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4 maneiras eficazes para superar o abandono do carrinho de compras

Um dos desafios mais assustadores de um negócio de comércio eletrônico é o abandono do carrinho de compras. Enquanto as táticas de marketing corretas permitem que os proprietários de lojas direcionem o tráfego para seu site, a batalha é perdida quando o usuário não compra os itens no carrinho e, em vez disso, o abandona.

O que é o abandono do carrinho de compras?

O abandono do carrinho de compras ocorre quando um cliente em potencial adiciona itens ao carrinho, inicia o processo de check-out, mas deixa no meio do caminho e não conclui a compra. Os itens que entram no carrinho de compras, mas nunca chegam ao estágio final de compra, são considerados abandonados pelo comprador.

O abandono do carrinho de compras tira o sono de muitas empresas de e-commerce pois deixa suas vendas vulneráveis. É por isso que é crucial repensar sua abordagem sobre como encarar um carrinho abandonado como uma oportunidade em vez de uma falha.

No entanto, antes disso, você precisa entender algumas das principais razões pelas quais seus clientes tendem a abandonar seu carrinho.

Quais são algumas das razões para o abandono do carrinho de compras?

Como comprador, em algum momento de sua jornada de compras online, você pode ter abandonado um carrinho também. No entanto, como proprietário de uma loja, se seus clientes estiverem abandonando o carrinho, isso significa uma perda nas vendas que afeta o crescimento de seu negócio. A seguir, alguns motivos comuns para o abandono do carrinho de compras:

Site complicado – os compradores online costumam ter pouco tempo para te dar atenção. Se o seu site ou processo de check-out for muito complicado, a chance de que permaneçam até o final é pequena.

Opções de pagamento limitadas – nem todos desejam compartilhar os detalhes do cartão de crédito, especialmente se estiverem fazendo compras no seu site pela primeira vez. Ao não oferecer todos os modos possíveis de pagamento, você acaba perdendo clientes.

Custos de envio – Um baixo custo de envio pode ser aceitável para seus clientes. No entanto, é provável que abandonem o carrinho se o montante total a pagar aumentar significativamente no momento do check-out por conta do frete.

Navegação passiva – Frequentemente os usuários online gostam de olhar as “vitrines” (digitais) sem intenção de comprar imediatamente. Eles simplesmente navegam pelos produtos e acabam adicionando alguns ao carrinho. Você pode usar essas informações para incentivá-los a finalizar a compra.

Erros técnicos – Como sua empresa está operando completamente online, é crucial que você mantenha seu site livre de falhas técnicas. Isso é especialmente importante quando se trata do uso de gateways de pagamento. Você precisa garantir que tudo está funcionando bem.

Falta de confiança – Um site com aparência estranha não passará confiança a seus usuários. Então, em vez de algo que pareça amador ou ultrapassado, invista em algo com visual moderno e “clean”. Além disso, criar uma loja de comércio eletrônico em uma extensão de domínio curta, rica em palavra-chave e específica do setor, como .STORE, ajuda você a ter uma identidade online única, memorável e, o mais importante, confiável.

Como você pode evitar o abandono do carrinho de compras?

Por mais desconcertante e desanimador que seja o abandono do carrinho de compras, existem várias estratégias que você pode usar para converter a situação a seu favor. Aqui estão algumas maneiras de lidar com o abandono do carrinho de compras.

1. Oferecer incentivos

Muitas vezes, o abandono do carrinho acontece no último estágio, logo antes do pagamento. E ainda mais frequentemente, é por causa do valor final a pagar que pode aumentar significativamente devido ao custo de envio ou outras taxas.

Uma maneira de superar isso é oferecendo incentivos na forma de ofertas ou descontos interessantes. Algumas coisas que você pode oferecer incluem frete grátis, um brinde, um cupom para outra compra, etc. Essas ofertas fazem o usuário perceber o quanto você o valoriza e incentiva-o a concluir a compra.

2. Oferecer várias opções de pagamento

Comprar online é, acima de tudo, sobre conveniência, e quanto mais conveniência você oferece, menor será sua taxa de abandono de carrinho de compras. Isso implica dar a seus usuários todas as opções possíveis de pagamento, seja cartão de crédito, débito/transferência online, e-wallets, boleto ou qualquer outro método ou gateway de pagamento local.

Quanto mais opções você oferecer, mais fácil será para seus clientes concluírem a compra. Seria bobagem perder clientes só porque eles não têm como pagar.

3. Pedir informações seletivas

Quanto mais “perfeito” for o seu processo de check-out, mais felizes serão seus clientes. Não peça que eles preencham um formulário elaborado com toneladas de informações quando estiverem fazendo o check-out. Ofereça a opção de cadastrar uma conta como cliente ou continuar como convidado.

Além disso, peça informações simples, como nome, e-mail, endereço, telefone e CPF, além dos dados de pagamento. Ou melhor ainda, você pode oferecer aos clientes a opção de se cadastrar via Facebook ou Gmail. Formulários longos e exagerados podem ser frustrantes. Então, mantenha-o curto, simples e direto ao ponto.

4. Tornar o processo de check-out móvel agradável

O mundo mudou para um foco em dispositivos móveis, disponibilizam acesso a tudo em qualquer lugar. As pessoas estão comprando online enquanto se deslocam para o trabalho. É por isso que você deve tornar seu site de comércio eletrônico otimizado para dispositivos móveis.

Como a maioria dos compradores online usa smartphones, ter uma página de check-out difícil de navegar no aparelho celular prejudicará suas vendas. Você precisa garantir que todas as páginas do seu site funcionam perfeitamente em dispositivos móveis para melhorar a experiência do cliente e diminuir o abandono do carrinho de compras.

Pensamentos finais

O objetivo final de qualquer loja de comércio eletrônico é aumentar as vendas e converter clientes passivos em ativos. Isso só será possível quando você fornecer uma experiência de compra adequada para seus usuários.

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