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5 maneiras de Conquistar Novos Clientes Para o seu Negócio

Toda empresa precisa de uma sólida estratégia de aquisição de clientes para encontrar sua posição no mercado e crescer com sucesso. Isso envolve vários aspectos: descobrir quem são seus clientes-alvo, gerar leads por meio de esforços de marketing nos canais online e offline corretos e convertê-los em clientes geradores de receita. Novos clientes não são apenas sua fonte de receita; eles também são uma fonte de feedback que ajuda você a tomar importantes decisões de negócios relacionadas ao crescimento. Além disso, clientes satisfeitos podem ser seus embaixadores de marca e seu link para novos clientes.

É mais provável que um cliente feliz volte para você, mas a verdadeira luta está em convencê-lo a entrar em contato com você pela primeira vez. Aqui estão 5 dicas que podem ajudá-lo a conquistar novos clientes. 

1. Ofereça descontos para novos clientes

Uma vez que os clientes têm uma boa experiência com uma marca, é mais provável que continuem com ela no futuro, mesmo se houver alternativas mais baratas disponíveis no mercado. Isso ocorre porque boas experiências repetidas transformam o relacionamento transacional cliente-negócio em um relacionamento baseado na lealdade.

Se você deseja atrair clientes para que mudem de outras marcas para a sua, uma promoção especial e difícil de resistir é a melhor maneira de fazer isso. Por exemplo, se você é uma academia, pode oferecer aulas de avaliação gratuita ou executar uma campanha de aquisição de clientes que ofereça um desconto de 30% para novos clientes que se inscreverem dentro de um período de duas semanas. Da mesma forma, como uma loja online, você pode fornecer aos novos clientes um código de cupom que oferece 50% de desconto ou frete grátis na primeira compra. Tais promoções oferecem aos clientes uma maneira de experimentar um novo serviço com baixo risco. Se ficarem impressionados, é mais provável que se tornem clientes regulares e nem se importarão em pagar um preço mais alto quando perceberem o valor do produto que você está oferecendo a eles.  

2. Faça parceria com outras empresas

Encontre suporte em sua própria comunidade de empreendedores em parceria com empresas que também desejam aumentar sua base de clientes. Essas empresas não devem ser sua concorrência direta. Em vez disso, poderiam ser empresas que fazem parte do mesmo setor, mas com um nicho diferente ou negociam bens e serviços complementares aos seus interesses. Por exemplo, como um centro de fitness, você pode fazer parceria com um aplicativo de fitness para oferecer a cada novo membro uma assinatura gratuita de um mês. Tais parcerias podem ser mutuamente benéficas para todas as partes envolvidas. Para você e a empresa parceira, é uma ótima oportunidade de explorar a base de clientes uma da outra. Para seus clientes, eles podem conhecer e apoiar outro negócio interessante, além de se beneficiar da iniciativa conjunta por meio de vantagens especiais.  

3. Use call-to-action

Essa é uma maneira simples, porém eficaz, de aumentar o nível de engajamento com seu público-alvo e também incentivá-lo na direção certa. Os call-to-action (CTA) adicionam uma finalidade mais clara à sua comunicação e aumentam a probabilidade das pessoas interagirem com você. Para cada parte do conteúdo que você publica em suas mídias sociais ou site, para cada e-mail que você envia, certifique-se de finalizá-lo com um call-to-action. Por exemplo, se você estiver publicando uma postagem sobre sua nova coleção em suas páginas de mídia social, adicione uma linha que incentive as pessoas a comprar a nova coleção junto com um link.

No entanto, não trate os CTAs apenas como uma linha de texto comum que você usa como assinatura. Você vai querer escolher suas palavras com sabedoria para torná-las intrigantes e persuasivas. Use verbos como “comprar”, “pedir” e “assinar” para ir direto ao ponto. Criar FOMO (‘Fear of Missing Out’) e um senso de urgência usando expressões ou frases como “Compre agora!”, “Corra – faltam apenas 2 dias para o fim da promoção!”, “Restam apenas 10 unidades grátis. Clique aqui para ganhar o seu agora!” é a melhor maneira de maximizar o impacto de seus CTAs.

4. Peça para ser recomendado

Você pode ser eloquente sobre seus excelentes produtos e seu excepcional serviço ao cliente, mas nada pode ser melhor do que a recomendação de alguém conhecido para convencer as pessoas a comprar com você. Converter um cliente em potencial, que chega até você por meio de uma recomendação, em receita, remove uma camada de trabalho de captação que você teria que fazer, facilitando a sua vida. No entanto, é difícil obter recomendações se você não pedir.

Algumas empresas sentem-se relutantes em solicitá-las por causa do risco de parecerem muito “comerciais” ou até um pouco chatas e desesperadas. O truque é perguntar da maneira certa e na hora certa. Aqui estão algumas dicas úteis para ganhar recomendações:

  • Use as ferramentas de escuta social (‘social listening’) para acompanhar conversas positivas em torno da sua empresa. Entre em contato com as pessoas envolvidas, agradeça suas críticas positivas e peça para ser recomendado.
  • Crie um e-mail solicitando recomendação dentro do seu programa de e-mail marketing que envie automaticamente mensagens para clientes que receberam a entrega de suas compras e/ou que deixaram comentários positivos em seu site.
  • Crie um programa de fidelização de clientes através do qual clientes regulares podem obter incentivos ao indicar amigos e atrair mais clientes.
  • Torne as recomendações parte de seu atendimento ao cliente, treinando sua equipe para solicitá-las quando estiverem lidando com consultas de clientes, dependendo da natureza da interação que eles estão tendo.

5. Invista no seu site

Seu site será a primeira coisa que as pessoas encontrarão quando procurarem os serviços que você oferece. Para converter visitantes em clientes, você precisa criar uma jornada do usuário que identifique suas necessidades, forneça uma solução, incentive a compra e até ofereça algum tipo de recompensa depois que a compra for feita. Aqui estão algumas coisas que você deve ter em mente ao planejar o desenvolvimento ou ao atualizar seu site:

Nome de domínio

Encontre um nome de domínio que comunique algo claro sobre seus negócios. Ao mesmo tempo, também deve ser curto, simples, único, memorável e fácil de digitar. Evite confundir os visitantes com urls longas e grafias esquisitas. Use novas extensões de domínio, como .store ou .online, para adicionar mais contexto ao seu nome de domínio. O domínio .store, por exemplo, traz relevância pois já diz de cara que o seu site é uma loja online.

Design e linguagem

Preste muita atenção ao design da sua página inicial e às informações que ela contém. Seu site deve ser criado de forma que todos os visitantes sintam estar no lugar certo. Deve refletir o que você está oferecendo e deve ter apelo visual e emocional junto aos visitantes. 

Segurança

Obtenha um certificado SSL (Secure Sockets Layer) para garantir a seus visitantes que você não é um site falso e que suas informações pessoais estarão seguras com você.

Otimização para celular

Preste atenção ao modo como o site é carregado e visualizado em um navegador na interface de um smartphone, pois cada vez mais pessoas usam seus celulares para realizar buscas e compras online.

Conclusão

Não importa quão inovadores são seus produtos e serviços e quão bom gestor de negócios você é, os clientes não o encontrarão nem se convencerão facilmente a experimentar seus produtos e serviços a menos que você faça um esforço consistente para isso. Adote uma estratégia de aquisição de clientes que se concentre em direcionar diferentes segmentos de clientes através dos canais certos e com as mensagens certas e verifique se você está prestando atenção aos comentários deles a cada passo da jornada. 

Parceiro:
.Store - Domínios para a Nova Era do Varejo
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