4 formas de trabalhar com vídeos em loja virtual

Share on Facebook164Tweet about this on TwitterShare on Google+0Pin on Pinterest0Share on LinkedIn0
Tempo de Leitura: 4 minutos

Muito além do entretenimento, hoje os vídeos estão sendo cada vez mais utilizados como ferramentas estratégicas para empresas se consolidarem no ambiente digital. Por serem materiais visuais, bastante didáticos e, muitas vezes, mais atrativos, eles despertam cada vez mais o interesse das pessoas.

Pesquisas indicam que 90% das pessoas se mostram mais dispostas a comprar ou consumir um produto após ter assistido a um vídeo sobre ele e sites que utilizam de vídeos na homepage têm 53 vezes mais chances de aparecer nas primeiras páginas de pesquisa do Google.

E você, já pensou em utilizar vídeos para impulsionar suas vendas?

Benefícios de trabalhar com vídeos em sua loja online

  • Consumidores se mostram 4x mais dispostos a assistir um vídeo do que ler uma descrição de um produto;
  • Visitantes passam, em média, 2 minutos a mais em sites que possuem vídeos;
  • A utilização de vídeos aumenta a chance de visitantes concretizarem a compra de um produto ou serviço em quase o dobro;
  • Atração e retenção de mais tráfego para seu site – o que vai ajudar também com o SEO!
  • Consumidores se mostram mais confiantes em um produto se assistirem um vídeo sobre ele;
  • Mais tráfego + Mais confiança = Mais vendas!!

Agora que você já conhece os benefícios de usar vídeos em sua loja online, veja 4 formas de incorporar essa ferramenta para impulsionar suas vendas.

Vídeos de descrição do produto

trabalhar com vídeos loja virtual

Comprar pela internet facilitou a vida de muita gente, mas ainda existem pessoas que sentem falta de interação humana para mediar o processo de compra.

Uma ótima forma de cativar esses possíveis clientes é a utilização de vídeos para descrever ou demonstrar o produto. Nesse caso, os vídeos são uma alternativa visual e criativa às descrições e especificações técnicas – que não temos costume de ler com atenção.

O vídeo de descrição ainda ajuda a diminuir as chances de insatisfação com o produto, que geralmente levam a devoluções e trocas.

E o melhor é que não é necessário fazer um vídeo muito elaborado e de difícil produção! Seja criativo e mostre ao cliente as características essenciais do produto de uma forma simples, isso fará com que ele se relacione melhor com ele e se sinta mais confiante ao comprar.

Vídeos de tutoriais

Ouvir alguém nos explicando algo normalmente aumenta nossa compreensão! Por isso, utilizar vídeos tutoriais ou de “como fazer” pode ser uma excelente forma de mostrar ao cliente a maneira correta de manusear ou montar um produto.

Você pode fazer vídeos divertidos que, com certeza, irão aumentar a confiança na compra e melhorar a experiência do cliente.

Você pode até acabar sugerindo ao cliente novas formas de utilização de um produto e aumentar sua satisfação com ele.

Vídeos de comparação de produtos

Imagine que você esteja pensando em comprar um tênis de corrida mas não tenha muita certeza de qual modelo melhor te atende. Se, ao digitar na busca da loja online as palavras “tênis de corrida” você tiver a opção de assistir a um vídeo que te dá dicas, opções e explica qual modelo é melhor utilizado em cada situação, você vai se sentir mais confiante para concretizar a compra, certo?

Muitas vezes os clientes são indecisos e não sabem exatamente o que estão procurando, por isso, acabam preferindo visitar uma loja física.

A utilização de vídeos dentro de cada categoria vai auxiliar esses clientes no processo de compra, além de dar a ele a sensação de que sua loja não deseja apenas realizar a venda, mas vender o que ele realmente precisa.

Clientes satisfeitos te darão a preferência nas próximas compras!

Vídeos respondendo perguntas

Se você percebe dúvidas recorrentes a respeito de um produto, fazer um vídeo respondendo a essas perguntas pode ser uma ótima estratégia.

Muitos produtos realmente são de difícil montagem ou utilização, o que pode gerar confusão para clientes que já compraram na sua loja.

Responder perguntas, além de ajudar na fidelização de clientes, ainda pode auxiliar a sanar dúvidas de futuros compradores, aumentando a chance de conversão!

Dica bônus!

Um visitante que chega à sua loja online pela primeira vez quer saber o que sua marca tem de diferente das outras e porque ele deve comprar com você. Como é que você pode se destacar?

Faça um vídeo! Conte a história da sua loja, dados relevantes e momentos marcantes que podem chamar a atenção. É um ótimo recurso para deixar na sua homepage e cativar possíveis clientes!

—————

Agora que você já conhece os benefícios e formas de trabalhar com vídeos em sua loja online, comece já a produzir esses materiais e aumente seus lucros! Para começar, leia este material sobre como montar seu próprio estúdio – de alta qualidade e com baixo orçamento. Ele vai te ajudar a ficar mais confiante com o que produz e a ter conteúdos cada vez melhores.

E para aprender mais sobre outras formas de vender seus produtos na internet, leia também este Infográfico sobre Marketing Digital.

Boas vendas!

—————————————–

Artigo produzido pela equipe de conteúdo da Samba Tech.

Eleita a empresa mais inovadora da América Latina pela Fast Company, a Samba ajuda outras empresas a se comunicarem melhor utilizando vídeos online.

 

Share on Facebook164Tweet about this on TwitterShare on Google+0Pin on Pinterest0Share on LinkedIn0