Ações especiais para e-commerce nos feriados

Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Pin on Pinterest0Share on LinkedIn0
Tempo de Leitura: 3 minutos

Algumas datas, por sua natureza, já motivam as compras. Em outras, é preciso usar um pouco de criatividade. Fato é que, quando bem planejados, feriados e datas comemorativas podem render ações especiais para e-commerce e dar aquele impulso para o faturamento.

O que são ações especiais para e-commerce?

São ações realizadas em determinados feriados ou datas comemorativas a fim de aproveitar o apelo do dia para aumentar as vendas. As mais comuns são as promoções. No entanto, há outros tipos. Por exemplo:

  • E-mails com cupons de descontos;
  • Condições especiais de pagamento;
  • Frete grátis;
  • Montagem de kits;
  • Prazos especiais de entrega.

 

Quais são as melhores datas das ações especiais para e-commerce?

Depende do mercado em que você atua. Há datas, como o Natal, que servem para praticamente todo e qualquer e-commerce. Por outro lado, há algumas bastante específicas ou que simplesmente não combinam com o ramo de negócio. Por exemplo, Dia dos Namorados e um e-commerce de pet shop. Não há ligação direta entre eles. Outro caso é o Dia de Finados (2 de novembro) e uma loja de calçados, por exemplo. No entanto, é um feriado em que muitas pessoas aproveitam para viajar, e esse pode ser um gancho usado por um e-commerce do setor de turismo ou acessórios de viagens.

O segredo é pesquisar as datas comemorativas que existem e avaliar quais são as mais apropriadas e como elas podem se tornar ações especiais para e-commerce. As datas que ainda estão por vir neste ano são:

  • 12/10 – Dia das Crianças e Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.
  • Outubro – Outubro Rosa
  • 02/11 – Dia de Finados
  • 15/11 – Dia da Proclamação da República
  • 20/11 – Dia da Consciência Negra
  • 24/11 – Black Friday

Essa última data é considerada o segundo Natal para muitos lojistas, em especial aqueles do ramo de eletrônicos. Essa data é tão importante que eu até escrevi um e-book inteirinho sobre ela.

  • Novembro – Novembro azul
  • 25/12 – Natal
  • 31/12 – Véspera do Ano Novo

As datas que já passaram e podem entrar no seu cronograma de ações especiais para e-commerce de 2018 são:

  • Janeiro – férias escolares
  • 13/02/2018 – carnaval
  • 15/03 – Dia do Consumidor
  • 01/04/2018 – Páscoa
  • 01/04 – Dia da Mentira
  • 21/04 – Tiradentes
  • 01/05 – Dia do Trabalho
  • Segundo domingo de maio – Dia das Mães
  • 31/05/2018 – Corpus Christi
  • 12/06 – Dia dos Namorados
  • Julho – férias escolares
  • Segundo domingo de agosto – Dia dos Pais
  • 07/09 – Dia da Independência do Brasil

ações especiais para e-commerce nos feriados

Como usar os feriados e datas comemorativas para aumentar as vendas

Para você extrair o máximo do que as ações especiais para e-commerce podem trazer, siga os passos abaixo:

1. Monte um cronograma

Observe as datas listadas acima e outras que fazem sentido para a sua loja e podem impactar as vendas positivamente. Pesquise as datas locais – ou seja, dias especiais para uma cidade ou um estado específico – ou que sejam relevantes especificamente para o seu mercado. Por exemplo, para o mercado da moda consciente há o Fashion Revolution Day (24/04).

2. Pesquise por datas curiosas

Use-as ou adapte-as a seu favor. Pense, de forma criativa, como elas podem ser úteis para o seu negócio. Por exemplo, o Dia da Pizza (10/07) pode servir para uma ação especial de um e-commerce de vinho. Afinal, é uma das bebidas que mais combina com a delícia italiana.

3. Selecione apenas as datas que combinam com o seu negócio e com o seu público-alvo

Para auxiliá-lo nessa decisão, leve em conta o fluxo de vendas anual da sua loja. Em quais meses há uma baixa normal de vendas em que as ações especiais para e-commerce podem ajudar a impulsioná-las?

4. Planeje a divulgação das ações especiais para e-commerce

Analise as datas escolhidas e verifique com quanto tempo de antecedência a divulgação precisa ocorrer para ter efetividade.

5. Desenvolva uma identidade visual para cada data

Adapte o layout da sua loja e crie peças de divulgação com a identidade visual da data para chamar a atenção do público.

É importante ressaltar que essas ações devem servir para aumentar as vendas. Portanto, precisam ser bem planejadas para que as condições especiais oferecidas não afetem a margem de lucro nem a operação da loja. Detalhei bem este tópico no texto Mais promoções e menos prejuízo na sua loja virtual.

Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Pin on Pinterest0Share on LinkedIn0