Blog da Loja Integrada

7 dicas para escolher um modelo de layout incrível

O modelo de loja virtual é um item muito importante, mas que gera muitas dúvidas na hora da escolha. O layout ideal tem o poder de deixar sua loja mais atrativa, além de melhorar a navegabilidade e usabilidade do seu ambiente online. Para facilitar a sua decisão, confira as 7 dicas que separamos para você.

Para começar: o que é tema, layout ou template?

É um modelo, contendo amostras de imagens, textos, menus etc. já dispostas de uma forma determinada no espaço online. Assim, você só precisa editar os elementos e substituir as amostras pelo seu conteúdo. No caso do e-commerce, os templates também são chamados de modelo de loja virtual ou de tema. Eles facilitam para que qualquer pessoa — especialmente aquelas que não possuem conhecimento prévio de web design — possa criar o seu próprio site.

O layout certo da sua loja virtual faz a diferença?

Totalmente, principalmente em dois momentos:

• Na atração do cliente. Uma loja visualmente bonita desperta no consumidor a vontade de conhecer mais a fundo a marca e seus produtos. Além disso, demonstra profissionalismo e passa credibilidade.

• Na retenção do cliente. Um bom modelo de loja virtual contribui para uma boa experiência do usuário. Ele atua ativamente em itens como navegabilidade e usabilidade, possibilitando que o cliente encontre facilmente os produtos que procura, explore diferentes categorias e passe mais tempo no site.

Como escolher o melhor modelo para sua loja virtual?

Com tantas opções disponíveis, fica bem difícil saber qual é a ideal para a sua loja, não é mesmo? Confira abaixo as 7 dicas de itens a serem considerados ao escolher um modelo de loja virtual.

1. Design Responsivo
Se você viu um template que não possui a opção de design responsivo, já pode descartá-lo. Não ter um layout que se adapte a telas mobile não é uma opção. Segundo a 36ª edição do Webshoppers, cada vez mais os consumidores compram via mobile. De 2016 para 2017:

• As vendas via dispositivos móveis cresceram 35,9%;
• O faturamento teve um aumento de 56,2%;
• E o comércio via mobile representou 24,6% de todas as vendas do mercado de e-commerce.

Além disso, o Google possui uma metodologia mobile-first index que posiciona primeiro a versão mobile dos sites nos seus resultados de busca. Portanto, busque templates que possuam versão mobile.

2. Estilo da sua loja
É claro que você pode fazer uma série de alterações no layout da sua loja se desejar. No entanto, para economizar seu tempo, o ideal é que você faça o menor número de mudanças possível. Então, busque aqueles templates que têm o estilo da sua loja virtual. Ou seja, que já combinam com o tipo de produto que você vende e com o público que pretende atingir.

Muitas plataformas separam os temas por tipo de negócio, produto ou finalidade.

3. Facilidade para editar
Certamente, por mais que o seu modelo combine com a sua loja, haverá itens para editar. Por exemplo: imagens, fontes e cores. O ideal é que você não precise dedicar muito tempo a esta tarefa. Por isso, foque naqueles templates que são fáceis de editar e que não exijam um grande conhecimento em web design para serem executados.

4. Imagem principal
Sabe a imagem de destaque da página inicial de uma loja virtual, o banner ou imagem estática— que é a primeira coisa que o consumidor vê quando abre o site? Dê bastante atenção a esse elemento, pois ele impactará a escolha do modelo de loja virtual. Pode ser só uma imagem, uma imagem com texto, um slide com vários banners rotativos — o importante é que a mensagem seja clara e leve seu cliente para uma ação, preferencialmente a de compra. O vídeo pode ser uma opção também, mas ele demora mais para carregar sua página inicial, o que pode ser penalizado pelo Google ao te listar nas buscas orgânicas.

Uma boa ideia é visitar outros sites e lojas concorrentes para se inspirar e ver o que você consegue fazer melhor ou o que você pode evitar. Afinal, nem sempre o concorrente fará a coisa certa.

5. Barra de menu
A posição da barra de menu também impacta a escolha do modelo de loja virtual. O que funciona melhor para a sua loja? Um menu horizontal ou lateral? Você pode fazer testes com cada modelo e acompanhar o resultado no Analytics, por exemplo.

#Dica: recomenda-se que a barra de menu seja superior ou lateral, misturar as duas opções não é uma boa prática. Dê preferência para o menu superior na home e o lateral na página de produtos e categorias.

6. Posição do logo
Outro item a ser considerado é a posição do logotipo do seu negócio. Por exemplo, você quer que ele fique centralizado na página ou no canto superior?

#Dica: as boas práticas de layout recomendam que você deixe o logo alinhado à esquerda e o menu superior à sua direita. Dessa forma o logo não ocupa tanto espaço e o destaque fica para o menu de navegação do seu cliente.

7. Outras páginas
Por fim, lembre-se de que a sua loja virtual não contém apenas a Home (Página inicial). Analise todas as outras páginas disponíveis no modelo de loja virtual e confira se elas atendem às necessidades da sua marca.

Além disso, caso sinta que alguma informação ficou faltando, como as políticas de troca e devolução da sua loja, crie uma página extra para esse conteúdo. É uma ótima opção para deixar claro para seu cliente como funciona, antecipando caso ele tenha alguma dúvida. Sem contar, que o Google aprova lojas que tem suas políticas disponíveis para seus clientes.

Na Loja Integrada, quais são as opções?

Por compreender a importância do modelo de loja virtual, a Loja Integrada oferece gratuitamente aos lojistas — independentemente do plano que possuam — várias facilidades na hora de escolher o seu template. Ao configurar o tema da loja, é possível escolher:

• O tamanho do layout;
• A disposição do logotipo;
• A disposição dos itens da loja;
• O lado em que a coluna lateral ficará;
• O que exibir no menu superior;
• As cores da loja;
• O texto dos botões e a ação vinculada a cada um deles;
• O estilo do tema;
• O background;
• As fontes;
• A quantidade de produtos por linha;
• A disposição das páginas de produtos e da vitrine;
E muito mais.

Há outras opções na Loja Integrada?

Sim! Para os lojistas que desejarem dar um up no layout da sua loja, além das configurações gratuitas listadas acima, é possível comprar um tema na Loja de Temas. O interessante é que existem temas prontos ideais para qualquer tipo de negócio.

Só para citar alguns exemplos:

O Girl Boss V2 é perfeito para um e-commerce de moda, tem vídeo na home, é responsivo e tem tabelas de medidas.
O Integra GeekStore combina muito bem com um e-commerce de artigos geeks.
O Mil Coisas V2 é ótimo para lojas de móveis e decoração.
O Miau Pet Shop Store combina com pet shop online e oferece design responsivo, menu flutuante e vídeo do produto.
O Grand Cosmetic é ótimo para lojas de cosméticos e possui plugin de Instagram.
Sem falar das opções sazonais de layout para Páscoa, Dia dos Namorados, Natal e muito mais.

Gostou de descobrir um pouco mais sobre o modelo de loja virtual? Confira a loja de temas da Loja Integrada para ver todas as opções para o seu negócio!

Leia mais

Artigo anterior

Como criar uma loja virtual de moda incrível [e-commerce prático]

Leia mais

Próximo artigo

7 ideias para um lançamento de produto inesquecível

Deixe seu comentário