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dicas para o seu cliente não abandonar o carrinho

5 dicas incríveis para seu cliente não abandonar o carrinho

Imagine se o processo de compra no mundo real fosse igual ao online. Você entra em uma loja de departamentos, começa a encher seu carrinho de compras, mas logo se distrai com um gatinho brincando com um robô aspirador. Você observa o gatinho por um tempo e ele faz você abandonar o carrinho, sair da loja e ir fazer outra coisa.

Ok, este é um cenário bem improvável de acontecer no mundo real — mas no mundo virtual, não.

Então, mesmo com uma loja online bem preparada, os usuários podem visitar seu site, começar a comprar, abrir outra guia para assistir ao trailer mais recente da série do momento — ou receber um vídeo engraçado pelo WhatsApp — e pronto, o momento de comprar passou.

Isso é o chamamos de abandono do carrinho de compras. Infelizmente, esse é um problema comum no e-commerce.

Mas como estamos aqui para falar de coisa boa, existem algumas medidas que você pode tomar para evitar isso (mesmo que seja impossível eliminá-lo completamente). A seguir, apresentamos 5 dicas incríveis para seu cliente não abandonar o carrinho.

1. Use pop-ups de intenção de saída

Uma das melhores maneiras de reduzir o abandono do carrinho de compras é criar um pop-up que use a tecnologia “Exit-Intent”, ou, em bom português, a intenção de saída.

Um pop-up de intenção de saída exibirá sua campanha quando um usuário estiver ativamente deixando sua página de pagamento. Isso significa que você pode chamar a atenção do usuário no momento exato em que ele planeja abandonar o carrinho.

Então, lá vai a dica de ouro! E se você realmente deseja um reforço extra, pode usar esse momento para incentivar seu cliente em potencial com um código de cupom ou desconto promocional.

2. Seja transparente sobre todos os custos

Um dos maiores motivos para o abandono de carrinho é a falta de clareza nos custos de frete.

Por isso, quando você dá aos clientes todos os custos iniciais, incluindo valores de envio, prazos, impostos e quaisquer outras taxas esperadas, você reduz a probabilidade de pegar os compradores desprevenidos com um aumento de preço inesperado na hora de pagar.

Então, facilite o cálculo do frete na página. Inclua um campo para que o consumidor consiga inserir o CEP e calcular o preço da entrega antes mesmo que ele clique no botão “comprar”.

3. Otimize as velocidades de carregamento da página

Ninguém gosta de ficar esperando — especialmente depois que pesquisou e encontrou o produto que queria.

A última coisa que você deseja é que o cliente questione se o pedido foi processado com sucesso. Por isso, ter uma página de carregamento rápido pode satisfazer a demanda de seus clientes por uma experiência de conclusão de compra perfeita.

Além de mais felizes, seus clientes também ficarão mais propensos a comprar outros produtos da sua loja.

4. Simplifique o processo de checkout

Ninguém gosta de preencher formulários infinitos para fechar uma compra ou ser redirecionado para outra página.

Então, ter um processo de checkout, ou conclusão de compra, transparente é fundamental. Além disso, você pode incluir um indicador de progresso. Isso ajuda os usuários a entender onde estão no processo e quanto ainda precisam ir para fechar a compra.

Uma barra de progresso também pode servir como um reforço visual para os clientes continuarem com a compra. Em geral, os compradores ficam ainda mais motivados para concluir a compra quando percebem o quanto já investiram para fazê-la.

5. Use o e-mail marketing para trazer os consumidores de volta

Lembrar seus clientes sobre carrinhos abandonados é provavelmente a estratégia mais popular para reduzir o abandono do carrinho.

Os e-mails de carinho abandonado têm uma taxa de abertura de mais de 40%, de acordo com dados do Moosend. Destes, 50% são clicados e metade desses cliques se transforma em uma compra. Sim, isso é muito significativo!

Mas vamos ao que mais importa: como é uma sequência de e-mail de abandono de carrinho? A mecânica básica dessas campanhas de e-mail é bastante direta e você pode ajustá-la da forma que fizer sentido para a sua loja virtual. Um exemplo:

  • Primeiro e-mail, uma hora após o abandono do carrinho, lembrando o usuário sobre os produtos que ele selecionou;
  • Segundo e-mail, uma semana depois, desta vez incluindo um desconto para atrair o cliente;
  • Terceiro e-mail, um mês depois, oferecendo frete grátis além do desconto.

Essas dicas podem não eliminar por completo os clientes que abandonam um carrinho — mas podem ajudar a reduzir essa taxa. E, quando eles deixarem as compras de lado, você pode agir para tentar reverter a situação. Temos um post dedicado a ajudar os lojistas a recuperar os carrinhos! Confira agora Por que recuperar carrinhos abandonados (e como fazer isso)!


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