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Assessoria de imprensa para e-commerce: caia na mídia!

Já pensou em ter o seu negócio estampado nas notícias da mídia? Parece um sonho, não é mesmo? A visibilidade pode ser muito positiva para a loja – tanto para as vendas como para o posicionamento da marca. No entanto, parece algo inatingível ou que está ao alcance apenas das grandes empresas. Será? Confira no texto de hoje como fazer assessoria de imprensa para e-commerce.

O que é assessoria de imprensa para e-commerce?

Trata-se de um trabalho de comunicação para desenvolver o relacionamento de uma marca virtual com os veículos de imprensa. O objetivo é que a mídia publique artigos, matérias e entrevistas sobre temas relacionados ao ramo de negócio desta empresa, utilizando-a como fonte de informação para produzir conteúdos. Desta forma, o veículo se beneficiará com informação e a marca de beneficiará com visibilidade.

É possível sair na mídia sendo um pequeno empreendedor?

Certamente, se você é um pequeno empreendedor, não será tão fácil sair na mídia, mas é possível sim. Como é um esforço que vale a pena, levando em conta a visibilidade que o seu negócio pode alcançar, é indicado que você dedique tempo e trabalho para essa missão. Confira algumas dicas abaixo.

1. Não se prenda à grande mídia

Claro que seria muito bacana aparecer logo de cara nas notícias de um grande veículo de comunicação, mas essa não é a única opção. Você pode começar mirando mídias locais ou de nicho. Por exemplo, o jornal da sua cidade ou um blog sobre moda, se este é o seu ramo. Além de atingir um público mais segmentado, é provável que haja mais abertura por parte destes veículos.

2. Foque na sua história

Não concentre-se apenas no seu negócio muito menos nos seus produtos. Os veículos de comunicação querem notícias e histórias interessantes para contar. Assim, quando buscá-los, procure não falar apenas dos seus produtos, mas da história por trás deles. Pode ser o processo de produção, pode ser a sua história de empreendedor e muito mais.

3. A base é o relacionamento

Sejamos práticos: o editor possui uma pauta para realizar e você quer estar nela. Como conseguir isso? Pedindo. A forma como fazer isso é o segredo e tudo se resume a uma única palavra: relacionamento. Você precisará ir atrás de quem faz as pautas e toma as decisões, iniciando um processo de relacionamento com ele ou ela.

3 passos para fazer assessoria de imprensa para e-commerce

O trabalho de assessoria de imprensa geralmente consiste em contratar uma agência especializada para prestar este serviço. No entanto, é comum que os lojistas não tenham verba para investir neste serviço. O que muitos acabam fazendo é fechar contratos curtos – e portanto mais baratos – de 3 meses, por exemplo. Isso pode ser um erro, pois o trabalho de assessoria de imprensa para e-commerce leva tempo para acontecer e para gerar resultados.

Se você não pode investir pesado neste serviço agora, mas quer realizar um trabalho de assessoria de imprensa para e-commerce, a dica é fazer sozinho seguindo os 3 passos abaixo:

1. Liste quem são seus alvos

Faça uma lista com os veículos que fazem sentido para a sua estratégia de assessoria de imprensa para e-commerce. Escolha aqueles que são acessados pela sua buyer persona e que combinam com o seu negócio. Em seguida, descubra quem são os responsáveis por definir as pautas destes veículos (editores) e liste ao menos uma forma de contato deles. Para veículos maiores, use o LinkedIn para encontrar esses contatos. Para blogs, procure o contato no media kit ou utilize as redes sociais.

2. Faça a abordagem

Entre em contato com esses profissionais. Essa etapa é bem importante, pois a forma como falamos impacta diretamente como (e se) seremos ouvidos. A dica é entregar um conteúdo bem bacana, objetivo e ser sutil na abordagem. Caso você conheça alguém que possa apresentá-lo para esta pessoa, melhor ainda.

3. Deu certo?

Se não, saiba que isso é normal. Para cada contato feito, pouquíssimos responderão. Não desista. Aprimore sua abordagem, capte outras formas de comunicação e continue com sua estratégia.

Se deu certo, colabore com a divulgação e replique o artigo em suas redes sociais também. Além disso, não deixe o contato morrer. Siga enviando informações e mantendo o relacionamento com esse profissional.

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