Blog da Loja Integrada

9 características de empreendedor: você já é um?

Há quem diga que, para entrar no mundo dos negócios, é preciso ser um empreendedor nato. Ou seja, nascer com as características de empreendedor. A verdade é que há, de fato, muitas pessoas que têm algumas ou todas estas características, mas não se dão conta. Porém, também é possível desenvolver as habilidades necessárias e se aprimorar para ser a sua melhor versão de empreendedor. Confira mais sobre o tema no texto de hoje.

9 características de empreendedor: você se identifica com alguma?

Para começar, vamos elencar algumas características comuns a empreendedores de sucesso.

1. Fome de conhecimento

Um empreendedor precisa ter disponibilidade e disposição para aprender em toda e qualquer oportunidade que tenha. Dessa forma, ele está sempre buscando por cursos, filmes, livros e todo e qualquer conhecimento que possa agregar em diferentes áreas.

2. Planejador

O empreendedor precisa saber planejar, pois, na vida profissional, ele está sempre analisando o cenário, o mercado, as oportunidades. Ele gosta de organizar, fazer listas, montar projetos etc.

3. Resolvedor de problemas

Os produtos, na sua essência, resolvem problemas. Por isso, o empreendedor está sempre atento aos obstáculos que um consumidor pode ter e cuja solução pode se tornar um produto.

4. Apreciador de novidades e mudanças

O empreendedor se alimenta das novidades e tendências. Por isso, está sempre atento e mantém a cabeça aberta! Além disso, também tem flexibilidade para se adaptar, pois sabe que o cenário está mudando constantemente.

5. Persistente

Se há uma certeza que o empreendedor pode ter em sua jornada é o fracasso. Por isso, uma das características de empreendedor mais marcantes é a persistência. Ele vai enfrentar muitos obstáculos (muitos mesmo) e deve ter garra para não sucumbir. Ele vai aprender com seus erros, seguindo a sua jornada com a cabeça erguida e foco nos seus objetivos.

6. Atração pelos números

Métricas são as melhores amigas de um empreendedor. São elas que vão lhe mostrar como está o negócio e o que precisa ser melhorado para obter os melhores resultados. Além disso, o empreendedor é muito focado nos objetivos, e as métricas são as responsáveis por trazer esta indicação. Por isso, o empreendedor é tão atraído pelos números e pelos indicadores.

7. Reconhece o poder do trabalho em conjunto

O empreendedor tem noção de que não faz nada sozinho, por isso reconhece o valor e as habilidades de outras pessoas. Ele ativa a sua rede de contatos para firmar parcerias e encontrar os melhores colaboradores para fazer parte da sua equipe.

8. Líder

O empreendedor sabe que precisa da sua equipe para prosperar o seu negócio e sabe como ouvir, motivar e liderar o seu time. Ele saber a diferença entre ser um chefe e um líder, buscando constantemente se renovar para guiar o negócio.

9. Coragem para correr riscos

Dentro do que é possível e aceitável para o que foi planejado, o empreendedor sabe quais riscos pode correr. Essa atitude é importante para incentivar a equipe, o negócio e o próprio empreendedor a viverem uma nova experiência e aprenderem tudo o que for possível com ela.

8 sinais de que você já empreende

Será que você já possui algumas ou todas as 9 características de empreendedor citadas acima, mas ainda não percebeu? Confira os 8 sinais de que você já empreende.

1. Você gosta de fazer projetos

Seja na sua vida pessoal ou profissional, se você adora montar um planejamento, estabelecer objetivos, definir atividades e delegar, esse é um ótimo indício de que o empreendedorismo tem a sua cara.

2. Você tem amigos empreendedores

Já ouviu falar que semelhante atrai semelhante? Se você tem um círculo de relacionamento composto por empreendedores, isso pode significar que você tem afinidade com este meio e, portanto, pode mergulhar no mundo dos negócios.

3. Você faz parte da solução, não do problema

Sabe aquela pessoa que, quando acontece algo de ruim na sua vida — ou seja, quando se depara com um problema —, fica chateado, mas não por muito tempo, pois está muito mais focado em resolver a situação? Aquela pessoa que não procura culpados, mas sim parceiros que podem ajudar a encontrar a solução? Este é um excelente exemplo de perfil que tem as características de empreendedor e que não vai se abalar quando os obstáculos aparecerem.

4. Você adora a opinião alheia

Se você gosta de ouvir qual é a opinião dos outros sobre algum projeto seu ou de outra pessoa, este pode ser um ótimo indicador de que você será um empreendedor que estará aberto a novas perspectivas e visões. Isso é importante para atender bem os clientes do seu negócio e fazer a empresa evoluir.

5. Você não consegue ficar inerte ou estagnado

Sabe aquela pessoa que vê um problema e não faz nada a respeito? Ou que se acomoda com determinada situação? Ou, ainda, que não se importa de ter um trabalho que não o satisfaz, mas paga um salário bacana? Então, se essa pessoa não é você, esse é um sinal de que você pode ser um empreendedor.

6. Você é cauteloso

Ser prudente e cauteloso são ótimas características de empreendedor. Afinal, como tal, é importante que você não se jogue impulsivamente em situações que podem prejudicar o negócio — e todos envolvidos neles.

7. Você está sempre controlando as suas finanças

Estar constantemente preocupado com o seu fluxo de caixa pessoal é um traço de empreendedorismo. Afinal, o empreendedor está sempre buscando economizar, encontras as oportunidades mais proveitosas, ficar no azul, obter descontos, lucrar e, para isso, é preciso controlar cada centavo do seu negócio.

8. Você valoriza o autoconhecimento

Afinal, com esta atitude, o empreendedor pode identificar as suas melhores características e ativá-las em prol do seu negócio. Além disso, ele também pode reconhecer quais dos seus pontos precisam ser melhor trabalhados, a fim de trazer mais conhecimento e competência para o empreendimento.

Gostou de saber mais sobre as características de empreendedor? Continue lendo e aprofundando-se no tema com os 14 livros para empreendedores digitais: inspiração e capacitação!

Leia mais

Artigo anterior

Elementos-chave de usabilidade no e-commerce

Leia mais

Próximo artigo

LTV: saiba tudo sobre o ciclo de vida do cliente

Deixe seu comentário