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A importância de um ecossistema para uma agência de e-commerce

Montar um ecossistema em uma agência de e-commerce é fundamental para elaborar um projeto que gere retorno aos clientes. Afinal, um e-commerce de sucesso depende de uma série de fatores, que vão desde a plataforma até as campanhas digitais e a operação.

Em outras palavras, um ecossistema compreende toda a infraestrutura necessária para que a sua empresa atenda a clientes de e-commerce. Isso inclui estratégias de marketing, integração com meios de pagamento e sistema de gestão, marketplaces, divulgação, SAC, entre outros.

E, quanto mais parceiros, processos e conhecimento a sua agência tiver, maior o potencial para que esse ecossistema seja produtivo e gere resultados extraordinários para os clientes.

Quer entender melhor como estruturar um ecossistema de e-commerce para a sua agência? Então, siga com a leitura!

Ecossistema de e-commerce e escalabilidade

Com o aumento da competitividade no mercado, o foco das agências de e-commerce precisa estar em gerar conversões para o cliente. Além de conseguir apoiá-lo o máximo possível em suas necessidades. Ou seja, é importante que a agência tenha uma visão 360º do negócio do cliente para usar as ferramentas disponíveis da melhor forma.

Montar um ecossistema na agência é de extrema importância para conquistar e reter clientes de e-commerce. Afinal, é essa infraestrutura que permitirá realizar parcerias com empresas e profissionais de conhecimentos específicos. E, a partir daí, conseguir oferecer um portfólio de serviços mais completo aos clientes.

Além disso, o ecossistema permite replicar processos e aprendizados para clientes de diversas áreas. Mas sem que isso implique um custo maior para a agência com a contratação de novos profissionais. Como resultado, é possível ampliar o negócio e melhorar a rentabilidade. Além de, claro, entregar resultados extraordinários aos clientes.

Por onde começar?

Antes de tudo, é importante que a agência entenda em qual segmento vai atuar no e-commerce. Assim, ficará mais fácil de avaliar quais os conhecimentos serão necessários e quais os serviços que podem ser agregados aos projetos.

Feito isso, é chegado o momento de contar com uma boa plataforma de e-commerce parceira e que permita oferecer mais possibilidade de integrações e de ferramentas aos clientes. Aqui, entender as possibilidades das APIs da plataforma é fundamental para que o seu ecossistema seja funcional e mais otimizado no momento das implementações.

Depois, é preciso olhar para dentro da agência e entender quais as competências que serão usadas internamente e quais serão obtidas por meio de parcerias. A dica é internalizar os serviços com maior volume ou nos quais as agência tenha mais agilidade e eficiência para realizar.

Para os demais, é fundamental contar com uma rede sólida e confiável de parceiros. Sendo que é importante já negociar as condições e preços antecipadamente para que você, por sua vez, possa negociar o projeto com seu cliente de forma eficiente.

Vale dizer que é importante rever o ecossistema com frequência para entender se ele ainda está competitivo no mercado e se ainda permite que os clientes tenham resultados maiores. Portanto, essa é uma tarefa que precisa ser acompanhada de perto e com frequência.

Planejamento, tecnologia e estrutura

Um plano de negócios é essencial para que o ecossistema permita alcançar os objetivos da sua agência. Afinal, ele deve cumprir alguns requisitos para que as entregas aos clientes tenham qualidade e, ainda assim, permitam aumentar a margem de lucro do negócio.

Ao mesmo tempo, é importante que o ecossistema seja replicável, mas atenda às especificidades de cada projeto. Portanto, vale ter um planejamento base e, com isso, adequar as estratégias para que os resultados pretendidos sejam alcançados.

Outro ponto de atenção ao criar um ecossistema na sua agência está na tecnologia que será oferecida. Aqui, vale reforçar a importância de contar com uma boa plataforma parceira para que seja possível, de fato, aplicar todas as possibilidades apresentadas ao cliente, mas de maneira simples e eficaz.

Portanto, é preciso estar atento à evolução da plataforma, os investimentos realizados para atualizar a tecnologia e as permissões das APIs. Vale a pena contar com um parceiro que realmente seja próximo e esteja aberto a trabalhar em conjunto com a sua agência. Assim, vocês conseguirão agregar ainda mais valor ao projeto.

Por fim, tome cuidado com a estrutura que você vai montar em seu ecossistema. O grande segredo está em justamente alcançar um formato que seja escalonável e traga mais lucratividade para a agência. Portanto, saiba explorar os recursos internos e não deixe de criar uma boa rede de parceiros!

A Loja Integrada possui um Programa de Parcerias com um excelente ecossistema, onde você consegue criar uma rede de parceiros e oferecer soluções incríveis para seus clientes. Aproveite!

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