Blog da Loja Integrada

4 ações de contabilidade essenciais para a Black Friday

Quando pensamos na preparação para a Black Friday, o mais comum é ver dicas de marketing, logística e estoque. A verdade é que pouco se comenta da contribuição que a área de contabilidade tem para esta data. Acontece que sem ela — ou com falhas de planejamento na área — todo o esforço para a Black Friday pode ficar comprometido. Por isso, no texto de hoje da Série Black Friday 2019, vamos entender mais sobre os cuidados e estratégias de contabilidade para a data. Confira!

Quais são as principais ações de contabilidade para uma loja online?

Em dias corriqueiros, as lojas online precisam se dedicar a várias ações de contabilidade, como:

  • Emitir guias e efetuar o pagamento de impostos que variam em tipo e valor, de acordo com o ramo de atuação da empresa;
  • Conferir todas as obrigações legais que a empresa deve cumprir;
  • Efetuar o pagamento dos funcionários e emitir seu holerite;
  • Efetuar o pagamento do pró-labore dos sócios e emitir as guias de impostos;
  • Emitir relatórios como DRE, balanço patrimonial, balancete, entre outros.

4 ações de contabilidade essenciais para a Black Friday

E para datas especiais como a Black Friday, como a contabilidade atua? Antes, durante e depois da Black Friday, existem algumas estratégias cruciais que devem ter o envolvimento da contabilidade do negócio.

Antes da Black Friday

1. Auxiliar na compra de produtos para estoque

É importante que o lojista compre a quantidade de produtos que de fato for vender na Black Friday. Isso porque produtos a menos podem acarretar em menos vendas e, por outro lado, produtos em excesso no estoque podem ser mais tributados. O acompanhamento do time de contabilidade pode evitar que isso aconteça.

2. Auxiliar na precificação dos produtos

Com a ajuda do time de contabilidade, é possível chegar a uma precificação mais assertiva — algo essencial nas ofertas da Black Friday! Dessa forma, o lojista não corre o risco de vender muito caro e encalhar o produto nem de cobrar muito barato e ficar no prejuízo.

Durante e após a Black Friday

3. Emitir as notas fiscais

Com um esperado volume maior de notas fiscais a serem emitidas, a atenção deve ser redobrada para que valores, impostos e itens sejam administrados da maneira certa.

4. Monitorar pagamentos

O time de contabilidade também deve ficar de olho nos pagamentos. Os boletos estão sendo pagos? Houve pedido de chargeback? As operadoras de cartão de crédito estão fazendo o repasse correto? Estes e outros itens precisam ser observados com muita atenção para a empresa não perder dinheiro nem gerar transtornos.

Quer ajuda na contabilidade da loja? Conheça a Já Calculei!

Como vimos, há muito a ser feito durante a Black Friday no seu e-commerce. Para colocar todas as ações de contabilidade em prática, sem deixar de lado as demais atividades da sua loja de lado, é preciso ter atenção e dedicação. Uma simples falha pode fazer a empresa ter grandes prejuízos. E, em datas de muito movimento como a Black Friday, pode valer a pena contar com uma colaboração externa e especialista!

Por isso, a nossa dica é contar com uma plataforma de contabilidade online. Dessa forma, é possível delegar a um software as atividades repetitivas e mecânicas de contabilidade enquanto você se ocupa das atividades estratégicas, criativas e de gestão. Nossa sugestão é a Já Calculei. Além de um software, a empresa oferece o suporte de uma equipe especializada e dedicada à sua empresa. Assim, você evita ficar sobrecarregado(a) e ainda conta com o apoio de uma assessoria contábil.

Conheça hoje mesmo os benefícios que a Já Calculei pode trazer para você e sua empresa antes, durante e depois da Black Friday!

Leia mais

Artigo anterior

4 vantagens de vender em marketplace na Black Friday

Leia mais

Próximo artigo

Inteligência Artificial personaliza a experiência na Black Friday!

Deixe seu comentário