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7 dicas para escolher um domínio vencedor para o seu ecommerce

O nome da sua loja online é uma oportunidade de branding, de reforçar sua marca. É por isso que é importante ser inteligente nesta escolha. A maioria dos empreendedores entende incorretamente o uso de um nome de domínio como apenas uma URL para o seu site. Seu nome de domínio é a identidade de sua loja no mundo online e, na maioria dos casos, deve ser o mesmo que o nome de sua marca.

Quando se trata de escolher um nome de domínio, é aconselhável escolher um que soe bem, que possa ajudar a impulsionar o tráfego orgânico e melhorar as conversões. Além disso, a escolha de um nome de domínio que tenha a ver com a sua marca também é um investimento estratégico de longo prazo. Afinal de contas, você não deseja mudar sua marca anos depois e prejudicar toda a autoridade de domínio que criou ao longo do caminho.

Este artigo destaca algumas dicas a serem consideradas ao escolher um nome de domínio para sua loja online.

1. Use o nome da sua marca ou produto

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Se você já tem um nome para a sua marca, inclua isso no nome do seu domínio. Isso ajudará a construir sua marca a longo prazo. No entanto, pode haver uma chance de que o domínio com o nome da sua marca já esteja registrado, ou seja, esteja indisponível. Não se preocupe, você ainda pode encontrá-lo disponível em uma nova extensão de domínio, como .STORE. Dessa forma, mesmo que o nome da sua marca não indique em que ramo você está, sua extensão de domínio comunicará essa mensagem.

Por exemplo, www.[abcd].com poderia ser qualquer coisa. No entanto, www.[abcd].store comunica que é uma loja de comércio eletrônico. Novas extensões de domínio tornaram possível obter o nome de domínio desejado sem comprometer sua marca. Além disso, enriquecem com palavras-chave o seu endereço na Web e não o forçam a aceitar algo que não era sua primeira opção.

Veja alguns exemplos:

2. Mantenha seu nome de domínio curto e simples

Quanto mais curto e simples for o seu nome, mais fácil será de lembrar. Um nome de domínio que é muito longo ou tem grafias diferentes ou hifens ou números, torna-se um nome de domínio complicado. Uma letrinha diferente e seu usuário caiu em uma página quebrada ou pior, no site de um concorrente. Lembre-se de que seu nome de domínio não está apenas competindo com outros players do seu setor. Ele está lutando contra milhões de outros nomes de domínio de outros tipos de negócios e de lugares diferentes, que existem na Internet.

Veja alguns exemplos:

Um bom nome de domínio destaca a sua marca. Não deve ser facilmente confundido com outro nome de marca ou outro site, ou isso poderia significar um processo judicial nas suas costas. Se o seu nome de domínio infringe uma marca registrada ou um nome de copyright, você pode ser processado e forçado a desistir do nome de domínio escolhido. Portanto, antes de registrar seu endereço de Internet, verifique o banco de dados de marcas e direitos autorais, não apenas do seu país, mas globalmente, para evitar problemas legais no futuro.

Lembre-se, se as pessoas podem confundir seu nome com outra marca, por ser muito parecido, os mecanismos de busca também poderão. Escolher um nome para o seu negócio que é semelhante ao de qualquer outra empresa pode resultar em situações de concorrência desnecessária e os resultados dos mecanismos de busca para o seu nome aparecerão poluídos de links irrelevantes para você.

4. Faça uma busca de nomes “concorrentes”

Quando um cliente em potencial deseja acessar seu website, você não quer que ele acabe no site de seu concorrente por engano. Portanto, faça sua pesquisa para não registrar um nome de domínio semelhante ou que tenha uma grafia semelhante ao nome de concorrentes. Faça uma pesquisa no Google pelo seu possível nome de domínio e veja que tipos de empresas com nomes semelhantes aparecem nos resultados da busca. Se forem empresas de setores bem diferentes, menos mal.

Esta pesquisa também ajudará você a entender o que outras marcas estão fazendo quando se trata de escolher um nome de domínio e como elas estão equilibrando a escolha da marca com sua capacidade de ser encontrada online.

5. Pense a longo prazo

Antes de registrar o nome de domínio, pense se você está pronto para “se casar” com ele. Seu nome de domínio permanecerá com você por anos (de preferência, para sempre) e definirá sua marca e sua empresa. Alterá-lo depois de alguns anos pode custar-lhe todo o trabalho de SEO, branding e muito dinheiro.

Portanto, ao escolher um nome de domínio, pense no longo prazo. Por exemplo, talvez no momento você esteja vendendo calçados, mas planeja expandir seus negócios ao longo dos anos e também vender bolsas. Considere essas possibilidades e, em seguida, decida sobre o nome de domínio. Não se limite a um determinado nicho, se houver a menor possibilidade de expansão do seu negócio. Tenha sempre em mente a visão de longo prazo ao escolher algo tão permanente quanto um nome de domínio.

6. Verifique a disponibilidade do seu domínio também nas redes sociais

Antes de apertar o botão de compra do seu domínio, verifique se o nome também está disponível nas principais plataformas de redes sociais. A mídia social é um dos principais meios para divulgar sua marca para um público maior. Para construir sua marca, é ideal ter o mesmo nome no seu domínio e nas redes sociais. Isso cria familiaridade e facilita que os usuários encontrem você pela Internet.

Ferramentas como o KnowEm podem ajudá-lo a descobrir se o nome que você escolheu para seu domínio também está disponível em outras plataformas sociais ou não. Se ele já estiver sendo usado, considere ajustar um pouco o nome de domínio, para que você não apenas obtenha um nome de domínio exclusivo, mas também os perfis de mídia social correspondentes, que contribuirão para aumentar o reconhecimento da marca.

7. Considere modificar ou “derivar” o seu nome de domínio

Se o seu nome de domínio ideal não estiver disponível, não há problema em adicionar um sufixo ou prefixo para obter o nome de domínio desejado. Por exemplo, se o nome da sua marca for “Culinária italiana” e o nome de domínio correspondente não estiver disponível, não há problema em definir “A Culinária Italiana” como seu nome de domínio. Adicionar termos como “o”, “a”, “um”, etc. não altera significativamente o nome da marca e, ao mesmo tempo, fornece o nome de domínio desejado.

Veja alguns exemplos:

  • www.thepointofsale.store
  • www.gethealthy.store
  • www.theantiaging.store

Conclusão

Aprender a escolher um nome de domínio para o seu site de comércio eletrônico pode parecer uma tarefa assustadora. No entanto, é uma decisão importante que requer tempo e consideração suficientes. Entretanto, você descobrirá que com um pouco de pesquisa e as ferramentas certas, o processo não é tão complicado.

Resumindo, aqui estão alguns fatores que você deve considerar ao escolher seu nome de domínio:

  • Use o nome da sua marca/produto
  • Mantenha seu nome de domínio curto e simples
  • Evite violar marcas registradas ou copyright
  • Faça uma busca por nomes ‘concorrentes’
  • Pense a longo prazo
  • Verifique a disponibilidade do seu domínio nas mídias sociais
  • Considere modificar ou “derivar” o seu nome de domínio

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