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criar banners para loja virtual

Aprenda a criar banners para sua loja virtual

Assim como em uma loja física, que precisa chamar a atenção com cartazes, decorações e destaques de promoções, com a sua loja virtual não pode ser diferente. Os banners possuem uma função indispensável na estratégia visual e promocional do seu ecommerce, e peca quem ignora ou mesmo fica muito tempo sem atualizar suas peças promocionais. 

Este conteúdo foi criado em parceria com a Globe Commerce, empresa especialista em temas para lojas virtuais. Aqui você vai encontrar dicas super práticas para criar banners para o seu ecommece. 

Então, bora levantar as mangas e colocar a mão na massa!

Qual é a principal função do banner na loja virtual?

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A principal função do banner em uma loja virtual está em transmitir as mensagens e ações em destaque que o lojista necessita divulgar para seus clientes.

É através de fotos e imagens bem definidas que você poderá convencer o seu cliente a finalizar a compra na sua loja virtual.

Tudo o que está em um banner pode influenciar diretamente no tempo de navegação de um usuário em seu site, convidando para navegar em categorias de destaque, categorias de promoções, páginas com produtos recém-lançados, destaque em produtos-chave, entre outros.

Você também pode utilizar os banners da sua loja virtual para divulgar os maiores diferenciais que o seu ecommerce oferece, podendo ser: frete grátis a partir de determinado valor, pagamento via PIX, quantidade de parcelas que o usuário poderá pagar sem juros, brindes e promoções, e assim por diante.

Os modelos mais usados nos ecommerces são os banners promocionais, normalmente em exibição na página inicial, com títulos informativos e CTAs – Calls to Action (como um botão “Comprar”, ou “Confira”, por exemplo), levando assim o usuário a página estratégica.

Tipos de banners

Existem diversos tipos de banners que são normalmente utilizados em uma loja virtual. Não há uma regra clara sobre qual usar, e nem um padrão exato de quantidade e tipos de peças, mas há os modelos mais utilizados e disponíveis.

Então, confira logo abaixo os principais tipos de banners para loja virtual:

1 – Fullbanner

O fullbanner é basicamente o banner mais utilizado no ecommerce. Trata-se do banner maior, aquele que normalmente aparece abaixo do menu principal.

Na maioria das lojas virtuais, mesmo os grandes varejistas, ao acessar a loja, você normalmente já vai dar de cara com propagandas destacadas no fullbanner.

Na maioria das plataformas, você consegue cadastrar mais de 1 Fullbanner, exibindo-os em formato Carrossel. 

2 – Minibanner

O Minibanner é um dos outros formatos que você consegue encontrar com facilidade. Este é um modelo bastante encontrado nas lojas virtuais de micros e pequenos lojistas, em especial na plataforma da Loja Integrada.

Com um formato reduzido, você pode usar mais de 1 Minibanner ao mesmo tempo, em média 3 destas peças simultaneamente. O Minibanner é bastante versátil, considerando que você pode destacar tanto promoções, mas também convidando o seu cliente a visitar outras áreas de destaque dentro de seu site, como categorias, páginas extras, entre outros.

3 – Tarja de Diferenciais

A loja oferece frete grátis? E em quantas vezes eu consigo parcelar o meu pedido no cartão de crédito? Estas informações, como podem perceber, são de extrema importância e até mesmo já considerado básicas a serem destacadas. Se um interessado em comprar um produto na sua loja virtual não tiver acesso rápido e fácil a estes diferenciais, você pode perder facilmente a oportunidade de vender.

Estas informações normalmente ficam destacadas em banners tarja, onde você consegue assim inserir informações dos principais diferenciais de pagamento e entrega, principalmente.

Estas tarjas não possuem lugar fixo, mas você pode encontra-las destacadas entre o Fullbanner e Minibanners, ou ao topo da loja, por exemplo. 

São peças que não podem estar ausentes em uma loja virtual que precisa vender.

Estes são somente alguns exemplos, mas há inúmeros formados e nomenclaturas de banners. O mais importante é ter conhecimento referente aos principais tipos de banners, e como você pode utilizá-los a seu favor.

Tipos de espaços disponíveis para banner na Loja Integrada

Quem utiliza a plataforma da Loja Integrada, pode aproveitar no visual do ecommerce alguns tipos de banners. Atualmente estão disponíveis os seguintes: 

  • Tarja
  • Vitrine
  • Full Banner
  • Mini Banner
  • Banner lateral do Full Banner
  • Banner Lateral

Se quiser conhecer como é fácil adicionar um novo banner nas lojas virtuais que utilizam a plataforma da Loja Integrada, esse passo a passo da Central de Ajuda é mamão com açúcar.😉 

Dimensões de banners para ecommerce

As dimensões para um banner podem variar de acordo com o tipo do banner e até mesmo de acordo com o espaço destinado a ele, mas listamos aqui os tamanhos que são recomendados para layouts padrão de lojas virtuais. 

Full banner: 1140x300px
Banner tarja: 1140x70px
Mini banner: 360x200px
Banner vitrine: 850x200px
Banner lateral: 260x400px

Passo a passo para montar o seu banner para loja virtual

Se você não conta com a ajuda de uma pessoa profissional de design para montar seu banner para loja virtual, não se preocupe e confira as dicas que separamos para você colocar a mão na massa e arrasar!

1. Defina um objetivo

Antes de mais nada, defina o resultado que você espera do banner para loja virtual. Isso será um norteador na tomada de decisões.

Por exemplo, você deseja fazer um banner especial para destacar as ofertas de Natal. Com base nisso, você vai determinar a CTA (Botão chamando para a ação, no caso para as ofertas de Natal), as cores do banner, o link de destino (a página de produtos específica das ofertas) etc.

É importante que você tenha um link específico para poder rastrear quantos acessos tiveram a partir desse banner.

2. Pesquise referências

Criar um banner do zero sem ter experiência no assunto pode ser muito difícil. Aproveite para pesquisar referências de banners que cumpram dois requisitos

  • Combine com o estilo e a identidade da sua loja.
  • Combine com o perfil da sua persona.
💡 Está sem criatividade? Não se preocupe! Pegue referências das suas lojas favoritas, busque inspiração, inclusive até mesmo de seus concorrentes, mas nunca faça uma cópia!

3. Procure uma ferramenta

Se você tiver acesso a ferramentas de edição gráfica como Photoshop e Illustrator, ótimo. Se não, pode recorrer a ferramentas como o Canva ou Pixlr, que oferecem planos gratuitos ou de baixo custo, além de templates, para que você crie e edite seu banner.

4. Mãos à obra

Com essas ferramentas, é hora de colocar a mão na massa. É possível escolher modelos prontos ou criar o seu banner do zero.

Você precisa saber previamente as dimensões que o seu banner deve ter (isso varia de acordo com cada plataforma) e adicionar texto, botão, imagens, GIFs, mudar cores, fazer pequenos ajustes de filtros, brilho, contraste e muito mais.

5. Salvar e publicar

Depois é só salvar a imagem e fazer o upload na plataforma. Lembre-se de antes de publicar ver se está tudo certinho, se as informações estão corretas e se está tudo escrito do jeito certo.

Uma boa dica é mostrar para mais de uma pessoa. Às vezes quem cria o banner olha tantas vezes para a peça que acaba não percebendo pequenos erros. Por isso, quanto mais gente conferir o banner melhor.

6. Medir o desempenho

Lembre-se sempre de medir os resultados do anúncio e fazer testes mudando alguns elementos para verificar se isso gera mais resultados.

O grande benefício do marketing digital é acompanhar o desempenho e realizar ajustes até mesmo com a campanha em andamento.

Dicas para criar banners para o seu ecommerce

A principal dica para criar os banners para a sua loja virtual não poderia ser a mais simples: capriche no visual.

É importante que os banners sejam desenvolvidos por um designer qualificado e experiente nesse tipo de desenvolvimento. Mas a gente sabe que às vezes quem está começando precisa colocar a mão na massa e fazer, por isso confira mais algumas dicas para criar banners pro seu ecommerce.

🔹 Evite banners com muitas distrações. A comunicação precisa ser sempre objetiva e direta;

🔹 Combine as cores dos banners com o restante das cores da sua loja. Seja fiel a sua paleta de cores;

🔹 Dê preferência a textos curtos e objetivos. Não escreva textos muito longos em seus banners;

🔹 Utilize imagens com alta qualidade, seja de seus produtos ou de outros elementos que decida incluir nos banners;

🔹 Utilize CTAs, em inglês é a sigla para Call To Action, mas em bom português é Chamada para Ação. No banner o CTA é botão ou texto que vai direcionar o usuário para a ação que você deseja que ele realize após ver o seu banner. Por exemplo, visitar a loja, efetuar uma compra, cadastrar-se numa newsletter e muito mais.

🔹 Cuidado com o tamanho do arquivo do seu banner. Se os usuários abandonam fácil e rapidamente uma página que não carregou, você acha que eles permanecerão numa página para esperar que um banner carregue? 

🔹 Garanta que o arquivo do banner está adequado. Ele não pode ser muito leve a ponto de comprometer a qualidade da imagem nem muito pesado a ponto de levar muito tempo para carregar. Para isso, use imagens de boa qualidade e comprima o arquivo final do seu banner.

💡 Mesmo que os banners fiquem ótimos, você deve atualizá-los com certa frequência. Não se esqueça que os banners fazem parte de uma estratégia de Marketing sazonal.


Agora que você sabe o quanto é importante estar com os banners atualizados na sua loja virtual, não perca mais tempo e atualize-os agora mesmo com estas dicas fundamentais. 

Prefere contar com uma equipe profissional? Você pode contratar os banners personalizados do seu Ecommerce, com a Globe Commerce. Clicando aqui você encontra diversas opções e pacotes de criação.

Para continuar colocando a mão na massa e deixar as fotos da sua loja virtual no capricho, confira o conteúdo que criamos para te ajudar a editar as fotos do seu ecommerce.

Este conteúdo foi desenvolvido em parceria com a Globo Commmerce, empresa especializada na criação de temas para lojas virtuais.