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Dia das Mães - E-commerce

8 dicas para organizar sua loja para o Dia das Mães e vender mais

O Dia das Mães se aproxima, e de acordo com dados obtidos pela ABCOMM – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, divulgados pelo E-commerce Brasil, espera-se que as lojas virtuais brasileiras faturem cerca de R$ 3,3 bilhões nesta data. Este montante supera em 16% o faturamento de 2018.

Para fazer parte desta estatística, que ainda prevê mais de 9,8 milhões de pedidos com ticket médio de R$ 345, é importante que sua loja esteja preparada para as vendas.

A seguir, compartilhamos algumas dicas para você organizar sua loja e criar sua estratégia para o Dia das Mães e melhorar suas conversões nessa data.

1. Faça uma conferência do seu estoque

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Essa é a oportunidade perfeita para fazer uma conferência do seu estoque e entender o que está encalhado.

Mesmo que sua margem de lucro fique reduzida, estes são os produtos que você deve se focar para criar promoções. Esse tipo de promoção te possibilita recuperar o investimento feito nestes produtos que não venderam tão bem e renovar o estoque dos produtos que costumam vender mais.

2. Dê mais destaque aos produtos que podem ser presenteados nesta data

Se sua loja é mais focada em moda feminina, cosméticos e flores, prepare a página inicial para que ela apresente, além das promoções, produtos que costumam ser presenteados no Dia das Mães.

Uma dica é fazer uma análise do seu catálogo e criar uma categoria específica para indicações de presentes para o Dia das Mães.

Caso vá investir em anúncios, você pode direcioná-los especificamente para a página desta categoria e facilitar a vida dos compradores com menos imaginação para presentes.

3. Faça anúncios bem segmentados

Principalmente se sua loja for dos segmentos de moda, cosméticos, eletrodomésticos e afins, invista em anúncios bem segmentados.

Dê preferência ao público composto por jovens, entre 18 e 28 anos, de ambos os sexos. Este público costuma já ser financeiramente independente, além de ter mais confiança e intimidade com compras pela Internet.

4. Crie uma programação especial para suas redes sociais

Além dos anúncios, crie também posts para suas redes sociais sobre o tema. Como você já deve saber, o Instagram já é uma das redes sociais mais relevantes para o e-commerce.

Abaixo, te damos algumas sugestões de conteúdos que você pode apostar para o Instagram e outras redes sociais:

• Poste imagens sobre o Dia das Mães, com mensagens sobre a data;

• Gere senso de urgência, com uma contagem regressiva;

• Incentive que mães marquem os perfis dos filhos nos comentários;

Se você ainda não tem um perfil no Instagram, leia nosso artigo Instagram para e-commerce: Dicas para engajar sua loja no Instagram e veja como começar do jeito certo!

5. Ofereça vantagens

Além de promoções de preço, você pode oferecer outras vantagens aos seus clientes, como frete grátis para determinadas regiões ou acima de determinados valores totais da compra.

Para colocar isso em prática, é necessário que você avalie muito bem como e para quem você oferecerá esse tipo de frete, o quanto interferirá no seu ticket médio, de forma a não prejudicar o faturamento e dar prejuízo ao seu negócio ao invés de lucro.

Se custear o frete para seu cliente é algo que fica pouco vantajoso para sua loja, aposte em vantagens de baixo custo, como, por exemplo, aumentar o prazo de troca.

Apenas não se esqueça de deixar claro em suas políticas qual é exatamente esse prazo de troca e por quanto tempo esta vantagem ficará disponível.

6. Não limite seu negócio

Se sua loja não oferece esse tipo de produto mais comum de ser presenteado no Dia das Mães, não se limite: crie promoções incentivando a criatividade dos filhos, afinal, existem mães de todos os perfis! Até mesmo um conjunto de ferramentas ou um game podem ser bons presentes!

Pense também nas famílias tidas como “não convencionais”. Hoje em dia, nem toda família tem uma mãe – e algumas delas podem ter 2 ou um pai que vale por uma mãe – e coloque a criatividade para trabalhar!

7. Configure bem o prazo de entrega

Como falamos no começo deste artigo, o Dia das Mães promete movimentar muito o comércio eletrônico. Consequentemente, o serviços de entrega serão mais solicitados neste período.

Apesar de os Correios informarem o prazo estimado de entrega, configure um prazo adicional de 2 a 3 dias. Além disso, informe em suas políticas de entrega sobre possíveis atrasos.

Isso ajuda na experiência de compra do seu cliente e alinha as expectativas quanto à serviços de terceiros, que fogem ao controle de sua loja.

8. Torne o presente uma experiência única

Pense com carinho na experiência do cliente – e da mãe do cliente. Você pode desde investir em embalagens temáticas, até enviar um cartão para ser preenchido pelo comprador no ato da entrega do presente.

Embora possa parecer mais um custo para sua loja, enxergue este tipo de ação como um investimento, afinal, você quer vender o ano todo e não só no Dia das Mães.

Certamente seu cliente se lembrará dessa experiência e pensará em sua loja para futuros presentes.

Gostou de nossas dicas? Então, não perca tempo e deixe seu e-commerce preparada para o Dia das Mães!