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6 dicas práticas para impulsionar as vendas no seu ecommerce usando as mídias sociais

Quase todo blog enfatiza a importância em ter uma presença ativa nas mídias sociais. No entanto, poucos dizem como usar plataformas sociais para direcionar tráfego, aumentar conversões e fidelizar a marca. A mídia social ultrapassou “quantos likes seus posts recebem” – agora ela está focada em envolver o usuário o suficiente para levá-lo ao seu site onde ele comprará seu produto.

Hoje em dia, é fundamental que um site de comércio eletrônico aproveite as mídias sociais para impulsionar suas vendas.

Com a variedade de canais disponíveis e centenas de milhões de usuários ativos, há uma grande oportunidade para você criar um forte impacto sobre suas vendas finais. Dependendo da mídia social, um post especial com desconto pode ajudá-lo a aumentar as vendas pontualmente. Mas com uma estratégia sólida e ideias consistentes, você pode transformar esse evento pontual em um fenômeno contínuo.

É aí que está o verdadeiro desafio – conceber as estratégias e ideias certas que podem gradualmente e consistentemente aumentar suas vendas ao longo do tempo. Neste post, resolvemos esse problema passando por seis dessas estratégias e discutindo como elas podem ser usadas para impulsionar suas vendas.

Por que as mídias sociais são importantes para o ecommerce?

O uso das mídias sociais continua a crescer a cada minuto. O que esses dados nos dizem é que o escopo de direcionar o tráfego do social para o seu site está bem vivo e passa bem.

Há um tempo atrás, as empresas acreditavam que, se o mercado-alvo delas não fosse adolescentes e pessoas na faixa de vinte e tantos anos, a mídia social não seria necessária em sua campanha de marketing.

Isso não é mais relevante pois atualmente a mídia social se orgulha de ter envolvido usuários de todas as faixas etárias. Há algo para todos. Não ter uma estratégia robusta de mídia social hoje é como entregar seus clientes em potencial à concorrência.

Como você direciona o tráfego para um site a partir das mídias sociais?

Em 2018, havia quase 2,62 bilhões de usuários de mídia social. Este ano, a projeção mostra que o número subirá para 2,77 bilhões. E em menos de três anos, haverá mais de 3 bilhões de pessoas usando as mídias sociais!

Você não pode ignorar um mercado tão grande.

Além disso, os proprietários de lojas com presença social têm, em média, 32% mais vendas do que as lojas que não usam mídias sociais. E de acordo com estudos, 26% dos usuários do Facebook usam a plataforma para procurar novos itens para comprar e, para 75% de compradores online, a mídia social é parte de seu processo de compra.

Múltiplas pesquisas demonstraram que os clientes que tiveram uma boa experiência de mídia social com uma marca tendem a recomendá-la a outras pessoas.

Você consegue adivinhar onde eles farão essas recomendações?

Você adivinhou certo – na mídia social!

Alguém dizendo coisas boas sobre o seu negócio nas mídias sociais terá um alcance muito maior do que se dissesse apenas ao colega de trabalho ou a um amigo.

Então, como você cria interações positivas nas mídias sociais? Usando algumas ou todas essas estratégias mencionadas abaixo.

1.  Obter novos leads usando brindes

As pessoas tendem a comprar algo ou a se envolver com você, se receberem um incentivo. E que melhor incentivo do que oferecer a eles uma chance de ganhar seu produto gratuitamente? Josh Earl, o comediante australiano, aumentou sua base de e-mails de 5.500 para quase 200.000 em apenas 11 dias. Isso é quase 3.400% de aumento em pouco mais de uma semana.

Como ele fez isso? Realizando uma promoção simples.

Você também pode fazer isso seguindo estas etapas:

Descubra quem é seu cliente-alvo e o que ele deseja ganhar.

Crie uma página de destino ou landing page (por exemplo, www.wingiveaway.online) para sua campanha. Adicione os detalhes de como participar, os termos e condições da promoção. Você pode usar esta página de forma pontual ou regular.

Colete todos os leads usando uma ferramenta que permita a integração de e-mail marketing. Por exemplo, o ConvertKit.

Anuncie seu ganhador ou ganhadores nas mídias sociais e incentivar os outros participantes a continuar participando, acompanhando a sua marca e, porque não, a fazer uma compra em seu site.

Certifique-se de ter um plano do que você fará com todos os leads que você está acumulando. A primeira tarefa pode ser enviar um e-mail “Olá”. Apresente sua empresa ao usuário para inicar uma relação mais personalizada. Você também pode incluir um cupom de desconto para incentivá-lo a visitar sua loja para fazer uma compra.

2. Ser consistente com seu uso de #hashtags

Estamos todos cientes do poder das hashtags no Twitter e no Instagram, mas elas são igualmente úteis em outras plataformas sociais. A natureza rastreável das hashtags facilita a descoberta de conteúdo em torno de um tópico específico e permite que seus usuários participem de uma conversa também. Além disso, também torna conveniente para você rastreá-las.

Por exemplo, o #ShareACoke da Coca Cola é uma das campanhas mais aclamadas internacionalmente.

Veja como você pode aproveitar ao máximo as hashtags:

Use hashtags exclusivas de sua campanha ou evento de marketing.

Use as principais hashtags para descoberta de marcas.

Use hashtags para engajamento da marca, mas não ao responder ou conversar com seus seguidores.

Use hashtags específicas que sejam relevantes para o conteúdo, mas não necessariamente para sua campanha de marketing.

3. Otimizar seu conteúdo (e páginas de destino) para celular

As pessoas acessam as mídias sociais mais de seus telefones móveis do que do computador. Portanto, a maioria dos compartilhamentos sociais ocorre em dispositivos portáteis; um fato que você deve considerar, pensar em como se aplica ao seu negócio. Por exemplo, uma pessoa pode ver algo interessante no Facebook, tirar uma foto e compartilhar no Twitter – tudo em questão de alguns segundos no celular.

Isso torna absolutamente necessário ter conteúdo de mídia social compatível com dispositivos móveis. Esse conteúdo é geralmente curto e claro para que possa ser facilmente consumido em dispositivos móveis.

Veja algumas sugestões sobre como aproveitar ao máximo o conteúdo de mídia social otimizado para celular:

Cumpra um objetivo simples com cada postagem compartilhada: reconhecimento de marca, visualizações de vídeo, cliques, etc.

Poste nos horários em que as pessoas estão mais ativas em seus celulares – um exemplo pode ser quando estão viajando.

Ative a segmentação por dispositivo com o Instagram e o Facebook.

Adicione legendas aos seus vídeos.

Direcione usuários para páginas de destino otimizadas para dispositivos móveis.

4.      Compartilhar conteúdo atual e sazonal

A despesa total com mídia social no Brasil deve ficar próxima de US$3 bilhões em 2019, mas você realmente precisa depender apenas de publicidade paga o tempo todo? Para melhor engajar seu público-alvo sem gastar muito dinheiro, você precisa compartilhar conteúdo que seja atual ou de tendência.

Veja como isso pode ser feito:

Se você estiver organizando um evento, crie uma lista de eventos na sua página do Facebook e promova-o usando um link curto de marca, como www.coolwig.store/halloween.

Compartilhando conteúdo relacionado à marca que se correlaciona com a época. Por exemplo, destacar sua coleção de verão durante a temporada de verão.

Usando as hashtags do Twitter para compartilhar conteúdo atual. Por exemplo, #ForTheThrone #Oscars2019

5. Aumentar a exposição de seus sites de mídia social

Uma maneira fantástica de aumentar a exposição do seu conteúdo e perfis de mídia social que você tem ativos é incorporar esses botões sociais em seu site e outras comunicações.

Por exemplo, neste post de blog, como em muitos outros blogs, você pode ver os botões de mídia social para as plataformas nas quais a marca está ativa e onde você pode interagir com seus usuários. Esses botões incentivam o compartilhamento de postagens.

Alguns locais onde você pode adicionar botões de mídia social incluem:

Cabeçalho/rodapé do seu site

Cabeçalho/rodapé do seu blog

Comunicações de e-mail

Campanhas de e-mail marketing

Newsletters

6. Incentivar os clientes a compartilhar sua experiência

A confiança dos clientes em uma marca ajuda a impulsionar as vendas. Uma das maneiras de construir essa confiança positiva é ouvindo seus clientes. Uma boa marca é aquela que ouve seus clientes e usa seus comentários para criar uma experiência de usuário impecável. Peça aos seus clientes o feedback deles sobre a jornada de compra. Em seguida, aproveite esse feedback e melhore seu processo para superar obstáculos de compra e impulsionar as vendas para sua loja online.

Veja como você pode usar as mídias sociais para pedir aos clientes que compartilhem sua experiência.

Incentive os clientes a seguir você nas mídias sociais e entrar em contato com você para compartilhar sua experiência com sua marca.

Crie uma página de destino (por exemplo, www.seufeedback.site), onde os clientes podem deixar seus comentários e promover esse URL em toda a sua comunicação de marketing.

Ofereça códigos de desconto para clientes que deixe um depoimento em suas páginas de mídia social.

Pensamentos conclusivos

As mídias sociais para comércio eletrônico não devem ser apenas ofertas e promoção de vendas. As pessoas usam plataformas sociais para se envolver e ter uma conversa. Então, se todo o seu conteúdo for promocional, seu desempenho ruim não deveria ser uma surpresa para você.

Em vez disso, experimente uma ou todas as seis táticas mencionadas acima em sua campanha de mídia social para gerar o engajamento necessário para impulsionar as vendas. Sua comunicação de mídia social deve conectar com o cliente e orientá-lo na decisão de compra.

Depois de experimentar e implementar essas táticas nos perfis de mídia social de sua marca, você poderá ver uma melhora significativa na taxa de conversão de seu website. Seus clientes não apenas querer comprar de você, mas também você conseguirá os melhores leads e poderá  incentivá-los a tornar-se novos clientes.

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