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Banner para loja virtual: aprenda a criar o seu

Se o objetivo de todo lojista é fazer mais vendas, o banner para loja virtual pode ser um grande aliado. Tanto que ganhou um destaque especial no nosso blog e é o assunto que abordaremos hoje. Descubra o que é, para que serve e quais são os tipos de banners. Confira, de quebra, algumas dicas para criar o seu!

O que é um banner?

Banner, no universo do marketing digital, é um anúncio que fica em uma página chamando o usuário ao clique, redirecionando-o para outro ambiente. Uma loja virtual ou para a página de detalhe de um produto, por exemplo.

Para que serve um banner para loja virtual?

No caso da loja virtual, o banner pode servir para diversos fins, como:

• Gerar mais tráfego para algumas páginas específicas;
• Gerar mais conversões e/ou mais leads;
• Divulgar uma promoção;
• Impactar novamente alguém que já acessou a loja (leia mais sobre este tema no texto Retargeting e remarketing: conheça esses recursos!);
• E muito mais.

Onde ficam os banners?

Os banners podem ser classificados de acordo com o local onde são inseridos. Por exemplo:

Rede parceira do Google
O tipo mais comum de banner é o do Google Ads (antigo Google AdWords). O Google possui parceria com diversos sites que funciona assim: você, lojista, paga para o Google publicar o seu banner nos sites parceiros, ou Rede de Display — existem várias formas de realizar esse pagamento, como custo por clique, orçamento predefinido etc.

Assim, seu anúncio é exibido em espaços relevantes para o seu público-alvo, ou seja, sites que estão relacionados ao seu banner. Estes são os chamados links patrocinados.

Redes sociais
Além dos sites da rede do Google, os banners podem ficar no Facebook, no Instagram e em outras redes sociais.

Na própria loja virtual
Este modelo de banner geralmente fica em uma posição de destaque no site, como no topo da página, com informações sobre promoções, frete grátis e muito mais.

Para ver quais são as possibilidades de banner em sua Loja Integrada, é só assistir ao vídeo “Como incluir banners” em nosso canal do Youtube, na playlist Configurando sua LI.

Quais são as características visuais dos banners?

Outro elemento que pode diferenciar um banner é o formato. Ele pode ser:

• Quadrado;
• Retangular horizontal;
• Retangular vertical.
• As suas dimensões vão depender de cada plataforma, ou seja, do local onde ele será inserido.

Além disso, os banners podem ser compostos por:

• Texto;
• Imagens
• Vídeos
• Animações e vídeos, podem conter porém não é tão recomendável

Passo a passo para montar o seu banner para loja virtual

Se você não tem um designer dedicado para montar seu banner para loja virtual, não se preocupe e confira as dicas que separamos para você elaborar os banners você mesmo(a).

1. Defina um objetivo
Antes de mais nada, defina o resultado que você espera do banner para loja virtual. Isso será um norteador na tomada de decisões.

Por exemplo, você deseja fazer um banner especial para destacar as ofertas de Natal. Com base nisso, você vai determinar a CTA (Botão chamando para a ação, no caso para as ofertas de Natal), as cores do banner, o link de destino (a página de produtos específica das ofertas) etc.

É importante que você tenha um link específico para poder rastrear quantos acessos tiveram a partir desse banner. Recomendamos criar uma UTM para o link e conseguir rastrear dentro do Google Analytics.

2. Pesquise referências
Criar um banner do zero sem ter experiência no assunto pode ser muito difícil. Aproveite para pesquisar referências de banners que cumpram dois requisitos:

• Combine com o estilo e a identidade da sua loja.
• Combine com o perfil da sua persona.

3. Procure uma ferramenta
Se você tiver acesso a ferramentas de edição gráfica como Photoshop e Illustrator, ótimo. Se não, pode recorrer a ferramentas como o Canva ou Pixlr, que oferecem planos gratuitos ou de baixo custo, além de templates, para que você crie e edite seu banner.

4. Mãos à obra
Com essas ferramentas, é hora de colocar a mão na massa. É possível escolher modelos prontos ou criar o seu banner do zero. Você precisa saber previamente as dimensões que o seu banner deve ter (isso varia de acordo com cada plataforma) e adicionar texto, botão, imagens, GIFs, mudar cores, fazer pequenos ajustes de filtros, brilho, contraste e muito mais.

5. Salvar e publicar
Depois é só salvar a imagem e fazer o upload na plataforma que veiculará o anúncio.

6. Medir o desempenho
Lembre-se sempre de medir os resultados do anúncio e fazer testes mudando alguns elementos para verificar se isso gera mais resultados. O grande benefício do marketing digital é acompanhar o desempenho e realizar ajustes até mesmo com a campanha em andamento.

Como destacar o banner para loja virtual?

Como você pode perceber, enquanto usuário da Internet, a web está recheada de banners. Logo, o seu precisa se destacar. As possibilidades para conseguir isso são infinitas e dependem de diversas variáveis, mas há algumas táticas que podem ajudar:

Use as cores de forma assertiva

Use as cores de forma harmônica e aplique a psicologia das cores a seu favor. Há dois textos aqui no blog que podem ajudar nesta tomada de decisão:

Psicologia das cores no e-commerce: saiba como aplicá-la!
Como as cores influenciam na decisão de compra do consumidor?

Insira CTAs

CTA (Call To Action ou Chamada para Ação) é um link, botão ou texto que vai direcionar o usuário para a ação que você deseja que ele realize após ver o seu banner. Por exemplo, visitar a loja, efetuar uma compra, cadastrar-se numa newsletter e muito mais.

Cuidado com o tamanho do arquivo do seu banner

Se os usuários abandonam fácil e rapidamente uma página que não carregou, você acha que eles permanecerão numa página para esperar que um banner carregue? Então, garanta que o arquivo do banner está adequado. Ele não pode ser muito leve a ponto de comprometer a qualidade da imagem nem muito pesado a ponto de levar muito tempo para carregar. Para isso, use imagens de boa qualidade e comprima o arquivo final do seu banner.

Aplique noções básicas de design

Uma pesquisa simples sobre noções básicas de alinhamento de objetos, escolha de fontes e de imagens pode ser muito útil para ajudá-lo(a) a montar um banner mais profissional e atraente para os seus consumidores.

Agora que você tem várias informações sobre o banner para loja virtual, nossa sugestão é que você pense com cuidado sobre as imagens que inserirá no anúncio, por isso, confira nosso post Como criar imagens para anúncios que convertem!

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