14 livros para empreendedores digitais: inspiração e capacitação!

Tempo de Leitura: 4 minutos

Trilhar o caminho do empreendedorismo é para os fortes. Aparecerão muitos desafios no caminho e, para superá-los, a dica é ter determinação, trabalho, criatividade e coragem para inovar. Além disso, inspirar-se em histórias de sucesso ou pegar dicas com quem é expert no assunto pode ser valioso. Sem falar que pode fazer muito bem para a motivação e para o aprendizado do empreendedor. A seguir, listaremos 14 livros para empreendedores digitais.

Para facilitar a organização desta lista, vamos dividi-la de acordo com o tema dos livros. Dessa forma, ficará mais fácil de você encontrar, entre as dicas de livros para empreendedores digitais, aquele que possui um tema relevante para o seu negócio ou seu momento e que pode ser capaz de mudar a sua visão de empreendedor.

14 dicas de livros para empreendedores digitais

Histórias inspiradoras

Livros para empreendedores digitais

Nesta seção, você encontrará livros para empreendedores digitais com histórias de sucesso para ganhar inspiração.

#1 Manual para jovens sonhadores – Nathalie Truimann

A autora nasceu na Guatemala e é diretora da FIAP (Faculdade de Informática e Administração Paulista) e da Hyper Island, uma escola de inovação digital. Em seu livro, Nathalie conta de forma leve sua trajetória, seu universo, seus sonhos e como fez para alcançá-los. O livro parece uma conversa com um amigo e traz ensinamentos muito ricos e inspiradores não só sobre empreender como também sobre trabalhar a auto-estima.

#2 A loja de tudo, Jeff Bezos e a era da Amazon – Brad Stone

Quem trabalha (ou quer trabalhar) com negócios digitais certamente já ouviu falar de Jeff Bezos, o dono do maior e-commerce do globo: Amazon. Bezos tem uma trajetória de muita inovação e coragem, e o autor conta sua história usando, inclusive, o ponto de vista de colaboradores e familiares de Bezos.

#3 Trabalhe 4 horas por semana – Timothy Ferris

O autor é empresário, investidor-anjo e palestrante. Ele relata em seu best-seller como passou a ganhar o que ganhava por ano num mês, trabalhando 4 horas por semana.

#4 Pense Simples – Gustavo Caetano

O CEO da Samba Tech e fundador da Associação Brasileira de Startups (ABStartups), Gustavo Caetano, conta em seu livro como pode ser simples inovar e obter bons resultados. Para aquilo que parece um bicho de sete cabeças, Gustavo traz um olhar leve e ágil.

Mãos à obra

Livros para empreendedores digitais

Nesta seção, você encontrará livros para empreendedores digitais com técnicas e conceitos práticos para aplicar no seu negócio.

#5 Vai fundo! – Gary Vaynerchuk

Este livro é uma soma perfeita de ação e motivação. Além de dar aquele empurrão necessário para todo empreendedor, ele aborda técnicas práticas de como empreender online, seja o seu negócio um e-commerce ou outro modelo de negócio digital.

#6 Satisfação garantida – Tony Hsieh

Um livro todo sobre um tema muito abordado aqui no blog: a experiência do cliente. O autor é CEO da Zappos, um e-commerce norte-americano de sapatos. Ou seja, um tema muito importante nas palavras de quem aplica uma cultura de olhar para as necessidades do cliente no dia a dia da sua loja em todos os departamentos.

#7 Encantamento – A arte de modificar corações, mentes e ações – Guy Kawasaki

No seu livro, Guy cita técnicas e exemplos de como o encantamento é poderoso. Ele reforça a importância de conquistar confiança e ser amável, em vez de manipular pessoas. Tais ensinamentos podem ser aplicados no mundo dos negócios e também na vida pessoal.

#8 Estratégia do oceano azul – W.Chan Kim e Renée Mauborgne

Este livro foi publicado há mais de 10 anos, mas continua muito atual e segue sendo citado em muitas rodas de negócios. Seus autores detalham nele o conceito de oceano azul. Resumidamente, trata-se de criar estratégias para atuar em cenários de nicho, com baixa competitividade e/ou pouco explorados. Em tempos em que até água é commodity, criar tais oportunidades pode ser o segredo de um negócio de sucesso.

#9 Inbound marketing – Seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs – Brian Halligan e Dharmesh Shah

O conceito que prega a importância de ser atraente para despertar no cliente a vontade de estar próximo ao seu negócio virou o tema do livro de Brian e Dharmesh – que são nada mais nada menos que os fundadores da HubSpot. Se você quer se aprofundar neste tema, este livro é uma excelente fonte.

#10 O gerente de projeto preguiçoso – Peter Taylor

Neste livro, Peter traz técnicas de produtividade. Segundo ele, é possível ser mais produtivo colocando nossos esforços onde é realmente necessário em vez de darmos voltas com assuntos que não precisam de tanta atenção.

Motivação

Livros para empreendedores digitais

Nesta seção, você encontrará livros para empreendedores digitais com técnicas e histórias para manter a motivação elevada e a energia para seguir.

#11 Geração de valor – Flávio Augusto

O autor é um empreendedor que veio da periferia do Rio de Janeiro, nunca se graduou nem teve um trabalho com carteira assinada e, aos 23 anos, resolveu empreender. Ele é o fundador da rede que conhecemos hoje como Wize Up. O livro Geração de valor está disponível em dois volumes. Neles, mais do que contar sua história, o autor motiva quem está em busca de realizar seus sonhos e obter um negócio de sucesso.

#12 Motivação 3.0 – Daniel M. Pink

Neste livro, Daniel aborda as fontes da motivação. Entender isso, pode lhe ajudar a mantê-la elevada.

#13 O Maior vendedor do mundo – Og Mandino

Este livro fala sobre vendas, sim, mas vai além: aborda a importância de viver intensamente, ajudar o próximo e acreditar em si mesmo. Mais que um livro que lhe fará bem profissionalmente, ele pode ajudá-lo a crescer pessoalmente.

#14 Não faça tempestade em copo d’água – Richard Carlson

Um ótimo guia para quando o estresse bate na porta do empreendedor, este livro aborda a atitude positiva perante os problemas, colocando-os em perspectiva.

Para continuar se inspirando, além dos livros para empreendedores digitais, nossa dica é ficar de olho nos cases de sucesso que sempre apresentamos aqui.