Blog da Loja Integrada

5 dicas para um logo para loja virtual matador

O logo é a representação gráfica da marca. Ele carrega uma responsabilidade grande: simbolizar a marca em todos os materiais (e-mail marketing, site, redes sociais, embalagem e outros), além de expressar a personalidade da empresa. Por sua importância, o logo para loja virtual ganhou um texto só para ele. Confira!

Qual é a importância do logo para loja virtual

Além de representar a empresa, o logo para loja virtual tem a importância de passar os valores do negócio de forma visual e gráfica. A escolha de cores, formas e imagens diz muito sobre seu e-commerce. Por exemplo, um logo minimalista pode transmitir elegância, enquanto um com cores vivas pode expressar alegria. Quando a loja faz uma boa construção do posicionamento da marca, a presença do logo num produto, num anúncio ou num comunicado confere confiança e reconhecimento, o que pode significar mais vendas.

Como criar um logo para loja virtual?

Há algumas opções para criar seu logotipo. Tudo vai depender dos seus conhecimentos sobre o tema e do investimento que pode fazer neste momento.

1. Fazer você mesmo

Caso você tenha alguma experiência com ferramentas de edição gráfica, pode realizar este serviço por conta própria. Existem diversos programas no mercado para ajudá-lo.

2. Contratar um profissional

Pode ser uma agência ou um profissional freelancer – designer, ilustrador, desenhista etc. O importante é contratar alguém que você confie para não correr o risco de ficar na mão. Para a escolha do profissional, você precisará pesquisar a sua reputação e avaliar trabalhos anteriores para certificar-se de que ele tem um estilo alinhado ao que você deseja e é confiável.

3. Realizar uma pesquisa

Há sites, como o We do logos e o 99designs, que são especializados em fazer um concurso entre designers para que você tenha várias opções de logo e escolha a que melhor combina com o seu negócio.

Funciona assim: você contrata um pacote, envia um descritivo sobre o logo que quer criar, recebe algumas opções, seleciona a melhor e o designer lhe enviará o arquivo do seu logo. Você pode, inclusive, pedir quantas alterações achar necessário até ficar do jeito que você precisa.

5 dicas para o logo para loja virtual

1. Simplifique

Logos muito rebuscados poluem a visão e confundem o cliente. Quanto mais simples, mais fácil de memorizar. Ícones, ilustrações e desenhos são bacanas, mas precisam agregar valor para justificar seu uso. Um dos melhores exemplos de simplicidade é o logotipo da Nike. Apenas o traço curvo já nos faz associar à marca.

2. Fácil aplicação

O seu logo precisará ser aplicado em vários locais e tamanhos e precisa ficar legível em todos eles. Seja na embalagem, no brinde, no site, na versão mobile, no e-mail marketing, nas redes sociais, no produto e muito mais. Dessa forma, um logo com muitos detalhes pode ficar ilegível quando precisar ser aplicado num tamanho pequeno. Além disso, é importante ter uma versão para aplicação em fundo claro, escuro ou colorido.

3. Único

Para criar a sua marca, você precisará realizar uma pesquisa de referências. Ou seja, logos que têm um conceito próximo ao que você procura para a sua loja, o que é usado pelas marcas do seu ramo e muito mais. Ter referências é importante para inspiração. Copiar é um tiro no pé. Além de perder originalidade, ser confundido com outra marca e perder a oportunidade de construir a sua própria identidade, você pode ser acusado de uso de direitos autorais.

4. Combine os elementos

Formatos, fontes, ilustrações, cores e desenhos são os elementos que podem compor o seu logo. Estude cada um com muito cuidado para avaliar qual tem mais a ver com a sua marca e de que forma eles combinarão entre eles.

5. Confie

Caso você tenha optado por contratar um profissional para criar o logo para loja virtual, confie nele. Se você fez a pesquisa de referências e todos os estudos necessários para explicar ao profissional o que você precisa, é hora de deixar ele fazer o trabalho. Muitos empresários ficam presos a uma ideia ou tentam trazer seu gosto pessoal para o logo. Isso deve ser visto com cautela, pois o logotipo deve representar a marca, não o empresário. Além disso, o designer contratado pode contribuir com muitos insights importantes para sua construção.

Gostou deste tema? Continue a se preparar para a criação do logo para loja virtual com o texto Psicologia das cores no e-commerce: saiba como aplicá-la!

Leia mais

Artigo anterior

Oportunidades da Copa do Mundo 2018 para e-commerce

Leia mais

Próximo artigo

Como calcular o preço de venda do produto

Deixe seu comentário