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otimizar pagamentos na black friday

6 dicas pra otimizar os pagamentos durante a Black Friday

Otimizar os pagamentos durante a Black Friday garante mais vendas e evita carrinhos abandonados. Aprenda como fazer isso aqui

O dia mais esperado do ano pro comércio varejista e consumidores está bem próximo. Por isso, quem tem ecommerce deve se preparar pros pagamentos durante a Black Friday, evitando qualquer risco de perder vendas. Então, quer saber como fazer isso? Confira nossas dicas a seguir.

Por que é importante se preparar pra Black Friday?

A resposta parece meio óbvia, né? Mas a gente separou alguns números super interessantes sobre a Black Friday pra você.

Que as vendas nas lojas virtuais cresceram bastante, provavelmente você já sabe. A pandemia deu um grande boom no ecommerce, fazendo com que a participação das vendas online no faturamento das empresas do comércio varejista brasileiro passassem de 9,2% para 19,8%, em julho de 2020. E, em junho de 2021, saltaram para 21,2%, segundo o E-commerce Brasil.

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E, quando o assunto é Black Friday, as vendas foram longe em 2020. De acordo com a Social Miner, foram mais de R$ 5,76 bilhões de faturamento para o ecommerce. Os dados representaram um crescimento de 23% em relação ao mesmo período de 2019. Por isso, deixar tudo pronto e ajustar os pagamentos durante a Black Friday é essencial pra quem deseja garantir um bom faturamento na data.

Mas quais são os principais meios de pagamento usados?

A pesquisa “Meios de pagamento dos brasileiros“, de agosto de 2021, feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com o Sebrae, aponta que os meios mais utilizados pelos brasileiros para efetuar as compras online são:

  1. Cartão de crédito;
  2. Boleto bancário;
  3. Cartão de débito;
  4. Pix

Vale ressaltar que a pesquisa indica que 66,6% dos entrevistados tiveram mudanças na forma de pagamento por conta da pandemia e, destes, 44,6% passaram a fazer mais pagamentos de forma online (seja no cartão, Pix ou transferência bancária).

Como otimizar os pagamentos durante a Black Friday

A hora de concluir a compra é parte fundamental na jornada de compra do cliente e precisa de uma atenção especial, principalmente quando se trata de pagamentos durante a Black Friday. Afinal, a corrida para aproveitar as promoções é grande. Qualquer problema na hora do pagamento pode fazer o cliente desistir da compra. Por isso, confira algumas dicas para otimizar essa etapa e garantir boas vendas.

1. Tenha opções de pagamento diversificadas

Oferecer diversas opções de pagamentos durante a Black Friday é essencial pra não perder nenhuma venda. Afinal, uma boa experiência de compra inclui encontrar na sua loja a forma de pagamento preferida. Vamos falar de algumas das principais:

Cartão de crédito

Como já vimos, esta é uma das formas preferidas pelos consumidores brasileiros, principalmente devido ao maior prazo para pagamento e à opção de parcelamento — incentivando um ticket médio mais alto para sua loja. Além disso, é ágil, prático, seguro e ainda permite o acúmulo de milhas ou pontos de programas de vantagens. Bom, né?

Boleto bancário

É o segundo mais utilizado, principalmente por consumidores que não se sentem seguros em inserir dados na internet na hora de efetuar pagamentos durante a Black Friday. E também é escolhido por pessoas que desejam pagar imediatamente, controlando melhor os gastos. Essa opção também atende ao público que não possui cartão de crédito ou conta em banco.

Cartão de débito

É uma boa alternativa para as pessoas que não têm limite no cartão de crédito ou que desejam liquidar logo a compra. Além disso, o processamento é rápido e prático.

Pix

O queridinho da maioria! O novo método de pagamento conquistou muitos consumidores e também está entre os mais utilizados pra efetuar compras. A praticidade e a agilidade são os motivos que fazem esse modelo ter uma ampla adesão.

2. Conheça bem a cadeia de pagamentos

Procure conhecer bem a cadeia de pagamentos durante a Black Friday e conte com diversos agentes (gateways, antifraudes, adquirentes, bandeiras, bancos emissores) integrados pra obter uma melhor experiência no processo. O ideal é ter um ambiente unificado que cubra todo esse fluxo, garantindo mais transparência e otimização da estratégia de pagamentos.

3. Analise seu canal de vendas

Você sabia que seu canal de vendas influencia diretamente nos pagamentos durante a Black Friday? Se seus clientes efetuam a compra em diversos locais, como por exemplo, site, WhatsApp, redes sociais, é fundamental prestar atenção em quais opções de pagamento estão disponíveis nesses canais. Uma boa opção é usar as tecnologias que geram um QR code ou um link de pagamento que direcionam o cliente para a página de pagamento.

4. Verifique o funcionamento do site

Um site que demora para carregar ou não funciona direito deixa o cliente irritado e faz com que ele desista de comprar. Por isso, analise bem as páginas de produtos da sua loja virtual e busque aperfeiçoar cada vez mais seu desempenho. Não esqueça de avaliar também a página de pagamentos, afinal isso pode reduzir o número de carrinhos abandonados. O ideal é que a página seja simples, com layout claro e intuitivo, tenha ótima usabilidade e ofereça todas as informações necessárias ao consumidor.

5. Reduza as etapas necessárias da transação

Hoje em dia, ninguém mais quer ficar preenchendo um monte de formulários para efetuar uma compra. A solução é solicitar apenas os dados necessários do usuário, otimizando as etapas de pagamentos durante a Black Friday. Um checkout transparente também ajuda a simplificar o processamento, pois o cliente não é redirecionado para outro ambiente para finalizar o pagamento.

6. Utilize uma gestão de pagamento eficiente e descomplicada

Procurar por ferramentas que ofereçam uma gestão de pagamento eficiente e descomplicada é a melhor forma de garantir o sucesso de suas vendas. Isso também facilita o seu gerenciamento de estoque e outras funções administrativas. Opte por plataformas que disponibilizam várias formas de pagamentos disponíveis no mercado, assim você pode oferecer uma experiência de compra excelente aos consumidores.

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