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9 ideias práticas e baratas para divulgar seu negócio online!

Como diz o ditado: “A divulgação é a alma do negócio”. Para obter visibilidade, passar a mensagem da empresa e atingir cada vez mais pessoas, é essencial investir em estratégias de difusão. Mas será que eu preciso ter muito dinheiro para fazer isso? Neste post, você verá que é possível divulgar seu negócio online sem gastar muito (e algumas vezes, sem desembolsar nada)!

Confira abaixo nossas dicas!

9 ideias para divulgar seu negócio online sem gastar muito

Quem está começando um negócio online muitas vezes não sabe como divulgar o empreendimento, já que ainda não tem um capital para isso. Afinal, para ter dinheiro no caixa, a empresa precisa conseguir clientes e, para isso, eles precisam conhecer sua marca!

Por isso, para colocar em prática as ideias abaixo, basta apenas planejamento, dedicação e criatividade!

1. Fazer um flyer virtual para enviar via WhatsApp para amigos e família

Amigos e família são, provavelmente, os primeiros clientes em praticamente todos os negócios que surgem.

Como o WhatsApp é uma das ferramentas de comunicação mais usadas atualmente, aproveite para enviar um flyer virtual com uma imagem e informações do seu negócio, pedindo a todos que compartilhem o material para os conhecidos que possam se interessar pelo seu negócio.

2. Divulgar seu negócio em grupos de Facebook e LinkedIn

Há grupos no Facebook e no LinkedIn dos mais diversos temas. A dica aqui é buscar aqueles que têm mais afinidade com o seu negócio online — ou seja, nos quais há pessoas do seu público-alvo — e divulgar seu negócio online nesses espaços.

Por exemplo, se você tem uma loja virtual de decoração para casamento, uma boa ideia é procurar grupos de noivas. 

E vale lembrar de conferir antes se a divulgação de produtos e serviços é permitida nesses grupos!

3. Comentar em posts de possíveis parceiros

Quais são os seus possíveis parceiros de negócio? Certamente, você já deve segui-los nas redes sociais. Por isso, não deixe de comentar em suas postagens e interagir nas redes. Pessoas com potencial de se interessar no seu negócio online seguem este parceiro e estão de olho nos comentários de suas postagens.

A dica aqui é fazer um comentário que agregue valor ao seu negócio e que não seja uma publicidade invasiva.

4. Invista no relacionamento com o seu cliente

Ofereça atendimento ao cliente rápido, demonstre atenção às reclamações e entregue excelência no seu produto ou serviço. Investir na boa experiência do seu atual cliente vai ajudar a conquistar novos, pois clientes satisfeitos falam das empresas que gostam para seus conhecidos. Isso se chama marketing boca a boca.

É uma das formas mais baratas e eficientes de fazer marketing, além de abordar dois desafios com uma solução: fideliza quem já é cliente e atrai novos.

5. Fique de olho em quem dá cursos sobre o seu ramo de mercado

Vamos supor que o seu negócio online seja do ramo alimentício: você tem uma loja online que vende pães artesanais e sem glúten. Então acompanhe chefs, nutricionistas e outros profissionais que palestrem ou deem cursos sobre o tema.

Peça para apresentar o seu serviço para eles, envie amostras grátis e comece um relacionamento. Para divulgar seu negócio online, a ideia aqui é incentivar estes profissionais a falarem sobre a sua empresa.

6. Seja referência no seu mercado

Pode ser por meio de um blog, um canal no YouTube ou, simplesmente, no Stories do Instagram. Encontre um espaço para divulgar conteúdo frequente e relevante sobre o mercado em que atua e, aos poucos, tornar-se referência.

7. Peça depoimentos aos seus clientes

Os depoimentos podem servir de conteúdo para divulgação. Você pode postar o testemunho de um cliente satisfeito nas redes sociais, por exemplo.

Além disso, esse conteúdo ajudará aquele consumidor desconfiado que está pesquisando sobre a sua empresa, incentivando-o a fazer a conversão e tornar-se um cliente.

8. Faça sorteios

Os consumidores adoram sorteios. É bom para eles, que podem ganhar algum produto ou serviço de graça, e é bom para você, empreendedor(a), que, por um baixo custo terá a possibilidade de impactar mais pessoas e divulgar seu negócio online. 

Lembre-se de pedir como requisito para que o participante marque amigos nos comentários das redes sociais ou compartilhe a postagem em seu feed.

9. Trabalhe o seu networking

Por fim, networking é o segredo para você fazer contatos que podem se tornar parceiros, clientes e divulgadores da sua marca. Que tal conferir agora 7 dicas práticas para aumentar seu networking já? 

 

E para ver mais dicas de como divulgar seu negócio, acesse nossa playlist no Youtube para ver vídeos com dicas práticas.

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