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Atenção ao frete na Black Friday: como preparar a loja?

Após realizar uma venda, o trabalho da loja continua a todo vapor! Afinal, é preciso garantir que a encomenda vai chegar perfeitamente até o cliente — um momento aguardado ansiosamente por ele. O frete faz parte da experiência de compra: o consumidor deve receber o produto no prazo prometido e em perfeito estado. Mas esse processo fica um pouco mais complexo durante a Black Friday. Confira tudo sobre o tema no texto de hoje!

A importância da logística de fretes na Black Friday

O frete faz parte da experiência do consumidor. Afinal, os esforços de captar o cliente, encantá-lo, apresentar os produtos e incentivá-lo para a conversão podem vir por água abaixo se ele receber um produto atrasado ou em mal estado por causa de um transporte indevido. Além disso, se o valor do frete for muito caro, o cliente pode desistir da compra.

Por isso, é importante planejar sua estratégia com cuidado, principalmente durante uma das datas de maior movimento no comércio.

5 dicas de frete para a Black Friday

Separamos algumas dicas para o frete durante a Black Friday:

1. Frete grátis, se possível

Sempre que possível, ofereça o frete grátis. Pode ser para compras com valor mínimo, para regiões específicas ou para produtos com maior margem de lucro. Frete grátis é sempre um chamariz e pode ser um diferencial em relação à concorrência.

2. Monitoramento das encomendas

Para a sua segurança e para a tranquilidade do cliente, sempre ofereça o rastreamento das encomendas enviadas. Também vale a pena divulgar isso aos consumidores na página do produto ou no FAQ (Perguntas frequentes) da sua loja para transmitir segurança para os que ainda estão indecisos de comprar no seu e-commerce.

3. Facilite a logística reversa

Isso significa simplificar o processo de devolução ou troca de produtos. Portanto, vale a pena criar uma página de Política de trocas e devoluções bem clara e acessível.

4. Parceria com as transportadoras

O período de Black Friday também é movimentado para as transportadoras. Por isso, planejar-se previamente para firmar parcerias com transportadoras de confiança que vão entregar o produto, coletá-lo em caso de logística reversa e trabalhar com preços justos é fundamental.

5. Combine frete com precificação

Para você, são dois valores distintos. Para o cliente, é tudo valor de compra. Então, avalie a precificação do seu produto para que o valor do frete não deixe a compra inacessível. Por exemplo, um produto de R$ 100 com frete de R$ 50 é muito alto, mas um produto de R$ 150 com frete grátis já é mais atrativo.

Como economizar no frete?

Para economizar no frete, confira as 4 dicas que separamos abaixo.

1. Negocie com a transportadora

Por causa do aumento de volume do frete, você poderá negociar uma tabela de valores com descontos mais favoráveis para a sua empresa. Além disso, procure criar seu relacionamento com as transportadoras com antecedência.

2. Incentive os seus clientes a fazerem pedidos maiores

Pedidos maiores tendem a ter um valor menor de frete. Ser transparente e deixar essa informação explícita para o cliente, além de outras estratégias que o incentivem a comprar mais produtos juntos, pode ajudar a reduzir os custos com frete.

3. Conheça o PAC Mini

O PAC Mini é uma nova modalidade de envio dos Correios que está em fase de testes. A proposta do PAC Mini é ser um serviço de entrega de pacotes pequenos de uma forma econômica. Ou seja, para poder ser enviada via PAC Mini, é preciso que a encomenda tenha:

  • No máximo 300 gr.
  • No mínimo 1cm X 11cm X 16cm
  • No máximo 2cm X 16cm X 24cm
  • Valor máximo segurado de R$ 100

A modalidade possui algumas características específicas. Por exemplo:

  • Oferece um rastreamento parcial, apenas com informação de postagem e entrega.
  • Não há necessidade do recebedor da encomenda assinar.
  • A encomenda deve ter as dimensões necessárias para ser depositada na Caixa de Correio ou num local seguro do endereço de entrega.
  • Há apenas uma tentativa de entrega, mas há a possibilidade de adicionar o serviço de AR (Aviso de Recebimento) para que os Correios efetuem duas tentativas.

4. Faça cotações de transporte

Não se prenda a uma única transportadora. Faça cotações em várias delas para garantir que você conseguirá o melhor preço e o melhor prazo para a sua empresa.

Conheça a Melhor Envio

A Melhor Envio é uma plataforma que permite que o lojista insira os dados de um frete e compare o valor do envio em diferentes transportadoras. Cotando simultaneamente, o lojista economiza tempo e dinheiro. Além disso, é possível gerar etiquetas, rastrear os envios e compartilhar informações automaticamente com o cliente. A melhor parte é que a empresa é parceira da Loja Integrada, permitindo que fretes sejam gerados instantaneamente para os pedidos. Gostou? Conheça a Melhor Envio.

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