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7 dicas para incentivar avaliações de loja virtual

Em um mercado no qual é cada vez mais desafiador conquistar a atenção do consumidor e divulgar um produto, as avaliações de loja virtual se mostram uma ferramenta importante para expor a qualidade dos produtos e os benefícios em comprar naquela loja.

avaliações de loja virtual

Qual é a importância das avaliações de loja virtual?

Sabe-se que construir credibilidade para uma marca é uma tarefa que exige tempo e dedicação. Nesse cenário, incentivar avaliações de loja virtual exerce um papel importante, pois, com tantas lojas oferecendo um mesmo produto, fica difícil escolher em qual comprar. A atitude de muitos consumidores é procurar indicações e reviews nas ferramentas de busca.

As avaliações também podem incentivar a compra de um cliente que entra em uma loja virtual com a qual não está familiarizado. Se ele estiver em dúvida sobre a idoneidade do e-commerce, um depoimento positivo sobre aquela loja pode encorajá-lo a colocar o produto no carrinho e finalizar a compra.

Além disso, os clientes que são encorajados a deixar suas avaliações na loja virtual percebem que a empresa está preocupada com a sua opinião. Isso gera uma visão positiva sobre o negócio além de construir o posicionamento de marca e o relacionamento com o cliente. Por fim, ter avaliações de loja virtual implica atualizar constantemente a página da loja, e essa prática é muito vantajosa para as estratégias de SEO — os buscadores classificam melhor as páginas que são atualizadas com frequência.

7 dicas para incentivar avaliações de loja virtual

Tendo em vista o papel importante que as avaliações de loja virtual podem exercer, é hora de analisar estas 7 dicas práticas para incentivar as reviews e colher os bons frutos que elas podem trazer.

1. Facilite

É claro que dá vontade de fazer várias perguntas e explorar ao máximo a experiência de compra do cliente. No entanto, isso levaria a um formulário de pesquisa bastante extenso, o que dificilmente o cliente toparia responder. Por isso, a dica aqui é facilitar a participação do cliente. Isso envolve não elaborar formulários longos, focar nos tópicos que deseja descobrir e utilizar plataformas que sejam práticas e intuitivas para a participação.

Opções objetivas de múltipla escolha ou classificação por números (5 para satisfeito e 1 para insatisfeito, por exemplo) são boas alternativas, pois basta um clique para responder. Também vale disponibilizar um espaço para que o cliente escreva o que desejar.

2. Escolha o momento certo para perguntar

O ideal é logo após a compra, pois a experiência ainda está fresca na cabeça e ele está animado porque acabou de receber a sua encomenda.

3. Escolha o canal mais adequado

O mais comum é que o pedido para incentivar avaliações de loja virtual seja feito via e-mail, assim que a entrega é finalizada. Também é possível incluir uma carta junto com o produto com um QR code que leva para a página em que a avaliação é realizada.

4. Avaliações de loja virtual no site não é a única opção

Além de incentivar que o cliente deixe uma avaliação no seu site, você pode solicitar que isso aconteça na página da loja do Facebook, do Google Meu Negócio ou de um site especializado, por exemplo. Vai depender de qual desses canais é mais relevante para a empresa.

5. Use bônus, descontos ou brindes

Essa é uma forma de incentivar avaliações de loja virtual. Após a realização da avaliação, é possível oferecer um bônus ou um mimo para o seu cliente sentir que a sua participação é muito especial. Outra alternativa é enviar um pequeno brinde na encomenda junto com uma solicitação de avaliação.

6. Apresente as avaliações

Após conseguir as avaliações dos clientes, deixe-as visíveis no e-commerce. Vale colocá-las na página de detalhe do produto ou mesmo criar uma seção especial para isso no site.

7. Não seja insistente

Após realizar o primeiro pedido, você pode enviar um lembrete para o cliente, mas, se mesmo incentivando as avaliações de loja virtual o cliente não quis deixar seu comentário, não insista. Aceite, pois a pressão pode ter um efeito negativo.

Uma questão importante a ser observada é o caso de receber uma avaliação ruim. Certamente, não é porque a opinião não é positiva que não deva ser publicada. De fato, avaliações ruins mostram que a marca não seleciona apenas as positivas para exibir e mostra para o cliente que a loja é real e sincera. Há um post aqui no blog que traz 9 dicas para lidar com as reclamações de clientes. Vale a leitura!

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