🔥 Aumente sua capacidade de venda! Conheça nossos planos a partir de R$54/mês!
⚡ Ver Planos! ⚡
aumentar tráfego da loja virtual

6 ações para atrair mais visitas para seu ecommerce

Um dos principais objetivos de uma loja virtual é atrair mais visitas. Com mais acessos, a consequência é que haja mais pessoas entrando em contato com a marca, conhecendo os seus produtos e, naturalmente, efetuando mais conversões. Por isso, no texto de hoje, vamos focar em 6 ações práticas que um e-commerce pode fazer para aumentar a quantidade de tráfego do seu site.

Como atrair mais visitas para o seu ecommerce

1. Capriche na sua estratégia para redes sociais

As redes sociais são uma ferramenta muito poderosa para quem quer atrair mais visitas. Praticamente todo consumidor está em pelo menos uma rede social. Logo, o que você precisa fazer é encontrá-lo e impactá-lo. Há duas formas de fazer isso:

a. Comprando anúncios segmentados para o perfil do seu público;
b. Organicamente. Ou seja, sem gastar um centavo.

Certamente, a segunda opção parece bem mais tentadora, mas a verdade é que a melhor estratégia é usar ambas. Da forma como as redes sociais estão configuradas, é cada vez mais difícil para um perfil comercial conseguir tráfego sem gerar anúncios pagos. Então, se possível, invista em anúncios, mas não deixe de caprichar nas suas demais estratégias.

ALCANCE O PRÓXIMO NÍVEL COM A LI: CONTEÚDOS ESSENCIAIS E EXCLUSIVOS PARA SEU ECOMMERCE!

Receba dicas valiosas da Loja Integrada diretamente na sua caixa de entrada!

Algumas sugestões para atrair mais visitas organicamente via redes sociais são:

• Procurar colocar sempre um link para a loja virtual;
• Criar desafios para os seus seguidores: um concurso, um sorteio, um quizz… Para certos públicos, especialmente o de moda, isso funciona super bem. Eles se engajam e chamam seus amigos para participar também;
• Usar hashtags. Elas podem atrair pessoas que ainda não seguem o seu perfil. Pesquise quais são as mais usadas no seu ramo de mercado vendo quais seus concorrentes usam e crie uma especifica para sua marca também;
• Ser verdadeiro. Mostre os bastidores da loja, a equipe e deixe transparecer a energia que a marca quer passar;
• Usar a particularidade de cada rede social para não replicar o mesmo conteúdo em todas elas. Saiba mais sobre suas particularidades na nossa Série Redes Sociais sobre Pinterest, Instagram, Facebook, YouTube, Twitter.

2. Crie um blog e/ou um canal no YouTube

Com um blog e/ou um canal no YouTube da loja virtual, você poderá criar conteúdo de valor para o seu público. Em vez de ficar preso ao limite de caracteres das redes sociais, você poderá se aprofundar em determinados temas, construir um relacionamento com o seu público, aumentar o nível de autoridade no segmento, atrair mais visitas e elevar a chance de conversão. Você poderá postar:

Dicas relacionadas ao seu mercado: novidades no segmento, trazer profissionais para bater um papo e dar dicas, e por aí vai;

Falar sobre seus produtos: tutoriais de como usar, novidades na loja, quais são os produtos mais vendidos, entre outras;

• Soluções para problemas que o seu público possa enfrentar.

Para esta ação, é fundamental aplicar os fundamentos do Inbound Marketing. Dessa forma, você envia a mensagem certa, para o público certo, na hora certa e consegue ser mais assertivo na comunicação. Em outras palavras, você potencializa as suas chances de atrair mais visitas.  Além disso, as estratégias de SEO nos seus conteúdos também vão ser grandes aliadas nessa missão.

3. Faça anúncios

Além do SEO, é interessante estudar a possibilidade de fazer anúncios em diferentes formatos e em diferentes canais. Isso pode atrair mais visitas de forma rápida e segmentada. Alguns exemplos de anúncis:

• Facebook e Instagram;

• Google Shopping;

• Google Ads;

• Youtube;

• Marketplaces

Esses são os canais

Saiba mais em Anúncios para e-commerce: como divulgar seu negócio virtual.

4. Construa estratégias de comunicação com influenciadores digitais

Os usuários de Internet têm testemunhado um boom de influenciadores digitais. Não só pela quantidade de influencers que têm surgido nos últimos anos como pela popularidade que eles ganham a cada dia. É incrível como cada um tem talento para conversar com os seus seguidores e apresentar a eles novas informações além de produtos e serviços.

Para quem quer atrair mais visitas para a loja virtual, é importante ficar de olho neles. Pesquise aqueles que estão mais próximos do público que você quer atingir e construa um plano de comunicação. Alguns exemplos de ações são:

• Enviar uma amostra de um produto e uma carta;

• Realizar uma parceria de produção de conteúdo com eles — por exemplo, posts pagos nas redes sociais falando sobre sua loja;

• Criar uma linha de produto com a cocriação de um influenciador digital;

• Pedir para eles fazerem uma resenha sobre um dos seus produtos e postá-la no seu blog, Instagram, Facebook ou outra rede social que você tenha mais seguidores;

• Divulgar sorteios em parceria com eles.

Como este universo é relativamente novo, é interessante se aprofundar neste tema com o nosso texto Saiba como fazer parcerias com influenciadores digitais.

5. Construa estratégias com o seu próprio público

O público que já segue e acompanha o seu conteúdo pode ajudá-lo(a) a atrair mais visitas também. Como? Você pode pedir para eles indicarem a loja para os seus amigos e conhecidos. Abaixo listamos algumas formas de incentivar essa divulgação:

• Sorteios de presentes e brindes nos quais um dos requisitos é marcar um amigo nos comentários ou compartilhar a postagem;

• Habilitar plug-ins de compartilhamento em redes sociais na loja virtual e no blog;

• ​​​​​​​Ao final de um post no blog ou de um vídeo no YouTube, pedir para o usuário compartilhar esta mensagem com quem achar que possa gostar;

• Solicitar depoimentos dos clientes para publicar em sua loja ou nas suas redes.

6. Faça parceria com outras lojas

O intuito deste tipo de parceria é a troca. Você indica a loja para o seu público e a outra loja faz o mesmo. Dessa forma, ambas ampliam os seus contatos. O importante nesta estratégia é fazer parceria com lojas que tenham alguma conexão com os seus produtos e que tenham um público semelhante também.

Por exemplo, uma loja de material de construção pode fazer parceria com uma loja de decoração. Afinal, ambas são complementares e conversam com o mesmo público: arquitetos, decoradores e consumidores que estão reformando ou construindo.