2018: Correios vão exigir notas fiscais no envio das encomendas. O que isso significa?

Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Pin on Pinterest0Share on LinkedIn0
Tempo de Leitura: 1 minuto

Olá lojistas, como vão?

Semana passada os Correios lançaram um comunicado em seu site informando que, a partir do dia 2 de Janeiro, todas as encomendas postadas deverão conter a nota fiscal afixada na parte externa do pacote, ou uma Declaração de Conteúdo de Remessa, caso seja uma entrega normal, não comercial. 

O que isso muda para você, lojista Loja Integrada?

Em relação a administração da sua loja a partir do painel, não muda nada, então pode ficar tranquilo quanto a isso.

Como a obrigação de inserir a nota fiscal na parte de fora do pacote é do remetente, você precisará emitir nota fiscal de todas as vendas realizadas em sua loja virtual e adaptar a sua operação para já anexá-la no pacote antes de ele ser despachado. Dessa forma, agilizará a sua logística e você terá a certeza de que não esquecerá dessa parte.

Quem está enquadrado como MEI não é obrigado a emitir nota fiscal para pessoas físicas, mas precisará preencher a Declaração de Conteúdo. Veja um modelo aqui.

Resumindo, todos os pacotes, a partir de Janeiro, precisarão ter a Nota Fiscal ou a declaração de conteúdo do lado de fora da caixa. Qualquer pacote a ser enviado que não tiver alguma dessas especificações, será barrado e o remetente não conseguirá despachar a remessa.

E para te ajudar, te damos duas dicas importantes:

Dicas:

  • Utilize um ERP para emissão das Notas Fiscais – caso não saiba o que é um ERP, é só dar uma olhada nesse post que explicamos o que é e as vantagens de usá-lo. O Bling oferece 4 meses de graça para lojistas da Loja Integrada. Basta utilizar o cupom #lojaintegrada ao contratar o plano Cobalto.
  • Coloque a nota fiscal dentro de um saquinho plástico antes de grudá-la no pacote, de preferência com a especificação do produto, do valor dele e o código e barra à vista. Isso vai facilitar a conferência e proteger a nota fiscal durante o transporte até seu cliente. Recomendamos usar os saquinhos “cangurus”

Agora é só se preparar para ano que vem, treinar bem a sua equipe e enviar todos os seus produtos conforme a nova regra dos Correios.

Se pintou alguma dúvida sobre este assunto, é só deixar um comentário que nós responderemos prontamente!

Até a próxima e #BoraVender!

Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Pin on Pinterest0Share on LinkedIn0
  • Rodrigo Araujo de Mello

    Vai falir os correios pq vao procurar outro meio

  • Rodrigo Araujo de Mello

    Vender usados pelo mercadolivre acabou….adeus correios

  • Rodrigo Araujo de Mello

    Produtos mais baratos vindo da china terao precos mais caros ,pois serão taxados ….ja era o Correios