Blog da Loja Integrada

5 dicas para a saúde financeira do seu e-commerce

No Brasil, segundo um estudo do SEBRAE, 60% das empresas de e-commerce fecham antes de 1 ano de vida e um dos principais motivos para este insucesso é a falta de gestão financeira.
De fato, seja por motivos operacionais e até mesmo por falta de informação (ou por excesso dela), as empresas acabam tendo uma visão superficial da sua operação financeira o que acaba influenciando diretamente na saúde da empresa. Pensando nisso desenvolvemos 5 dicas para potencializar seu e-commerce e garantir a saúde financeira da sua empresa.

1. Veja sua operação na realidade

Vender na internet demanda uma grande noção de realidade, hoje existem canais diversos para a venda de produtos e um dos que mais se destaca, são os MarketPlaces, estes canais trazem um crescimento de vendas exponencial para sua empresa.
Independente da onde vierem os pedidos, seja do próprio site ou seja de outros canais de venda, com um maior fluxo de pedidos, a operação deve ser ainda mais eficiente e engajada, é nesse momento em que as empresas tem todos os setores sendo testados e o financeiro deve ser potencializado estrategicamente com recursos para gerir, não só os custos internos, mas também para controlar
se o fluxo financeiro dentro de seu e-commerce está saudável.
A gestão financeira neste caso não deve ser apenas uma conta de mais e menos, somando o que entrou e subtraindo que saiu, e sim ser uma gestão estratégica, tendo a noção de tudo que faz parte do processo financeiro da venda
dentro destes canais.

2. Concilie suas Venda

Conciliar suas vendas além de garantir um maior controle no processo financeiro, mostra ao lojista realmente o resultado de sua operação.
A ação de conciliar envolve pegar dados que você está esperando em sua loja e comparar com as informações do que foi realizado pelos MarketPlaces, Operadoras de Pagamento, etc.
É um processo fundamental para visualizar o fluxo de dinheiro de suas vendas e verificar se não está havendo divergências entre os dados de sua loja e o acordado com os canais de venda, meios de pagamento, etc.

3. Confira seu fluxo financeiro

Conferir o fluxo financeiro envolve a verificação de dados financeiros desde o valor do pedido, do produto, frete, eventuais devoluções/cancelamentos, até o efetivo repasse e cobranças de comissões, entre outras características que envolvem a operação de venda dentro tanto no seu site como em outros canais de venda.
Nessa fase o seller começa a encontrar inconsistência em informações que podem ser difíceis de identificar com ferramentas mais básicas como planilhas, porém, existem sistemas automatizados que podem fazer essa conciliação de forma mais automatizada, mostrando dados consistentes e reais da operação.

4. Observe seus Custos

Além dos custos internos de gestão da empresa, há também os custos que influenciam na operação, como comissões, custo de propagandas, frete e até mesmo processos judiciais.
Quando o lojista fica atento aos seus custos, ele consegue visualizar se sua operação está sendo efetiva ou apenas quantitativa, sem trazer um retorno financeiro real ao desenvolvimento da empresa.
Suas vendas nunca terão o mesmo resultado entre os canais de venda, como cada um tem sua característica, comissionamentos e taxas, o lojista deve ter uma gestão financeira consciente para permitir uma operação lucrativa entre os canais.

5. Invista em Automação

Automatizar sua gestão financeira é possível, uma das ferramentas mais conhecidas é o excel, porém conciliar todos os dados dentro dele é quase impossível. Pensando nessa dificuldade de conciliação, invista em ferramenta inovadoras como o TrackCash que faz sua gestão financeira de forma descomplicada, analisando todos os passos de sua operação. Com uma ferramenta como o TrackCash o lojista tem a possibilidade de analisar todo seu fluxo de vendas desde a hora em que a venda é feita, até o efetivo repasse dos valores, tendo a real visão financeira de seu e-commerce.

Para saber um pouco mais de como o TrackCash está ajudando lojistas a maximizarem sua gestão financeira acesse www.trackcash.com.br
Com certeza quanto mais controle o lojista tiver em sua gestão financeira, menores são as chances de fazer parte da triste realidade onde vemos ecommerces com potencial, fecharem antes mesmo de completar um ano. Agora que você já tem essas dicas, basta colocar em prática para potencializar seu negócio! 

Leia mais

Artigo anterior

Como criar imagens para anúncios que convertem!

Leia mais

Próximo artigo

Crie campanhas de marketing incríveis para Black Friday

Deixe seu comentário