5 maiores desafios da equipe de vendas no e-commerce

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Tempo de Leitura: 3 minutos

Eu sei que você pode estar pensando “eu não tenho uma equipe de vendas, trabalho sozinho”. Ainda assim, recomendo que leia este texto até o final, pois, no seu caso, quem exerce esse papel e encara os desafios da equipe de vendas é você mesmo. Por outro lado, se você tem uma equipe realizando essa função, esse texto foi escrito pensando em você também. Então, vamos lá?

Os 5 maiores desafios da equipe de vendas (e suas soluções)

O fato é que a área de vendas sofre desafios em qualquer empresa. No entanto, quando falamos de e-commerce, alguns desafios são específicos, pois as situações estão acontecendo no meio online e isso faz toda a diferença. Mas por que estou dizendo isso? Você já deve estar careca de saber quais são os desafios que enfrenta nas vendas. Por isso, além de listar os 5 maiores desafios da equipe de vendas de um e-commerce, vou lhe contar como solucioná-los!

1. Falta de interação pessoal

Os gestos, o olhar, a postura e o comportamento do cliente podem dizer muito sobre ele e ajudar o vendedor a escolher determinada abordagem para finalizar a venda. Mas, como sabemos, no meio online não há como ter uma interação presencial.

Como solucionar: usando rapport – a técnica da psicologia usada para criar afinidade com outra pessoa. No texto Rapport para loja virtual: usando psicologia no seu e-commerce eu listei 9 dicas para aplicar esta técnica no meio online.

2. Leitura do cliente

Ver o cliente pessoalmente pode ajudar o vendedor a entender o seu estilo e oferecer um produto que combine com ele.

Como solucionar: usando as buyer personas. De fato, você não poderá ver o cliente pessoalmente. No entanto, poderá realizar esse estudo e verificar o perfil completo dos visitantes do seu site, direcionando o tipo de mensagem e de oferta que serão oferecidas. Por exemplo, o tipo de promoção que será enviada, as novidades sobre a marca que serão contadas, os produtos que serão destacados etc. Tudo isso lhe ajudará a aumentar as chances de conversão.

3. Disposição dos produtos

Numa loja física, é possível aplicar o visual merchandising, ou seja, técnicas de arquitetura e decoração para dispor produtos e estrutura de uma forma que o cliente encontre o que precisa, analise melhor as mercadorias e desperte seu interesse.

Como solucionar: em um e-commerce, é possível realizar o mesmo, focando no meio online. Há técnicas para facilitar a navegação do visitante na loja, apresentar os produtos que busca, oferecer uma boa experiência de compra para incentivá-lo a retornar e aumentar as chances de conversão. Sobre isso, indico a leitura dos seguintes textos:

Produtos de destaque para sua loja virtual
Categorias de produtos no e-commerce: definindo e gerenciando
Navegabilidade e usabilidade para loja virtual

4. Atrair as pessoas certas para o e-commerce

Para aumentar as chances de vendas, é importante encontrar as pessoas certas. Ou seja, aquelas que têm um perfil mais próximo do seu público-alvo e têm mais chances de converter em seu site.

Como solucionar: a Internet é o ambiente perfeito para solucionar esse problema. Além de ser interessante fazer um estudo de buyer personas, a publicidade online permitirá segmentar campanhas de acordo com o perfil do seu público.

5. Abandono de carrinho

desafios da equipe de vendas

O visitante foi atraído para o site, navegou por ele, selecionou alguns produtos e abandonou o carrinho. Nem é preciso dizer o quanto isso frustra um lojista.

Como solucionar: pesquisando. É preciso saber qual é o problema que está levando a isso para solucioná-lo. Podem ser as condições ou formas de pagamento que não são aceitas pelo e-commerce, preços, prazo de frete ou outras situações. Utilizar um recuperador de carrinhos abandonados também pode ser uma solução viável.

Além disso, estabelecer metas é importante para verificar o quanto é preciso vender para atingir o objetivo de crescimento da loja, e definir indicadores é essencial para saber se as metas estão sendo alcançadas. Leia mais sobre indicadores de vendas e recursos no texto Como estão as vendas do seu e-commerce.

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