Blog da Loja Integrada

9 ferramentas de produtividade para seu e-commerce

A realidade de muitos empreendedores — especialmente daqueles que estão no início das operações do seu negócio online — é: trabalhar em casa ou em espaços de coworking; não ter ponto para bater; e não ter alguém cobrando a realização das suas atividades. Esse cenário é excelente por um lado e perigoso por outro.

Perigoso, pois, se o empreendedor não tomar cuidado e não tiver disciplina, pode gerenciar mal o seu tempo, deixar certas tarefas de lado e comprometer os resultados do seu negócio. Para auxiliar nessa gestão, há muitas opções de ferramentas de produtividade que podem fazer toda a diferença. Listamos algumas delas para você. Qual combina mais com as suas demandas?

Conheça 9 ferramentas de produtividade online

Gestão de tarefas

Ferramentas de produtividade

Ferramentas de produtividade focadas em gestão de tarefas são ótimas para lhe ajudar a listar todas as atividades que precisam ser feitas e os seus respectivos prazos.

1. Trello

Com o Trello, você pode ter uma noção visual do que será feito a curto, médio e longo prazo. Esta ferramenta ainda permite que você compartilhe suas tarefas com alguém, atribua responsáveis a cada uma delas, crie check-lists, anexe arquivos e links entre outros. A melhor parte é que o Trello é gratuito e possui um aplicativo, permitindo o acesso a suas atividades de onde quiser.

2. Asana

Ideal para quem tem equipes, o Asana lhe permite criar e gerenciar projetos sabendo quem é o responsável por qual tarefa e que etapa cada um está realizando. O Asana possui versão gratuita, mas as pagas permitem geração de relatório e personalização do painel com o logo da empresa.

Gestão de tempo

Ferramentas de produtividade

Já as ferramentas de produtividade focadas em controle do tempo são ideais para quem precisa de ajuda para manter o foco.

3. Toggl

O Toggl lhe ajuda a monitorar as suas tarefas, priorizá-las e fazer uma de cada vez. Além disso, dependendo do plano escolhido — todos são pagos, mas com versões trial — o Toggl pode lhe apresentar em quais pontos você perde tempo, exibir timesheets e muito mais.

4. Stay Focusd

Para quem tem facilidade em se distrair, o Stay Focusd, uma extensão para o navegador Chrome, pode ser uma mão na roda. Você o configura e ele restringe a quantidade de tempo que você pode passar naqueles sites que são um convite para a distração.

5. Tomighty

Baseado na técnica Pomodoro (que divide a atividade em períodos de 25 minutos), este timer gratuito fica na área de trabalho do seu computador e avisa quando é hora de fazer um intervalo. A ideia é que, durante os 25 minutos, você fique 100% concentrado no trabalho, usando os pequenos intervalos para descansar e se movimentar — ideal para quem trabalha em casa. O objetivo desse método é aumentar a agilidade mental, diminuir a ansiedade e maximizar o foco.

Gestão de relacionamento

Ferramentas de produtividade

Estas ferramentas vão lhe ajudar a lembrar com quem você conversou, em que pé ficou a conversa, qual é o seu perfil e muito mais.

6. Crystal

Sempre falamos em personalizar a nossa mensagem de acordo com a pessoa com quem nos dirigimos não é mesmo? Isso nos ajuda a ser mais persuasivos e conquistar o que queremos. O Crystal é uma extensão gratuita do Google Chrome que apresenta o perfil de quem está do outro lado do e-mail. Pode ser muito útil para negociar com parceiros e fornecedores ou para saber como falar especificamente com um cliente que fez uma reclamação e precisa ser atendido.

7. Streak

Para lembrar com quem você já entrou em contato, em que dia, o que foi dito etc., o Streak é ideal. Com planos pagos e gratuitos, essa extensão do Google Chrome, pode ser integrada ao seu e-mail para organizar tudo isso de forma automática e funcionar com uma solução simples de CRM.

Eficiência e praticidade

Ferramentas de produtividade

Há tarefas que precisam ser feitas, mas levam um tempo considerável. Para economizar tempo, opte por ferramentas de produtividade que realizam certas tarefas por você.

8. Hootsuite

Você vai publicar um post nas suas redes sociais. Em vez de entrar em cada uma, escrever, fazer o upload da imagem e agendar a publicação, faça isso a partir de uma única plataforma. Os planos são pagos, mas há a opção de trial.

9. Google Alerts

Para acompanhar o que está sendo dito sobre a sua marca, os produtos que comercializa e o mercado em que atua, em vez de buscar por notícias diariamente, configure alertas para o Google e deixe que ele lhe avise, gratuitamente, toda vez que surgir algo novo.

Além das ferramentas de produtividade listadas, os sistemas de ERP podem contribuir muito na economia de tempo. Confira!

Leia mais

Artigo anterior

Shopping on Instagram: entenda e saiba como usar na sua loja virtual

Leia mais

Próximo artigo

Como definir uma proposição de valor para e-commerce

Deixe seu comentário