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5 métricas do e-commerce para ficar de olho!

Analisar as métricas de um negócio é importante para qualquer empresa saber se as suas ações estão gerando o resultado esperado, se e quais mudanças precisam ser realizadas além de prever os próximos passos. No caso das métricas do e-commerce, a falta delas faz com que as lojas virtuais fiquem sem dados para embasar seu processo de tomada de decisão. Confira abaixo tudo sobre o tema e potencialize as ações da sua loja.

Métricas de vaidade X Métricas acionáveis

Há uma diferenciação importante a ser feita em relação às métricas. Podemos citar dois tipos delas:

1. Métricas de vaidade

É preciso tomar cuidado com elas. Elas são muito atraentes, mas não são relevantes e não significam nada, na realidade. Muitas lojas acabam se encantando por elas, colocam muita energia para elevar os números que representam e só depois percebem que gastaram energia à toa. Alguns exemplos de métricas de vaidade são: número de seguidores numa rede social, número de curtidas, número de visitantes do site e outras. Apesar de darem visibilidade para sua loja virtual, não significam, necessariamente, engajamento.

2. Métricas acionáveis

Essas são as métricas nas quais você deve focar, pois elas ajudarão a sua loja a atingir certas metas. Elas representam comportamentos significativos de seus consumidores, ou seja, ações que de fato aumentarão vendas, fidelização, engajamento etc. Confira alguns exemplos de métricas acionáveis a seguir.

5 métricas do e-commerce: só as acionáveis.

métricas do e-commerce

As métricas para e-commerce que você deverá acompanhar dependem dos objetivos do seu negócio. Por isso, dividiremos as métricas para e-commerce de acordo com esse tema.

Métricas para melhorar resultados de divulgação

1. ROI

O que é? Return On Investment ou Retorno sobre Investimento. Calcula quanto do custo para realizar um investimento retornou para seu negócio. Muito usado para as ações de marketing para verificar a efetividade das ações de publicidade.

Para que serve? Para que o lojista possa estimar o investimento para as próximas campanhas embasado na própria experiência.

Como é calculado? Com a fórmula Lucro Líquido (Lucro do Investimento – Custo do Investimento)/Custo do Investimento.

2. Opt-In Conversion Rate ou Taxa de cadastros

O que é? É a porcentagem de pessoas que se cadastram em seu site.

Para que serve? Caso a sua loja tenha um campo de cadastro – pode ser numa newsletter ou na própria loja para campanhas de e-mail marketing – e faça sentido para o seu negócio, essa taxa o ajudará a verificar a conversão dos seus clientes.

Como é calculado? Quantidade de cadastros/quantidade de visitas

Métricas para melhorar as vendas

métricas do e-commerce

3. AR ou Taxa de abandono

O que é? Abandonment Rate ou Taxa de abandono de carrinho. Essa métrica do e-commerce representa a porcentagem de carrinhos que são montados e que não resultam em uma compra.

Para que serve? Para que o lojista identifique problemas relacionados à finalização de compra. Por exemplo: condições ou formas de pagamento que não são aceitas, frete com prazo que não atende à necessidade do cliente ou que é muito caro e até problemas de usabilidade da plataforma.

Como é calculado? Com a fórmula 1 – (compras concluídas/compras iniciadas). Quanto mais próximo de 1 for o resultado da divisão, menor a taxa de abandono. Ex.: 1 – (10/10) = 1 – 1 = 0%

4. Ticket Médio

O que é? O valor que os clientes costumam gastar, em média, na loja.

Para que serve? Para descobrir se a loja está obtendo sucesso e quantos pedidos faltam ser realizados para que a empresa atinja o ponto de equilíbrio. Também pode ajudar a dar uma ideia de produtos relacionados que podem ser sugeridos em uma compra para aumentar o ticket médio dos clientes.

Como é calculado? Com a fórmula receita total/compras concluídas

Métrica para melhorar o faturamento

5. CAC ou Custo de aquisição de clientes

O que é? Customer Aquisition Cost ou Custo de Aquisição de Clientes. Ou seja, quanto custa para a loja conquistar um cliente.

Para que serve? Para calcular essa métrica do e-commerce, a maioria das lojas inclui apenas os custos com publicidade, mas você pode incluir custos com operação para descobrir qual é a relação entre custos e receita e se o negócio está sendo sustentável.

Como é calculado? Soma dos investimentos para adquirir um cliente/número de clientes conquistados.

Para calcular essas e outras métricas, a Loja Integrada oferece, para os lojistas PRO, o Diário de Bordo, no qual são exibidos indicadores essenciais para expandir as vendas, como conta o lojista Edielson da Silva neste post sobre o Diário de bordo.

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