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Dicas de Como vender mais na páscoa

7 ideias para preparar sua loja virtual para a Páscoa

O Carnaval nem chegou e ainda faltam algumas semanas para a Páscoa. Em 2019, a Páscoa será só no dia 21 de abril, junto com outro feriado brasileiro: dia de Tiradentes. Apesar de parecer distante, é interessante que a sua loja virtual já comece a se preparar. No texto de hoje, vamos abordar esta data religiosa que pode ajudar os lojistas a alavancarem suas vendas, mesmo que o seu ramo não seja o religioso ou o de chocolate.

De onde veio a Páscoa?

A Páscoa é um feriado religioso que celebra a ressurreição de Jesus. A tradição prega diferentes costumes para cristãos protestantes e católicos. No Brasil, a Sexta-feira Santa é considerada um feriado nacional, assim como o Domingo de Páscoa. Além da questão religiosa, há dois símbolos que ganham destaque neste período:

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Ovo – O ovo é considerado um símbolo de vida e prosperidade. A tradição antiga era pintar ovos de galinha e dá-los de presente aos amigos e familiares. Em várias partes do mundo, esse costume ainda é celebrado, junto com caças aos ovos e outras atividades lúdicas. Aqui no Brasil, o mais comum é presentear ovos de chocolate ou fazer brincadeiras como o Amigolate — o famoso amigo secreto, também conhecido como amigo oculto, com presentes exclusivamente de chocolate;
Coelho da Páscoa – Símbolo de fertilidade e do ressurgimento da vida, o coelho virou símbolo da Páscoa. Posteriormente, criou-se o Coelho da Páscoa, personagem responsável por distribuir os ovos de chocolate.

Por que preparar a loja virtual para a Páscoa com tanta antecedência?

A Páscoa, como toda data comemorativa e uma das mais significativas para o comércio de forma geral, requer alguns cuidados e modificações em várias áreas da loja virtual. Por exemplo:

Produtos – O mix de produtos pode mudar para oferecer aqueles que têm mais ligação com a data;
Marketing – Ações e promoções específicas para esta data precisarão ser criadas;
Tráfego do site – Com ações de marketing no ar, a previsão é de aumento no tráfego do site;
Estoque – Com a alteração do mix de produtos e a meta de aumento do tráfego, consequentemente, o estoque deve ser revisado e adaptado;
Frete – Com a meta de aumento das vendas para a data, é interessante conversar com o parceiro logístico para garantir que todos os produtos cheguem no prazo previsto.

Para que tudo isso funcione perfeitamente, é importante planejar-se com antecedência. Caso contrário, corre-se o risco de não conseguir concretizar algumas ações, ficar sobrecarregado na data, oferecer um atendimento de qualidade inferior entre outras situações.

Quais são os principais nichos que se destacam na data?

Como comentamos acima, a Páscoa é uma data conhecida hoje em dia por ser um feriado religioso e pela troca de ovos de chocolates. Logo, empreendimentos desses dois ramos, naturalmente, aproveitam muito a data, como lojas de doces, alimentos, confeitarias, artigos religiosos, livrarias católicas, cursos de culinária, etc. Porém, se a sua marca não atua em nenhum desses segmentos, não tem problema. Você pode aproveitar o feriado fazendo algumas promoções relâmpagos como presente para seus clientes e usar o famoso clichê: “a Páscoa está chegando e nós preparamos um presente para você”, por exemplo.

7 ideias para diferentes nichos aproveitarem a Páscoa

Além das lojas virtuais que estão relacionadas diretamente com os temas da Páscoa, algumas ideias podem ser levadas em conta pelos negócios que não são deste nicho. Confira!

1. Produtos alimentícios diferenciados

Nem todos podem comer os deliciosos ovos de chocolate por conta de intolerâncias alimentares, dietas especiais ou doenças. Por isso, a dica para quem comercializa produtos alimentícios é focar naqueles que podem ser consumidos por este público. Por exemplo:

• Ovos de chocolate sem lactose;
• Ovos de chocolate vegano;
• Ovos de chocolate diet ou light;
• Barras proteicas;
• Cesta de castanhas e frutas secas;
• Cesta de whey e outros suplementos;
• Pipoca doce.

2. Artigos temáticos

Coelhos, ovos e cenouras são elementos que têm tudo a ver com a Páscoa. Por isso, você pode entrar nesta onda e personalizar os seus produtos. Pode ser um presente dado como complemento aos ovos e cestas de chocolate, ou mesmo como substituição dos produtos tradicionais. Confira alguns exemplos abaixo:

• Almofadas, toalhas, canecas, copos e outros artigos de decoração;
• Papel de parede;
• Potes de comida para pets;
• Tiara de orelhinhas de coelho para pets;
• Itens de papelaria: cadernos, papel de presente, caixas etc;
• Pijamas de Páscoa;
• Coelhos de brinquedo;
• Bodies e roupas infantis.

3. Itens para uma caça aos ovos

Como dissemos, muitas crianças (e adultos) se divertem com uma caça aos ovos. Para este público, você pode vender produtos de festa que ajudarão os adultos a brincar com a imaginação dos pequenos. Por exemplo: 

• Artigos decorativos para festa;
• Fantasia de coelho da Páscoa;
• iaras, saias ou bermudas de coelho;
• Patinhas adesivas para desenhar a trajetória que o coelho percorreu;
• Cestas e ovos decorativos;
• Brindes temáticos.

4. Parcerias e combos

Você também pode fazer uma parceria com e-commerce de doce e chocolates, por exemplo, para montar kits com os produtos da sua loja e a do parceiro por preços especiais.

5. Mercado de luxo

Se você está neste ramo, é um bom momento para comercializar chocolates de luxo de marcas como Lindt, Godiva, Valrhona etc.

6. Produtos artesanais e gourmet

Para quem atua neste nicho, pode montar uma linha de produtos especiais para a Páscoa. Por exemplo: 

• Chocotones, pães e bolos especiais para a Páscoa;
• Caixas de brigadeiros;
• Biscoitos com o formato de coelho, ovo ou cenoura;
• Cupcakes, macarons e/ou outras delícias personalizadas com o tema.

7. Novidades fora do tema Páscoa

Há quem comemore a data, mas use-a para dar um presente nada temático — afinal, muita gente só está esperando uma “desculpa” para presentear uma pessoa querida e a Páscoa pode ser este momento! Talvez o presenteado não goste de chocolate ou quem vai presentear aproveite a data para dar um produto que já estava procurando, como: 

• Flores;
• Roupas;
• Perfumes;
• Bijuteria;
• Brinquedos;
• Eletrônicos;
• Games;
• Vinhos;
• Instrumentos musicais.

Para quem vai optar por fugir totalmente do tema da data, a dica é aproveitar para lançar uma novidade. Usar este período de consumo para lançar algo novo vai chamar a atenção do cliente!

Gostou do texto de hoje? Então, fique de olho nas próximas datas comemorativas para preparar o seu e-commerce para todas elas.