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Atenção ao frete na Black Friday como preparar a loja

Atenção ao frete na Black Friday: como preparar a loja?

Saiba tudo para acertar no frete na Black Friday e aumentar suas vendas!

O brasileiro abraçou em cheio a Black Friday.

Desde 2010, quando aconteceu o primeiro evento no Brasil, o volume de vendas pela internet na última sexta-feira de novembro tem crescido exponencialmente — e esse ano não vai ser diferente!

Mas os lojistas virtuais que quiserem aproveitar essa onda precisam de uma boa estratégia para se destacar e oferecer descontos que não prejudiquem seus lucros. Nessa hora, um dos principais pontos é o frete na Black Friday.

O frete é parte fundamental da experiência de compra: o consumidor espera receber o produto no prazo prometido e em perfeito estado.

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Ao mesmo tempo, o frete também influencia (e muito) a decisão do consumidor. Um frete caro pode fazê-lo desistir no momento do checkout, mesmo que você ofereça um desconto avassalador nos produtos.

Como, então, equilibrar tudo e acertar no frete na Black Friday? Confira mais sobre o tema no texto de hoje.

A importância do frete na Black Friday em 2021

Desde o início da pandemia em 2020, as cadeias de abastecimento em todo o mundo estão sob extrema pressão. Durante a quarentena, os varejistas online tiveram volumes sem precedentes de vendas.

Após a reabertura do comércio físico, as coisas foram se restabelecendo, mas a mudança no comportamento do consumidor ficou: ele não só quer comprar mais online como também quer ter uma experiência similar ou melhor à que tinha em uma loja física.

A experiência de compra em sua loja deve ser excelente de ponta a ponta — e isso é ainda mais importante na Black Friday.

Durante a Black Friday, os consumidores estão ávidos por fazer bons negócios. Isso significa que as expectativas estão lá no alto.

Eles querem encontrar ótimos produtos a um preço competitivo. E você pode até oferecer isso, mas se o produto demorar a chegar ou chegar em mal estado, todos os seus esforços podem vir por água abaixo.

Isso sem falar da parte financeira… O frete é pago pelo próprio cliente (a não ser quando você oferecer frete grátis, claro). Se você não deixar claro os valores de frete na Black Friday, antes mesmo do checkout, ou oferecer opções muito caras, o consumidor pode desistir da compra.

Então, como acertar no frete na Black Friday?

Frete na Black Friday: 5 dicas para acertar na sua estratégia

Ok! Você já sabe que o valor e o prazo do frete na Black Friday impactam a decisão de compra de seu cliente. Mas o que fazer para que esse impacto seja positivo

Confira algumas estratégias:

1. Ofereça frete grátis, se possível

O frete grátis não é obrigatório, mas certamente ajudará nas suas vendas.

No entanto, não basta apenas oferecer esse desconto; é preciso pensar em como ele impactará sua margem de lucro.

Algumas opções são: 

  • Frete grátis para compras a partir de um valor mínimo;
  • Entrega grátis para regiões específicas;
  • Frete grátis para produtos com maior margem de lucro.

Seja qual for sua escolha, nunca ofereça frete grátis sem antes fazer um estudo cuidadoso do impacto financeiro na sua loja virtual.

2. Tenha uma política de frete clara

É fundamental comunicar claramente a seus clientes suas taxas, prazos e métodos de envio.

Oferecer formas de verificar essas informações na página do produto é ótimo para facilitar e agradar os clientes, que com certeza vão considerar isso antes de fechar a compra.

Quando esses dados não podem ser conferidos rapidamente, muitos consumidores já partem pra concorrência.

3. Ofereça diferentes opções de entrega

Alguns clientes querem que o pedido chegue o mais rápido possível; outros preferem pagar menos pelo frete e aguardar mais tempo para receber o pedido.

Por isso, você pode pesquisar diferentes meios de entrega que cubram suas regiões de vendas para dar ao consumidor maior poder de escolha, como Correios, transportadora e até retirada, caso você tenha um local para isso.

Veja mais >> Correios x transportadora: qual é a melhor opção de envio para a Black Friday?

4. Envie o rastreio das encomendas

Para a sua segurança e para a tranquilidade do cliente, sempre ofereça o rastreamento das encomendas enviadas.

O código de rastreamento pode ir direto para a caixa de e-mail do consumidor assim que for gerado. Você pode usar sua ferramenta de e-mail marketing para configurar esses e-mails transacionais, com alteração de status e acompanhamento do pedido.

Isso vai deixar o consumidor mais satisfeito e também ajudará a aliviar seus serviços de atendimento durante esta época de alta demanda.

5. Facilite a logística reversa

A logística reversa diz respeito ao processo de devolução ou troca de produtos.

Se você ainda não possui uma, vale a pena criar sua política de trocas e devoluções e disponibilizá-la em seu site. 

Lembrando que o consumidor online tem 7 dias para se arrepender de uma compra, e que ele deve conseguir fazer a devolução da forma mais fácil possível, para não prejudicar a experiência com sua loja.

4 dicas para economizar no frete na Black Friday

Para economizar no frete na Black Friday, você também pode negociar e firmar parcerias com algumas transportadoras. Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem te ajudar neste momento. Confira:

1. Negocie com a transportadora

Com o aumento de volume, você pode negociar uma tabela de valores com descontos mais favoráveis para a sua empresa. Além disso, procure firmar seu relacionamento com as transportadoras com antecedência.

2. Incentive os seus clientes a fazerem pedidos maiores

Pedidos maiores tendem a ter um valor menor de frete. Ser transparente e deixar essa informação explícita para o cliente, além de outras estratégias que o incentivem a comprar mais produtos juntos, pode ajudar a reduzir os custos com frete.

3. Conheça o PAC Mini

O PAC Mini é uma modalidade de envio dos Correios para entrega de pacotes pequenos de uma forma econômica.

Para que a encomenda possa ser enviada via PAC Mini, é preciso que ela tenha, entre outros requisitos:

  • No máximo 300 gr.
  • No máximo 4cm X 16cm X 24cm
  • Valor máximo segurado de R$ 100

A modalidade possui algumas características específicas. Por exemplo:

  • Oferece um rastreamento parcial, apenas com informação de postagem e entrega.
  • Não há necessidade do recebedor da encomenda assinar.
  • A encomenda deve ter as dimensões necessárias para ser depositada na Caixa de Correio ou num local seguro do endereço de entrega.
  • Há apenas uma tentativa de entrega, mas há a possibilidade de adicionar o serviço de AR (Aviso de Recebimento) para que os Correios efetuem duas tentativas.

4. Faça cotações e pesquisas

Não se prenda a uma única transportadora. Faça cotações, pesquise e procure avaliações de outras empresas que também usam a transportadora para garantir uma boa parceria para a sua loja — e um bom serviço para o seu cliente.

Conheça os parceiros Loja Integrada

A Loja Integrada tem parceria com diversas transportadoras e serviços que podem facilitar sua estratégia de frete na Black Friday.

Temos soluções para gateway de frete, cálculo de frete, emissão de etiquetas e rastreamento da entrega.

Então, além de te ajudar a encontrar as melhores opções, a parceria com a LI também significa que os serviços estarão integrados automaticamente à sua loja, facilitando o processo.

Conheça os parceiros de frete da Loja Integrada e arrase nessa Black Friday.