Acabando com o medo de comprar online na sua loja

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Tempo de Leitura: 3 minutos

Já não é novidade o fato de que a Internet revolucionou a forma como consumimos. De fato, cada vez mais pessoas compram online, conforme mostra um estudo feito pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e divulgada em junho deste ano pela Agência Brasil. Entre outros dados, a pesquisa revela que apenas 4% dos brasileiros nunca realizaram uma compra online e que quase metade (43%) dos que já consumiram no ambiente virtual aumentaram a quantidade de itens comprados. Os dados são interessantes, mas fazem perguntar: por que estes 4% nunca realizaram uma compra online? Por que 57% não continuou comprando? Uma possível explicação são os medos de comprar online que ainda afligem certos brasileiros.

medo de comprar online

Os 5 maiores medos de comprar online

É importante compreender quais são os fatores que afastam os consumidores na hora da compra para preparar sua loja virtual e, claro, criar uma experiência que supere essas inseguranças. Os cinco maiores medos de comprar online são:

1. Segurança dos dados bancários

Um dos maiores medos de comprar online, especialmente de clientes mais velhos ou que não tenham muito contato com o ambiente virtual, é a insegurança em deixar os seus dados bancários na Internet.

2. Tempo de entrega

Quando o cliente vai a uma loja física, geralmente, efetua a compra e já sai de lá com o seu produto. No ambiente virtual, essa dinâmica muda. O cliente precisa esperar para recebê-lo e isso pode gerar ansiedade e insegurança.

3. Fraude

Outro medo de comprar online é cair em fraude. Ou seja, compras que são realizadas, mas o produto não chega. Infelizmente, isso acontece e é um cibercrime, no qual alguns sites se passam por lojas reais só para roubar dinheiro dos consumidores. Há quadrilhas inteiras dedicadas a enganar o consumidor.

4. Não poder tocar ou sentir o produto

Quais são as suas dimensões? Como é o seu manuseio? Vai servir? Essa cor vai combinar com o meu ambiente? O gosto é bom? Infelizmente, o e-commerce não permite que os clientes toquem e sintam os seus produtos. 

5. Troca

Os clientes estão muito acostumados com a troca no ambiente físico, mas nem sempre sabem como isso funciona no meio online.

Como transformar os medos de comprar online

Uma vez que os medos foram identificados, é hora de partir para a solução do problema: como transformar os medos em oportunidades e diferenciais para seu e-commerce?

1. Segurança dos dados bancários

Mostre para o consumidor que aquele é um ambiente seguro. Use selos de certificação digital SSL (na Loja Integrada o SSL é gratuito para todas as lojas) e métodos de pagamento em que eles já confiam. Por exemplo, PayPal, Mercado Pago, PagHiper, Pagar.me ou PagSeguro.

2. Tempo de entrega

Se há alguma maneira de diminuir o tempo de entrega, certamente isso deve ser oferecido. No entanto, há um limite e a compra virtual não funcionará como a física, em que o cliente receberá o produto na mesma hora. Neste caso, a dica é focar em outros pontos positivos. Tais como: menor preço e praticidade. Outra dica é oferecer um sistema de entregas mais ágil para a sua região, se possível, e permitir o acompanhamento da entrega por um número de rastreio – isso tranquiliza muitos clientes.

3. Fraude

Para transformar este medo de comprar online, o lojista precisa mostrar que a sua empresa é real, séria e confiável. Para isso, há algumas tarefas que você pode realizar. Por exemplo:

  • Apresentar, no rodapé do site, o CNPJ, a razão social da empresa e o seu endereço.
  • Ter um layout agradável demonstra que o lojista se dedicou em colocar aquela página no ar.
  • Deixar um espaço de avaliações e depoimentos de clientes reais.
  • Caprichar na página Quem Somos para contar a história da loja e de quem está por trás dela.
  • Disponibilizar formas de contato. Um número de telefone fixo pode passar mais credibilidade ainda.
  • Mostrar o link para as redes sociais da empresa, as quais devem estar ativas, terem postagens frequentes, avaliações de clientes e interação com comentários e mensagens.
  • Usar o já mencionado Certificado Digital SSL.

4. Não poder tocar no produto

Explore ao máximo o visual para tentar compensar este fato. Nesse sentido, tutoriais com pessoas usando o produto demonstram o seu uso e suas dimensões, provadores virtuais podem ser uma opção para o segmento de moda, descrições detalhadas, vídeos e a comparação com outros itens podem explicar o gosto ou o cheiro que o produto tem e assim por diante.

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5. Troca

Desenvolva uma política de troca caso o cliente não goste do produto ou caso ele chegue com algum defeito e insira um link para essas informações na página de detalhes.

Você usa alguma outra estratégia para vencer os medos de comprar online dos clientes? Conte-me aqui nos comentários!

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