Blog da Loja Integrada

5 dicas para garantir uma boa experiência de compra e continuar vendendo durante a greve dos caminhoneiros

A mobilização dos caminhoneiros por todo o Brasil, que completa hoje o oitavo dia, tem gerado problemas para diversos setores do mercado brasileiro, e com eles o e-commerce está sendo também está sendo afetado.

Em uma pesquisa realizada com os empreendedores digitais que utilizam a Loja Integrada, 82% deles já sentiram os efeitos da greve sendo que, 71% deles relatam que o maior problema são os atrasos nas entregas para o consumidor final, o que gera também medo nos consumidores finais, de não receberem as suas encomendas, com este cenário percebemos um decréscimo de até 40% no faturamento das lojas.

Para te ajudar a não sofrer tanto com a crise, trouxemos 5 dicas para recuperar as vendas e garantir uma boa experiência na sua loja virtual.

1. Descontos e Promoções

Primeiramente, você pode dar um desconto em produtos que você tenha margem. Isso garante giro no estoque dos produtos encalhados, além de manter a loja movimentada. Experimente promoções com frete grátis, ou arrisque mais durante o período, assim o seu cliente terá maiores razões para comprar.

2.  Prazos temporários

Estenda o prazo de entrega temporariamente, garantindo que todas as compras do período recebam o cenário real do tempo de entrega, evitando assim possíveis reclamações. Um banner na sua loja, ou observação no carrinho de compras, também garante segurança na compra do seu cliente.

3.  Negocie

Converse com seu fornecedor e negocie as datas de pagamento para ajustar seu Fluxo de Caixa até que a situação se normalize. Esteja em uma relação de parceria, se possível, com os seus fornecedores, assim você garante boas negociações em outros momentos turbulentos.

4. Atendimento pró-ativo

Olhe com detalhes as suas entregas, são elas que estão gerando o maior números de reclamações. Converse com o seu cliente, por telefone ou whatsapp, e explique para ele a situação de forma transparente do que está acontecendo e porque a demora na entrega do produto dele. Isso serve tanto para atraso na logística do fornecedor quanto da entrega de transportadoras, por exemplo. O contato pró ativo é muito efetivo nestes casos.

5. Entregas alternativas

Procure alternativas de envios para pedidos que estiverem mais próximo de onde está sua operação, como motoboys e serviços que fazem entrega de bicicleta, por exemplo.

 

Acima de tudo, tenha empatia. A fidelização de um cliente com um e-commerce depende das experiências positivas e memoráveis que a loja proporciona. E nesse momento delicado, ser transparente com seu cliente é essencial e mostra que sua marca é séria e se preocupa com ele.

Agora queremos saber de você? Quais estratégias está usando durante essa paralisação? Comente e compartilhe conosco o que está dando resultados.

Leia mais

Artigo anterior

Dia do Frete Grátis: resultados de 2018 são um guia para ajudar seu e-commerce a aproveitar melhor a data

Leia mais

Próximo artigo

Você sabe o que é ABCOmm e por que é importante?

Deixe seu comentário