🔥 Aumente sua capacidade de venda! Conheça nossos planos a partir de R$54/mês!
⚡ Ver Planos! ⚡

A importância da embalagem no e-commerce

Proteger o produto e garantir que ele chegue intacto nas mãos do cliente são apenas algumas das funções da embalagem no e-commerce. Outras aplicabilidades pouco exploradas são encantar o cliente, criar um diferencial para a marca, reforçar a identidade visual, superar expectativas e transmitir confiança. Por isso, neste post, vamos prepará-lo para usar a embalagem para aprimorar a experiência de compra do consumidor.

Qual é a ligação entre experiência do usuário e embalagem no e-commerce?

Aprimorar a experiência de compra (também chamada de Customer Experience) significa entregar o melhor em todas as etapas da jornada de compra, inclusive após a efetivação da compra. Nesse sentido, investir na embalagem para e-commerce pode colaborar para a construção de uma ótima experiência, agregando valor ao produto.

7 formas de usar a embalagem para passar uma boa impressão

1. Proteção em primeiro lugar

ALCANCE O PRÓXIMO NÍVEL COM A LI: CONTEÚDOS ESSENCIAIS E EXCLUSIVOS PARA SEU ECOMMERCE!

Receba dicas valiosas da Loja Integrada diretamente na sua caixa de entrada!

O mais importante é que o produto chegue inteiro e sem avarias até as mãos do cliente. Por isso, pesquise qual material é o mais adequado para acomodar o produto que será entregue. Alguns exemplos são:

  • Almofadas de ar e/ou papel fragmentado – para evitar que produtos pequenos se movam durante o transporte;
  • Plástico-bolha e/ou placas de isopor – para proteger os produtos mais frágeis, minimizando impactos;
  • Papel pardo/kraft e/ou papel seda – para envolver os produtos;
  • Caixa de papelão ou envelope – para proteger produtos, respeitando as suas dimensões.

2. Personalize a embalagem

Colocar a logo na caixa, incluir adesivos ou utilizar outras formas de estampar a marca na embalagem são importantes para reforçar a identidade da loja.

3. Embalagem individual do produto

Além da embalagem de transporte, pode-se investir em uma embalagem atraente, com design moderno e diferente. A escolha do material é fundamental, sendo que, geralmente, os mais robustos e duráveis chamam mais atenção, como é o caso do acrílico, vidro ou madeira. Muitas vezes, o cliente valoriza a embalagem quase tanto quanto o produto em si!  No entanto, essa embalagem deve ser contabilizada no valor do produto e é preciso avaliar se vale a pena. Também é possível lançar edições limitadas e especiais com esse tipo de embalagem em datas comemorativas, por exemplo.

Embalagens ou embrulhos mais simples de papel ou até mesmo tecido também podem ser usados e passam uma ideia de cuidado. Se você tem um e-commerce de roupas, por exemplo, enviar uma camiseta envolta em um papel bonito e personalizado ou em um saquinho de organza valoriza muito mais o produto do que enviar a peça apenas dentro da embalagem de transporte.

4.Explore os cinco sentidos

Além de um produto entregue sem avarias – o que agrada o sentido da visão –, é possível explorar os outros sentidos. Por exemplo, usando materiais de toque diferenciado para a embalagem, borrifando uma essência nos produtos e/ou incluindo pequenos brindes, como balinhas.

5. Mais do que o produto

Além do produto, você pode incluir na caixa um brinde, uma carta de agradecimento, flyers com propagandas, cupons de desconto e outros mimos para o cliente. Isso demonstra cuidado na embalagem e fideliza. No caso da carta de agradecimento, uma dica interessante é incluir um pedido para que o consumidor poste uma foto com o produto nas redes sociais, usando determinada hashtag. Além disso, não se esqueça de enviar a nota fiscal.

6. Não se esqueça do valor do frete

É importante que – na medida do possível, sem comprometer a proteção – a embalagem seja pequena e leve. Dessa forma, o frete será mais barato.

7. Impresso ou à mão?

Dados de remetente e destinatário são importantes para a logística. A sugestão é usar etiquetas impressas. Isso demonstra profissionalismo e aumenta a legibilidade do que está escrito. Já para a carta de agradecimento, por exemplo, e outros itens internos, a sugestão é escrever à mão caso o número de pedidos seja pequeno, pois demonstra cuidado e personalização. Por outro lado, caso a quantidade seja grande, a dica é imprimir a carta com uma fonte manuscrita e apenas a assinar manualmente.

O principal atributo de uma embalagem para e-commerce é que proteja o produto desde o manuseio até a chegada ao cliente. Ela deve demonstrar o cuidado com que o produto foi tratado para ser entregue em perfeitas condições. Além disso, ela pode ser uma ferramenta extremamente eficaz para os lojistas preocupados em encantar o cliente.

Se você é um desses lojistas, sugerimos a leitura do texto que aborda a comunicação com o cliente. Essa é outra ferramenta poderosíssima para demonstrar o cuidado e a preocupação em atender bem e oferecer o que há de melhor. A consequência são clientes satisfeitos, fidelizados e dispostos a falar bem da loja para seus conhecidos.