Google Post: o que é e como usá-lo para minha loja virtual?

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Tempo de Leitura: 3 minutos

Recentemente, a mais nova ferramenta do Google tem despertado a curiosidade de muitos lojistas – trata-se do Google Post! Mas o que é isso? Como usar? O que postar? Como funciona? É preciso pagar? As respostas a essas e outras perguntas você descobre aqui neste texto. Vamos lá?

O que é o Google Post?

Trata-se de uma nova funcionalidade oferecida pelo Google. Começou a ser testado nos Estados Unidos em janeiro de 2016 e, em março de 2017, veio para ser testado no Brasil (ainda em versão beta) por distribuidoras de filmes, museus, equipes esportivas e músicos. São pílulas de informação sobre determinado assunto que ficam disponíveis diretamente no principal buscador da internet. Imagine que quando um internauta faz uma pesquisa – via computador ou dispositivo móvel –, além dos resultados de buscas e dos anúncios, ele pode ver uma espécie de card com um conteúdo criado por uma determinada marca.

Por exemplo, uma pessoa buscou por “tênis para corrida São Paulo”. Além dos anúncios e dos resultados de busca orgânica, o internauta pode ver cards como “Qual é o melhor tipo de corrida para a sua pisada”, “5 tendências para tênis de corrida”, “8ª edição de corrida de rua em São Paulo”, e/ou “Cupom de desconto para tênis de corrida Nike”. Caso ele clique em um desses cards, será direcionado para o website da empresa que produziu tal conteúdo.

Para quem possui uma loja, pode funcionar como um mini-blog que permite que os lojistas insiram gratuita e instantaneamente informações (novidades, eventos, promoções e outros) sobre o seu negócio em diferentes formatos (texto, imagem ou GIFs). Seguindo a tendência de alguns recursos de redes sociais com prazo curto de exibição (como o Stories, do Instagram), um Google Post é automaticamente apagado em 7 dias.

Quais são as vantagens o Google Post para a minha loja virtual?

Resumidamente, são 4:

  1. Como as informações aparecem nos resultados de busca do Google, a maior vantagem do Google Post é apresentar informações sobre determinado negócio para pessoas interessadas naquele assunto, aproveitando um alcance que só o maior buscador da internet poderia oferecer.
  2. As pessoas que veem os seus posts podem ser direcionadas para o seu site, aumentando o seu tráfego.
  3. O Google Post aparece nos resultados de busca e no Google Maps, o que é especialmente importante para quem tem um negócio local.
  4. Após cerca de dois dias, o Google já entrega informações sobre a quantidade de pessoas que viram e interagiram com determinado post. Dessa forma, você pode analisar quais formatos e tipos de conteúdo trazem mais resultado.

Como usar o Google Post de forma eficaz?

Confira 7 dicas que separei para você desfrutar do máximo que o Google Post pode oferecer para a sua loja virtual.

1. Passo a passo para postar

O suporte do Google oferece um passo a passo sobre como criar um post. Adianto que é preciso ter uma conta gratuita no Google My Business, a plataforma do Google com informações empresariais.

Algumas organizações já receberam por e-mail o convite para participar do Google Post. Caso não seja o seu caso, é necessário preencher um formulário e solicitar ao Google a inscrição para postar.

2. Não replique conteúdo

Crie algo novo e exclusivo para essa plataforma.

3. O momento da busca

Crie conteúdos pensando no momento da busca que o cliente está. Quais seriam as suas dúvidas? Quais problemas está buscando resolver?

4. Frequência

Como o conteúdo é apagado automaticamente em 7 dias, para que você não fique sem conteúdo publicado, é interessante alimentar constantemente esse canal.

5. Eventos

Se você tem uma promoção que ocorrerá em um determinado período, use a funcionalidade de evento para adicionar início e término.

6. Botões extras

O Google Post oferece botões de Saiba Mais, Reservar, Inscreva-se, Comprar e Salvar Oferta. Crie um conteúdo relevante e aproveite essas opções de botões para motivar seus visitantes a realizar uma ação.

7. O que postar?

Você pode dar dicas sobre tendências do mercado em que atua (por exemplo, dicas de decoração para um e-commerce de móveis), divulgar lançamentos da semana, apresentar produtos que estão em destaque ou oferecer promoções exclusivas para quem encontrá-lo via Google Post. O importante é usar a criatividade, pensar em conteúdo relevante e com prazo determinado – ou seja, que aproveite o fato do conteúdo sumir em uma semana.

Esse recurso é bastante recente, por isso ainda é preciso testar e verificar o seu resultado para e-commerce. O que você pensa sobre o Google Post? Pretende aplicá-lo à estratégia de divulgação da sua loja virtual? Deixe sua opinião nos comentários.

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  • Moacir Rigo

    Achei interessante. Vale a pena tentar.

    • Com certeza, Moacir.
      É um daqueles recursos que pode sim fazer o diferencial quando o cliente está lá buscando pelo produto certo para satisfazer seus desejos e/ou necessidades e não sabe onde encontrar.