Blog da Loja Integrada

5 vantagens ao integrar seu e-commerce com um ERP

Ter uma loja virtual requer planejamento e controle em todas as etapas, desde o cadastro de produtos até o envio da encomenda para os clientes. Ter uma boa plataforma de e-commerce que supra as necessidades da empresa é fundamental. Junto a isso, integrar seu e-commerce com um ERP pode ser de grande valia para otimizar a rotina dos processos de backoffice no e-commerce e acelerar o dia a dia na sua empresa.

Ter todos os dados em apenas um lugar, facilitando na hora de gerar relatórios e otimizando o tempo de análise é fundamental. Sempre que precisar de alguma informação, será mais fácil encontrar pois os dados estarão centralizadas em único local. Além do mais, o acesso às informações por diferentes áreas da empresa se torna rápido e eficiente.

Uma loja virtual passa por diversos desafios no e-commerce, e é preciso lidar com eles para trabalhar com maior efetividade. Utilizar a tecnologia de software à favor da empresa pode auxiliar nas dificuldades.

Conheça 5 motivos para integrar seu e-commerce a um ERP:

1. Centralizar pedidos

Com o Software ERP integrado, é possível receber os pedidos de diversos canais de venda e realizar uma gestão eficiente. Com os pedidos no ERP, a loja prossegue com os processos de envio, que incluem realização da separação e checkout dos produtos, envio para expedição e impressão das etiquetas de envio.

A agilidade e eficiência nesse processo é fundamental para manter o prazo de entrega informado aos clientes na hora da compra e também evitar erros nos envios.

2. Automatizar notas fiscais

Na mesma linha das facilidades do processo anterior, a geração das notas pode ser executada com poucos cliques. O sistema consegue calcular automaticamente os valores dos impostos para atender as obrigações fiscais da legislação brasileira e as notas ficam prontas para a autorização no Sefaz. O ERP executa a solicitação de autorização destas notas e com o seu retorno, as mercadorias podem ser enviadas aos clientes.

3. Gerir finanças

Gerar relatórios precisos sobre as finanças pode ser um grande aliado na hora de entender a situação financeira da empresa. Quando todos os dados necessários estão em um ERP, é possível gerar relatórios como fluxo de caixa, para entender o que a empresa tem a receber e o que deve pagar.

Controlar as contas a pagar e a receber é fundamental para que a empresa saiba onde está e para onde pode ir, onde pode investir e quando deve colocar o pé no freio. Conforme necessário, é possível gerar relatórios mais completos, como o DRE, que mostra o que já foi pago e recebido e dá uma noção mais precisa da situação da empresa.

4. Cadastrar produtos e controlar estoques

A comunicação entre o ERP e a plataforma de e-commerce também facilita o compartilhamento do cadastro de produtos. É possível enviar produtos do ERP para a plataforma, e vice versa. Essa comunicação permite que seja feito um vínculo entre os cadastros, para que aconteçam atualizações de forma automática.

A automatização faz com que os estoques da loja virtual sejam atualizados sempre que houver movimentação no ERP, contribuindo para que um mesmo produto não seja vendido duas vezes.

5. Gestão compras

A visualização dos estoques dentro de um sistema é mais simples do que em uma planilha, por exemplo. Ele permite a geração de relatórios para que fique claro quais são os produtos mais e menos vendidos, a fim de ser mais assertivo na hora das compras de produtos.

E para facilitar, ao receber as notas fiscais do fornecedor, o ERP facilita o processo, pois é possível importar o XML das notas fiscais e ter o estoque atualizado. E para gerir as compras, também é necessário entender como funciona a sazonalidade do e-commerce durante o ano, afinal ela pode interferir grande parte dos setores.

Entenda mais sobre a importância do ERP para a gestão das empresas neste post.

Convencido?

Realizar a gestão de sua loja virtual pode ser mais fácil do que você imagina. Escolha uma plataforma que possua os recursos que sua empresa necessita e utilize um software ERP para controlar o backoffice do e-commerce.

Este conjunto auxilia na gestão da rotina na loja virtual, fazendo com que todos os processos sejam organizados.

Leia mais

Artigo anterior

5 dicas para alcançar mais vendas através das redes sociais durante a Black Friday

Leia mais

Próximo artigo

Fulfillment: saiba como isto está mudando o perfil das lojas virtuais

Deixe seu comentário