⚡ Cupom de até 32% OFF! Libere recursos pra sua loja e comece vendendo mais.
Aproveitar!

5 dicas para fidelizar clientes na Black Friday

A Black Friday traz ofertas incríveis e é essencial para aumentar o volume de vendas, de conversão e ajuda a liberar o estoque para o Natal. Nada disso é novidade. De fato, é importantíssimo preparar a loja para oferecer promoções e elevar as vendas. Mas também é possível ir além. Que tal usar a data para fidelizar clientes? Venha descobrir no texto de hoje da Série Black Friday 2019!

5 dicas para fidelizar clientes na Black Friday

1. Oferecer uma experiência de compra incrível

A base para fidelizar clientes é a excelência na experiência de compra. De nada adianta oferecer e comunicar algo para o cliente se ele não têm uma memória positiva da loja. Por isso, a primeira dica para fidelizar clientes é caprichar nos detalhes.

Promova uma experiência de compra que desperte o desejo no cliente de querer voltar e comentar sobre a loja com os seus conhecidos. Você pode fazer isso:

  • Gerenciando o estoque para não vender produtos esgotados;
  • Estabelecendo parcerias de frete para o prazo de entrega não ficar muito longo;
  • Oferecendo promoções de verdade — nada de “Black Fraude”;
  • Contando com recursos e uma equipe de atendimento ao cliente preparada para sanar dúvidas e oferecer informações;
  • Caprichando na embalagem e adicionando a experiência do unboxing;
  • Sendo transparente e honesto(a) sobre prazos e política de troca e devolução;
  • Agregando valor social à sua marca;
  • Entre outras ações.

2. Dar atenção ao pós-venda

Não é porque a Black Friday acabou e as vendas foram feitas que é hora de esquecer o cliente. Muito pelo contrário. Essa é a hora de colocar a cereja no topo do bolo para ele ficar encantado com a loja e querer voltar. É a hora crucial de fidelizar clientes. Algumas sugestões:

  • Ofereça um brinde ou desconto para a próxima compra, se possível;
  • Envie uma pesquisa de satisfação para demonstrar a valorização da opinião do cliente;
  • Envie um e-mail para confirmar se ficou alguma dúvida sobre o produto e colocando-se à disposição;
  • Envie materiais ou conteúdos relevantes sobre o produto que ele adquiriu, como diferentes formas de uso, curiosidades etc.
  • Incentive o cliente a postar uma foto com o produto nas redes sociais usando a hashtag da loja e compartilhe-a;
  • Peça depoimentos;
  • Mantenha sempre uma comunicação com o cliente clara e alinhada com o seu perfil.

3. Oferecer descontos exclusivos na Black Friday

ALCANCE O PRÓXIMO NÍVEL COM A LI: CONTEÚDOS ESSENCIAIS E EXCLUSIVOS PARA SEU ECOMMERCE!

Receba dicas valiosas da Loja Integrada diretamente na sua caixa de entrada!

Você pode dar ofertas exclusivas para clientes que já compraram na sua loja anteriormente. Além de comunicar a oferta, é importante deixar claro o motivo de eles terem acesso a essas oportunidades. Dessa forma, eles compreenderão a importância e o benefício de voltar a fazer compras na sua loja.

Observe que ofertas exclusivas podem ser descontos, mas também frete grátis ou um acesso prévio a produtos limitados, por exemplo. 

4. Reativar o contato de clientes da Black Friday do ano anterior

Outra forma de fidelizar clientes é enviando um e-mail marketing ou uma mensagem de WhatsApp para aqueles clientes que, na data do ano anterior, realizaram compras na sua loja. Você pode enviar mensagens gerais comunicando que a loja tem ofertas para a Black Friday 2019 e convidando-os a conhecê-las, ou segmentar essa base de e-mails de acordo com os produtos comprados no ano anterior. Essa forma de segmentação pode ser mais assertiva e responsável por uma taxa de conversão maior.

5. Criar um Programa de Fidelidade e se destacar!

Você já deve conhecer programas de pontos, não é mesmo? De acordo com o volume de vendas, os consumidores ganham pontos que podem ser trocados por recompensas, como produtos ou descontos. Que tal oferecer isso aos seus clientes e se destacar ainda mais?

Você pode configurar o seu programa de fidelidade para pontuar não só quando ele comprar, mas também quando ele indicar um amigo ou responder a uma pesquisa de satisfação.