2 cases de sucesso da Loja Integrada: mulheres no comando

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O Dia Internacional da Mulher existe para marcar a luta feminina por direitos iguais. Além disso, é uma ótima oportunidade de lembrar feitos de mulheres que marcaram a história. No texto de hoje, conforme prometido no nosso post do Dia da Mulher no e-commerce, vamos falar de 2 cases de sucesso da Loja Integrada: ambos com mulheres no comando, batalhando e transformando a sua própria realidade e a de suas famílias. Prepare-se. Elas vão dominar o mundo.

Conheça 2 cases de sucesso da Loja Integrada com poderosas mulheres

Marília e a We Stuff

We Stuff | Case de Sucesso Loja Integrada

A We Stuff Imports, fundada pela Marília Medeiros de Godoi, vende eletrônicos e itens de moda super descolados, como carregadores portáteis Power Bank personalizados e pijamas de unicórnio. Confira a entrevista que fizemos com ela e descubra por que a sua loja é um dos cases de sucesso da Loja Integrada.

LI: Como tudo começou?

Marília: Fui para a China procurar novos produtos. Encontrei, voltei para o Brasil, abri CNPJ e comecei a vender via WhatsApp. A loja estava indo tão bem que chegou a hora de abrir um e-commerce. Pesquisei muito e acabei optando pela plataforma da Loja Integrada. Em abril de 2015, começamos a vender via e-commerce e não paramos mais.

LI: Quais foram as maiores dificuldades encontradas?

Marília: Somos importadores. Portanto, a instabilidade do mercado e do câmbio acaba nos atrapalhando um pouco. Além disso, temos que enfrentar os grandes players, com preço e condições que muitas vezes não podemos alcançar.

Nesse caso, a estratégia é focar na qualidade superior de nossos produtos, com a certeza de que quem comprou uma vez e conheceu nossa marca voltará outras vezes.

LI: Quais são as maiores vitórias?

Marília: É ter o reconhecimento de nossos clientes de que nossos produtos são únicos e de qualidade. Estes dois elementos – qualidade e atendimento – são essenciais para a We Stuff. Não faria sentido algum se fosse de outra forma.

LI: Quais são as dicas que você deixa para outros lojistas?

Marília: A primeira dica é investir em marketing. Em segundo lugar, o que me ajuda muito é sempre estar de olho nas mudanças que ocorrem em todas as mídias. Elas são ótimas ferramentas para se manter atualizado. A terceira dica é mudar. Os consumidores pedem mudanças constantes e quem muda rápido acaba conquistando o público mais rápido também. Além disso, realizar parcerias com digital influencers no Instagram, YouTube e em blogs foi o que nos ajudou a aumentar o faturamento.

LI: Por que optou pela plataforma da Loja Integrada?

Marília: Iniciei a operação da loja com o plano grátis. No entanto, em razão do aumento do faturamento, evoluí para um plano PRO. Sobre a escolha da Loja Integrada, o atendimento é o principal motivo. A equipe nos ajuda a solucionar eventuais problemas ou erros no site. Além disso, temos contato com alguns lojistas da Loja Integrada, por meio da Comunidade, uma rede composta por vários lojistas, na qual podemos conversar, trocar experiências e nos ajudar em vários assuntos relacionados ao dia a dia. A cereja do bolo é que observo uma melhora na plataforma a cada dia.

LI: Enfrentou algum desafio ou particularidade por ser mulher no e-commerce?

Marília: Não, mas sinto falta de mulheres em cargos de chefia de e-commerce e outras empresas. Gostaria de ver mais mulheres programando, desenvolvendo e criando layouts. Não existe diferença entre homens e mulheres. Isso ficou no passado. Só precisamos implementar isso em nosso dia a dia. Por exemplo, cotar e contratar profissionais mulheres. Dessa forma, conseguiremos a igualdade que todas nós queremos.

Karen e a Zen Animal

Zen Animal | Case de Sucesso Loja Integrada

Outro case de sucesso da Loja Integrada com uma mulher no comando é a Zen Animal. Com Karen Neves como sócia-proprietária, a loja virtual é um pet shop voltado para o tratamento natural dos bichinhos com produtos diferenciados e inteligentes para tornar a vida dos cães e gatos muito mais zen.

LI: Como tudo começou?

Karen: A Zen Animal surgiu em 2014 depois de ter me desestimulado completamente com o mundo corporativo. Passei por diversas multinacionais e sabia que aquele não era meu caminho. Sempre fui apaixonada por animais e tinha o sonho de trabalhar com algo voltado para eles, mas sabia que o mercado já estava saturado de pet shops físicos. Em uma conversa com meu companheiro, que trabalhava na área de TI, surgiu a ideia de ter uma loja virtual.

Na época, eu era mãe de uma linda Bulldog Francês, a Margô, que, todas as vezes que eu praticava yoga, ficava comigo no tapetinho. Ela era minha companheira. O nome da loja Zen Animal veio daí e o nosso logo é a carinha dela. Infelizmente, ela faleceu em 2017, mas ficou eternizada na Zen Animal.

O início foi bem difícil, pois não tínhamos muito dinheiro para o investimento inicial, como eu ainda trabalhava fora (fiquei com carga dupla por mais de 1 ano e 3 meses) o que sobrava do salário era todo investido na loja para a compra de produtos para o estoque.

Começamos em casa, em um pequeno apartamento de 50m2 que eram divididos entre um casal, um bulldog e caixas por todos os lados. Já nos primeiros dias conseguimos vender, pois fizemos um bom marketing de pré-lançamento, mas lógico que foi bem devagar.

LI: Quais foram as maiores dificuldades encontradas?

Karen: São inúmeras, mas com certeza a financeira é a mais complicada. Quem não tem um investidor externo ou quem começa a empresa com recursos próprios tem que estar ciente de que o retorno financeiro é demorado.

LI: Quais são as maiores vitórias?

Karen: Por outro lado, trabalhar para si mesmo e ainda com o que se gosta é extremamente gratificante. Os melhores momentos com certeza são os de reconhecimento por parte dos nossos clientes, recebemos sempre fotos e declarações super carinhosas. Já ganhamos também o selo de empreendimento sustentável do Programa Shell Iniciativa Jovem.

LI: Quais são as dicas que você deixa para os outros lojistas?

Karen: Que é importante possuir produtos diferenciados e focar no objetivo fim da loja. No nosso caso, sempre fomos focados em tratamentos naturais e produtos diferenciados que não são encontrados em qualquer pet shop. Além disso, o grande diferencial de nossa loja é o nosso atendimento ao cliente, que temos muito orgulho. É importante também estudar sobre mecanismos de divulgação pagas, como Facebook Ads e Google Adwords.

LI: Por que optou pela plataforma da Loja Integrada?

Karen: Desde que abrimos a loja, resolvemos ficar na Loja Integrada, chegamos a testar outras ferramentas, mas decidimos ficar na LI. Sempre foi de fácil manuseio e integrada com a maioria dos sistemas que precisávamos utilizar. Um dos pontos mais positivos da LI no início foi a implantação do Checkout Transparente, que com certeza nos ajudou muito a aumentar o faturamento na época. Já no início, sempre estivemos no plano PRO, pois tínhamos produtos variados e precisávamos cadastrar mais de 50 por vez. Um dos benefícios de ser PRO é que, depois de um tempo, você começa a ter muito acesso em sua loja e sendo PRO essa quantidade é ilimitada.

LI: Enfrentou algum desafio ou particularidade por ser mulher no e-commerce?

Karen: Assim como em qualquer mercado, as mulheres precisam correr atrás duas vezes mais para se posicionar, mas não acho que no e-commerce seja mais ou menos disputado. A questão dos desafios de ser mulher transcende isso.

O mercado online cresce a cada dia, não existe mais a possibilidade de uma loja não se posicionar na internet. O crescimento acaba liberando espaço para empreendedores, e acredito muito que as mulheres estejam cada vez mais indo por esse caminho. Elas precisam assumir diversas funções, e nada melhor do que ter o próprio negócio para conseguir dar conta de tantos afazeres organizando seus próprios horários. Mulheres são empreendedoras, fortes, possuem garras firmes para correr atrás de seus sonhos. Ainda vamos dominar o mundo!

Gostou de conhecer a história destes cases de sucesso da Loja Integrada? Continue lendo sobre a participação das mulheres no e-commerce!