividade e inovação para o seu negócio a fim de criar um diferencial para a sua marca e aumentar as vendas? Confira as 12 dicas abaixo.

1. Analisar tendências e estudar assuntos da área

Isso é importantíssimo para garantir que as ideias que possam surgir estejam alinhadas com a realidade do mercado.

2. Variedade

O cérebro trabalha criando novas associações com as informações que estão armazenadas dentro dele. Então, quanto mais informações diferentes forem fornecidas para ele, melhor para que ele possa criar associações inusitadas e, portanto, criativas.

Por isso, tão importante quanto manter-se atualizado sobre a área de atuação do seu negócio é variar o tema e estudar, ler e ver filmes sobre assuntos diferentes. Além disso, vez ou outra, ouse fazer algo completamente diferente. Por exemplo, tricotar, pular de paraquedas ou experimentar uma comida diferente.

3. Escolha os melhores horários

Há horários em que nosso cérebro está mais ativo e, portanto, mais propenso a gerar novas e melhores ideias. Isso varia de pessoa para pessoa. Por isso, quando precisar refletir sobre uma ideia, escolha o horário em que o seu cérebro funciona melhor.

4. Escolha os melhores locais

Um local barulhento e com muita informação visual pode não ser o melhor para que ideias surjam. Reflita sobre qual é o ambiente ideal para gerar criatividade e inovação para o seu negócio e reproduza-o em algum espaço da sua casa ou do seu escritório.

5. Descubra a sua paixão

Quando trabalhamos com aquilo que nos desperta verdadeira paixão, pensar sobre este tema não é uma tarefa cansativa. Não ficamos enfadados nem temos vontade de parar. A paixão por algo é uma motivação poderosa. Dessa forma, é mais fácil e prazeroso criar.

6. Faça um trabalho manual

Uma dica importante para trazer criatividade e inovação para o seu negócio é fazer trabalhos manuais como artesanato, marcenaria, costura, tricô ou pintura. Além de ajudar a aliviar as tensões, essas atividades estimulam a imaginação.

7. Teste as suas ideias

Não basta trabalhar para ter ótimas ideias se, quando elas chegarem, você não as colocar em prática. Teste-as, faça protótipos ou compartilhe-as com alguém. De duas, uma: ou isso servirá para mostrar como aquela ideia era boa ou para mostrar quais são as fragilidades que precisam ser melhoradas.

8. Conheça pessoas diferentes

Cada pessoa do mundo tem algo a ensinar. Elas podem ter uma forma de ver o mundo diferente, mostrando novas conexões e associações que podem ser feitas.

9. Anote

Ideias vêm e vão sem deixar vestígios. Assim como surgiram do nada podem ir embora da mesma maneira. Por isso, mantenha um caderno de anotações ou um bloco virtual no celular para anotar as ideias que surgirem.

10. Sem julgamentos

Toda vez que uma ideia surgir, não a julgue nem ignore. Pode ser que ela não seja a melhor ideia num primeiro momento, mas pode ser aprimorada. Para isso, serão necessários alguns momentos refletindo sobre ela e isso não poderá acontecer se ela for ignorada logo de cara.

11. Fique perto de pessoas criativas

criatividade e inovação para o seu negócio

Elas são cativantes, inspiradoras e lhe darão novas ideias de como manter-se ativo e trazer criatividade e inovação para o seu negócio.

12. Medite

Meditação traz vários benefícios para o corpo – como regulação da pressão sanguínea e redução dos batimentos cardíacos – e para a mente também. Tirar alguns minutos do seu dia para acalmar a mente é fundamental para mantê-la saudável e organizar os pensamentos para permitir que novas associações sejam realizadas. Uma mente agitada e estressada é uma mente bagunçada, sem espaço para a criatividade.

Além destas dicas para trazer criatividade e inovação para o seu negócio, é importante manter o seu bem-estar para ter energia e fazer o seu negócio prosperar. Para ajudar-lhe com isso, separamos estas 10 dicas valiosas para o bem-estar do empreendedor.

 

Assine o plano Pró da Loja Integrada
Leia mais

Artigo anterior

10 tipos de campanhas de e-mail marketing para e-commerce

Leia mais

Próximo artigo

Como aumentar o lucro com vendas mobile no seu e-commerce

Deixe seu comentário