Blog da Loja Integrada

Aumente sua autoconfiança para abrir uma loja virtual

Quando falamos sobre abrir um negócio focamos muito no negócio em si, na sua divulgação, nas estratégias, nas ferramentas e em outros itens práticos e objetivos. Porém, não podemos esquecer de falar do empreendedor. É importante cuidar de si mesmo para estar mental e psicologicamente pronto para encarar essa nova jornada. Empreender não é tarefa fácil: requer coragem e paciência. Por isso, hoje vamos falar um pouco sobre a autoconfiança para abrir uma loja virtual.

Por que é importante ter autoconfiança para abrir uma loja virtual?

Empreender é viver uma montanha russa de sentimentos e emoções. Haverá dias ótimos, de muito sucesso e conquistas. Por outro lado, haverá dias desafiadores: serão dias de vendas baixas, de atender a reclamações, resolver problemas, lidar com atrasos e encarar problemas técnicos.

Além disso, na hora que a loja virtual já estiver no ar, será preciso divulgá-la, e uma das formas de fazer isso é contando para as pessoas sobre o seu negócio. Nesse processo, muita gente vai criticar, opinar e questionar.

Sem autoconfiança para abrir uma loja virtual e para passar por todas essas situações, o profissional pode sucumbir, ficar desanimado, não dar a atenção necessária para o negócio e até desistir. Por isso, trabalhar esse aspecto pessoal tem um impacto não só no empreendedor mas também no negócio.

O que pode ser feito para ganhar autoconfiança para abrir uma loja virtual?

Quando falamos de autoconfiança, logo pensamos que o ideal é recorrer ao divã de um psicólogo. De fato, o acompanhamento profissional pode ser muito valioso. Além disso, algumas atividades práticas e aparentemente simples têm um resultado muito interessante.

1. Tente

Tente

Parece bobo, mas é verdade. Se ficar no mundo das ideias, preso nos medos, nas angústias e no que pode dar errado, você nunca saberá se vai dar certo. Então, tente. Arrisque, ouse e siga em frente. Ao tentar você verá que – pelo menos alguma parte do plano – deu certo. Isso aumentará sua segurança.

2. O que fazer quando algo der errado?

A vontade será de gritar, chorar ou sair correndo e, se tudo isso lhe ajudar a extravasar essa energia e se acalmar, faça isso. Depois, volte para o problema com os olhos da racionalidade. Deu errado? O que aconteceu? Por quê? Algo poderia ter sido feito para isso não acontecer? Se sim, o quê? Se lhe ajudar, você pode escrever as respostas a estas perguntas para manter os pés plantados no chão e as emoções equilibradas.

Quando nos deparamos com uma dificuldade e nos desesperamos, isso é a emoção falando mais alto. Não é saudável sufocar ou ignorar uma emoção. Então, extravase (converse, ouça música, caminhe, medite, faça algo divertido etc.) e, depois, deixe a razão falar mais alto e lhe ajudar a resolver o problema. Olhe fria e imparcialmente para ele. Isso será útil para resolvê-lo, mas também para encará-lo como uma oportunidade de aprendizado. É clichê, mas é verdade. O erro é nosso maior professor.

Além disso, não se cobre demais. Tenha compaixão consigo mesmo e compreenda que você é humano e tem falhas. Por outro lado, não se cobre de menos e acredite no seu potencial!

3. Tenha frases motivacionais por perto

Tenha frases motivacionais por perto

Podem ser quadros na parede, mensagens no plano de fundo do celular ou post-its no espelho do banheiro. Diariamente, deixe recados para você mesmo para lhe ajudar a manter a cabeça erguida.

4. Fale com você mesmo no espelho

Parece bobo e no começo você vai se sentir um pouco estranho fazendo isso, mas funciona. Encare-se, afirme para si o quanto é capaz e siga em frente.

5. Feito é melhor que perfeito

Feito é melhor que perfeito

Não enrole você mesmo. Não use desculpas como “não tenho o investimento ideal”, “não encontrei o layout certo”, “não tenho experiência”, “não firmei parceria com todas as formas de pagamento que gostaria” nem nada do gênero. Pode ser que um item ou outro não esteja exatamente como o desejado. Mas não deixe que isso trave o processo. Primeiro, foque em fazer. Depois, aperfeiçoe.

Gostou das dicas para aumentar a autoconfiança para abrir uma loja virtual? Continue lendo sobre o bem-estar do empreendedor.

Leia mais

Artigo anterior

6 dicas práticas de criação de conteúdo para redes sociais

Leia mais

Próximo artigo

Passo a passo: recuperar carrinhos abandonados no e-commerce

Deixe seu comentário