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dicas de marketing para expansão de negócio

9 dicas de marketing para expandir seu negócio!

Se o seu empreendimento está ampliando – e você tem certeza de que é o momento certo para isso – você merece comemorar, pois com certeza isso é fruto do seu esforço! 

Após identificar que seu negócio está pronto para crescer, é hora de planejar algumas estratégias de marketing para aumentar a visibilidade e mostrar para todos o que e

No texto de hoje, vamos falar um pouco mais sobre este tema e trazer dicas práticas para você aplicar no dia a dia do seu negócio.

Chegou a hora de expandir?

Em primeiro lugar, antes de seguir com a leitura, você deve estar 100% seguro(a) de que é a hora certa de expandir. Do contrário, o investimento pode ser a toa, gerando acúmulo de estoque, despesas inesperadas, sobrecarga de trabalho etc.

No nosso post 10 sinais de que é hora de você expandir seu negócio, você encontrará alguns sinais que podem ajudar a identificar se o seu empreendimento está preparado para crescer. E no post Hora de expandir: saiba a hora de expandir e como a gente te conta as formas possíveis de expandir seu negócio e como fazer isso. Mas relembramos quais são os modelos de expansão abaixo para você recapitular:

• Franquia;
• Novas unidades (loja própria);
• Adquirir uma segunda marca ou ser adquirido;
• Ampliação de operação

Vale lembrar que é importante que você faça a análise de cada tipo de modelo de expansão para entender qual combina mais com o seu negócio e com o objetivo do seu negócio.

9 dicas práticas de marketing para expandir

Agora que você já sabe que está na hora de expandir e definiu o modelo que quer seguir, é hora de colocar a mão na massa e divulgar para o público, potenciais parceiros, clientes fiéis e todos os interessados no seu negócio sobre as mudanças realizadas.

Confira abaixo as 10 dicas de estratégias de marketing para expandir!

1. Faça um manual de identidade da marca

Na verdade, o ideal seria você já ter um manual de identidade da marca, mas se você não tem, não tem problema. Essa é a hora de criar.

Neste manual deve ter as seguintes informações: logotipo e a melhor forma de aplicá-lo, informações sobre tom de voz, para quem você se comunica, canais de divulgação e o que não pode ser feito de jeito nenhum.

Dessa forma, quando colaboradores novos entrarem na operação, eles terão um material pronto e completo para saber como usar a marca e como falar em nome dela.

Pode parecer que isso serve apenas para o time de design ou de atendimento, mas é importante para todo e qualquer colaborador compreender e assimilar a cultura da empresa, assim como parceiros para entender se o seu público é o que ele procura também.

2. Meça e avalia todas as ações

É importante ter algum tipo de relatório para fazer uma análise de resultados a cada ação que você faz. Isso ajuda a entender, no mínimo, que tipo de ação não funciona e você saberá que não vale a pena investir em determinadas ações pois o resultado não foi satisfatório.

Toda a experiência que você já tem com as ações de marketing da marca serão muito úteis para ajudar a compreender o passado e projetar o futuro. Isso dará uma base firme para o planejamento das campanhas do seu negócio, agora em maior escala!

Caso ainda não tenha medido nenhuma das suas ações até o momento, não tem problema. Comece medindo toda e qualquer ação realizada para fazer os ajustes necessários e potencializar os resultados. Confira algumas métricas importantes no post 5 métricas do e-commerce para ficar de olhoE também temos o e-book Como transformar dados em ações que te ajudará a entender melhor os números e gerar mais ações.

3. Experimente novas opções de segmentação

Especialmente se o seu crescimento atingir um novo público ou diversificar a carteira de produtos, na hora de anunciar, experimente opções de segmentação inéditas para você. Dessa forma, você consegue ampliar o seu alcance.

Por exemplo, se antes a sua loja de moda oferecia apenas roupas femininas e agora vende também peças masculinas, há vários ramificações para explorar: homens de 15-20 anos, homens de perfil social, homens barbudos etc. Você terá que criar uma nova persona para sua marca, tendo dois tipos de públicos diferentes e, criar campanhas diferentes também.

4. Faça novas conexões

Novas parcerias de conteúdo e novos contatos de digital influencers podem ser muito úteis para expandir para um mercado diferente e/ou maior.

5. Benchmarking

Se você ainda não faz ou não sabe o que isso significa, essa é uma forma de analisar o mercado e ver como é possível aprimorar ou até inovar em suas ações. Vai muito além da análise de concorrência.

Agora, com a expansão do seu negócioé interessante atualizar os seus dados, pois esse tipo de mudança pode trazer novos concorrentes e novas possibilidade. Confira algumas dicas no post Benchmarking prático para e-commerce!

6. Pesquise novos canais

Como estratégia de marketing para expandir o seu negócio, é válido não se restringir somente aos canais de comunicação que você utilizava — considere novas possibilidades.

Você pode passar a utilizar uma rede social que não estava muito ativo, criar um novo tipo de anúncio, um formato de conteúdo novo (podcast, webinar, vídeo tutorial etc.) e assim por diante.

A ideia aqui é que você entre em um canal com novas possibilidade de captação de público e espaço novo para se tornar referência.

7. Assessoria de imprensa

Expansões envolvem novidades e isso gera material para divulgação. Por isso, investir em assessoria de imprensa nessa fase é bem importante e poderá trazer bons frutos.

8. Invista em Inbound Marketing

Produza conteúdos direcionados para o seu novo público-alvo, a fim de tornar-se referência no seu mercado.

Baixe nosso e-book Guia de inbound marketing para e-commerce gratuitamente e comece a aplicar mais nessa técnica.

9. Use a influência já conquistada

Incentive e valorize o apoio dos clientes que já são fiéis à marca para atrair novos interessados e expandir o seu público.

Reserve um espaço em seu site para colocar os depoimentos de quem já comprou seu produto e gostou. Ninguém melhor que seu cliente para incentivar um visitante a comprar, então não deixe de pensar nisso.

Se você entrou subitamente no processo de expansão e, por isso, está encontrando algumas dificuldades, confira o nosso post Maiores desafios da rápida expansão. Vale muito a leitura!

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