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A importância do controle de estoque pro ecommerce

É através do estoque que se conhece a organização de um negócio. Quem empreende já deve ter ouvido essa frase! Isso porque ela é verdadeira quando se pensa em organização interna e também no termômetro de sucesso do negócio. No e-commerce, o controle de estoque é parte fundamental do processo de gestão, e para que a operação funcione bem em múltiplos canais de venda, contar com um ERP faz toda a diferença. Integrar os setores do negócio é fundamental, já que o canal de venda é a vitrine da loja, e quando produtos parecem esgotados ou indisponíveis por algum erro no sistema, isso já acarreta perda de vendas.

O que é o controle de estoque na prática?

Controlar o estoque não é nada além de monitorar os produtos armazenados para garantir que as vendas ocorram de forma natural, sem ter produtos em excesso e nem que falte no estoque durante o período. Parece algo simples, mas quando se trabalha com e-commerce, operações híbridas ou múltiplos canais através de venda em marketplaces, controlar o estoque torna-se um grande processo e por isso é preciso muita atenção do empreendedor. O controle de estoque sustenta os resultados positivos da empresa e reduz custos e perdas quando bem gerenciado. 

Os maiores benefícios do processo são:

  • monitorar o fluxo de entrada e saída de materiais ou produtos;
  • controlar o armazenamento de matéria prima para venda;
  • gerenciar melhor o seu negócio e ter uma visão mais ampla.

Qual a melhor maneira de controlar o estoque?

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Utilizar um sistema de gestão ERP é uma forma inteligente de interligar os setores da sua empresa, otimizar trabalho em equipe e manter uma comunicação interna. Quando o produto é cadastrado no estoque, o ERP atualiza o item nos canais de venda e também vai mantendo os números atualizados conforme as vendas são realizadas. É uma forma também de evitar excesso de produtos em estoque, o que pode causar prejuízo e baixo fluxo de caixa. 

O estoque é parte importante da operação, por isso, centralizar as informações de entrada e saídas de produtos em um ERP online se faz necessário também para  facilitar a gestão do seu catálogo em múltiplos canais de venda. 

Dicas para manter o controle de estoque: 

Já falamos que o ERP é uma ferramenta fundamental para o controle de estoque automatizado. Porém, algumas outras dicas são importantes para o empreendedor na hora de fazer o controle de estoque. Confira: 

Conheça o seu consumidor

No estoque é preciso ter giro, essa é uma regra importante, e para isso acontecer de forma natural é preciso o lojista conhecer o perfil do público consumidor para estimar o fluxo de vendas de cada produto. Desta forma é possível definir as compras a serem feitas e manter o estoque controlado. 

Gire os produtos

O processo de controlar o estoque também é responsável para poder  aproveitar melhor o que já tem no estoque e verificar os motivos de não estar vendendo, realizar os pedidos aos fornecedores com antecedência e garantir boas negociações e aprimorar estratégias de venda e precificar melhor os produtos. Produto parado significa capital de giro parado e isso não é bom para o negócio. 

Observe o estoque

Quando o estoque está organizado, a agilidade nas tomadas de decisão sobre promoções, descontos, compras e campanhas tornam-se mais assertivas e resultam no futuro da empresa.

Tenha metas e planejamento financeiro

A partir da análise do estoque é possível entender se os negócios estão dando o retorno esperado em determinado período. Os setores no e-commerce são diretamente relacionados por isso a integração de estoque se faz fundamental.

Mantenha a organização integrada

Quando a estrutura interna está organizada fica mais fácil definir  estratégias simples que visam o melhoramento do seu processo de trabalho, redução de custos e aumento da satisfação dos clientes. O diagnóstico de vendas e métrica de sucesso do negócio parte do movimento do estoque, e para conseguir medir isso, é fundamental saber tudo o que entrou e saiu da empresa em determinado período que está sendo analisado. 

Com alguns pequenos cuidados, o empreendedor passa a ter mais sucesso no negócio, seja ele online ou offline, seja lojas híbridas ou venda através de marketplaces.

O controle de estoque aumenta os resultados positivos da empresa e reduz custos e perdas pois monitora o fluxo de entrada e saída de materiais ou produtos, controla o caminho entre o armazenamento e a venda e faz com que o empreendedor tenha uma visão mais ampla do negócio. Ou seja, um estoque bem controlado é sinal de empresa organizada, que conhece seu consumidor, administra seus produtos e, consequentemente, mantém a saúde financeira do negócio.