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6 dicas de email marketing para seu ecommerce gerar mais vendas

O email marketing é uma poderosa ferramenta de Marketing Digital. Quando falamos em ecommerce, é praticamente indispensável, pois é um canal de longo alcance, alta taxa de entrega e baixo custo. Isso sem contar que permite um contato mais direto, personalizado e aproximado com o público, ajudando a promover não só vendas, mas também um bom relacionamento com leads e clientes.

Neste post, vamos mostrar seis dicas de email marketing para você usar nas campanhas de seu ecommerce e que podem aumentar suas vendas e melhorar a relação com novos e atuais clientes.

1. Incentive os clientes a avaliarem a compra por email

Não é de hoje que as pessoas valorizam a opinião de outros consumidores antes de fazer uma compra. Pense em quantas vezes você já recorreu a avaliações do público nas lojas virtuais ou em redes sociais, por exemplo.

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O mesmo vale para os potenciais clientes do seu ecommerce. Durante as pesquisas de compra, provavelmente haverá uma parada para buscar a opinião de outros compradores. Nesse momento, é importante que você esteja preparado para expor suas melhores provas sociais.

Você pode entrar em contato com os seus atuais clientes e solicitar que — após uma compra ou o recebimento de um produto ou depois de um tempo de uso da oferta — eles façam uma avaliação da experiência com a sua loja. A intenção é coletar tanto uma opinião quantitativa, como uma nota, quanto qualitativa, uma resposta livre e escrita por parte do cliente.

Para aumentar o índice de respostas, você pode oferecer pequenos estímulos, como bônus ou descontos em uma próxima compra. O objetivo é gerar o maior número de reviews positivos para diminuir as objeções de novos compradores.

2 – Faça testes A/B para otimizar taxas de abertura e de cliques

O email marketing é um dos terrenos onde os testes A/B são mais empregados. Isso porque a maioria das ferramentas de disparo permite a aplicação desses experimentos da forma mais justa possível, ou seja, com variáveis sendo testadas ao mesmo tempo e atingindo um mesmo número de amostra.

A importância dos testes A/B está em otimizar constantemente os resultados das suas campanhas de email marketing. Muitas vezes, uma linha de assunto, um call-to-action, o conteúdo, um dia e um horário podem fazer bastante diferença no engajamento do público.

Por isso, é fundamental experimentar variáveis desses fatores para entender o que faz os contatos abrirem seus emails e clicarem em seus links.

A ideia é confrontar duas variáveis de um mesmo elemento, como duas linhas de assuntos diferentes para um mesmo corpo de email, incluindo os mesmos links e ofertas. Após os emails serem enviados para a mesma quantidade de pessoas (exemplo: uma base com 5.000 contatos vai ter 2.500 recebendo a variável A e 2.500 recebendo a B), verifica-se o resultado para definir qual modelo funcionou melhor.

3. Crie uma automação para clientes que abandonaram a compra no carrinho

O abandono de carrinho é um dos principais problemas do ecommerce brasileiro. Para você ter uma ideia, a média de desistência foi de 83% em 2015, segundo um estudo da Ve Interactive Brasil. Os motivos para os consumidores refutarem variam entre frete caro, dúvidas em relação à segurança do site e não se sentirem preparados para fechar negócio.

Para resolver esse problema, você pode preparar uma automação de email marketing específica para essas pessoas. Essa estratégia é boa porque visa reestimular quem demonstrou claramente um interesse em adquirir alguma oferta da sua loja.

Você, ao configurar essa campanha de remarketing na sua plataforma de disparos, deve vincular os envios para os emails que chegaram até a página de checkout (aquela última antes de clicar em “Finalizar Compra”) e saíram sem comprar.

O corpo do email pode vir com um lembrete de onde o “quase cliente” parou, uma pergunta com os motivos que o levaram a desistir e, se necessário, um novo estímulo para a compra ser continuada. Você pode oferecer um desconto ou um argumento de que a aquisição daquela oferta não pode ser deixada para depois.

recuperar carrinhos abandonados

4. Dê uma recompensa para seus clientes mais fiéis

Quem está com você há mais tempo e costuma comprar frequentemente em seu ecommerce merece certos benefícios. Se for feita uma análise minuciosa da relação entre quantidade de clientes e receitas geradas, provavelmente perceberá que grande parte do que sua loja fatura vem de uma pequena base de compradores.

Esse público mais restrito pode e deve ser trabalhado de forma diferenciada. Isso vale tanto no relacionamento, criando uma estratégia de Marketing de Conteúdo voltada para atuais clientes, quanto para vendas, usando ações de cross-sell e upsell.

Em relação ao conteúdo, a finalidade é compartilhar dicas e informações que façam os clientes terem mais sucesso com as suas ofertas. Sobre as vendas, você pode oferecer recompensas para esse público, como um bônus na compra do mesmo produto, redução no valor na renovação de um serviço ou desconto na aquisição de ofertas complementares.

O objetivo é aumentar a satisfação e a fidelidade desses clientes em médio e longo prazo. Assim, criam-se mais chances deles se tornarem promotores espontâneos do seu negócio e suas ofertas, gerando indicações e trazendo novos clientes.

5. Fique atento à sazonalidade e aos feriados comemorativos

O email marketing é a principal arma dos ecommerces para campanhas mais intensas de vendas. Esse é o caso de períodos sazonais e datas comemorativas como Dia dos Namorados, Dia das Mães, Black Friday, Natal etc.

Nosso alerta para você ficar atento é para evitar o problema de muitos negócios virtuais que deixam para executar essas estratégias de última hora e sem um devido planejamento. O melhor é começar a pensar nos envios temáticos alguns meses antes do feriado para, quando faltar um mês ou poucas semanas das datas comemorativas, começar a envolver os Leads e clientes com a campanha.

Essa antecipação é relevante porque você consegue mais tempo para estudar o público e pensar nos conteúdos dos emails. Fora isso, sua loja se põe à frente dos concorrentes e trabalha o interesse do público desde cedo.

6. Defina campanhas para aniversários e datas especiais para seus clientes

Além dos feriados comemorativos do mercado, também há as datas especiais para os seus clientes, como os seus aniversários. Criar envios automatizados e especiais para aniversariantes da sua lista é uma ação que mescla perfeitamente relacionamento e vendas com o público.

Primeiro porque você engaja positivamente os consumidores por lembrar essa data; segundo porque há uma tendência deles se presentearem nessa oportunidade.

Mas, obviamente, sua loja precisa oferecer um presente para esses clientes. O agrado pode vir desde um singelo e-ail com um discurso especial de agradecimento até um brinde ou uma oferta exclusiva.

A depender da quantidade de informações que os clientes cederam para a sua loja, você pode aproveitar isso para enviar outros emails especiais de aniversário.

Por exemplo: se a pessoa informa a data de aniversário de um filho, da mãe ou do seu parceiro ou parceira, esse dado deve ser usado para disparar conteúdos personalizados para essas ocasiões e, assim, aumentar a parceria da loja com os clientes.

💡 O email marketing é um excelente canal de vendas e de relacionamento com seus clientes. Além disso, é uma ferramenta que permite a aplicação de estratégias com as mais diversas finalidades, como remarketing, fidelização e campanhas em datas comemorativas.

Continue sempre estudando novas formas e acompanhando o que outras empresas estão fazendo para que seu ecommerce fique sempre à frente.

Para saber mais sobre como o Inbound Marketing pode ser uma metodologia muito valiosa para seu ecommerce, confira o eBbook Inbound Marketing para ecommerce e conheça as ações certas para trazer mais vendas para o seu negócio.

Qual melhor dia e horário para enviar emails marketing?

Quando pensamos em campanhas de emails marketing não existe uma regra quanto a melhor dia e horário para o disparo dos email, porém existem alguns comportamentos comuns que valem a nossa atenção.

A RD Station, uma das maiores plataformas de automação de marketing digital do Brasil e da América Latina, realizou um estudo super completo para analisar os melhores dias e horários para disparos de emails.

No total foram mais de 2,2 milhões de campanhas e 24,6 bilhões de emails enviados. Os dados foram divididos em 10 segmentos de mercado diferentes. Todos esses segmentos contam com uma base de mais de 1.000 clientes utilizando o RD Station Marketing.

Separamos os dados levantados pela RD focados em ecommerce.

No segmento de ecommerce, é comum ter a taxa de abertura dos emails abaixo de outros segmentos porque o volume de envis é naturalmente maior e com o objetivo de gerar vendas diretas a partir das campanhas.

Os emails costumam ter um tom mais comercial e há uma grande disputa de espaço por conta da alta concorrência no setor, o que demanda o envio de mais campanhas quando comparados a outros segmentos. A soma desses fatores ajudam a explicar esse resultado.

🗓️ Olhando para os dias da semana, a quarta-feira é o dia com maior percentual, ficando com aproximadamente 7,86% de taxa de abertura dos emails, mas com uma diferença de apenas +0,2% para a segunda-feira e +0,37% para a terça-feira. 
⏰ Falando dos horários, existem alguns picos ultrapassando a faixa de 7,5% de abertura. As melhores taxas de abertura para emails estão no horário comercial: 11h, 12h, 14h e 18h.

Criar campanhas de email marketing é uma ótima forma de aumentar as vendas e conquistar mais tráfego pro seu ecommerce. Se quiser aprender novas formas de conquistar mais visitantes na sua loja virtual, temos um material perfeito pra isso!😉

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