Blog da Loja Integrada

Branding: Como uma marca com propósito e branding bem definido gera fidelização.

Branding é a gestão da marca de uma empresa, suas estratégias, propósito, valores, identidade e posicionamento, com o objetivo de torná-la mais desejada e positiva na mente de seus clientes e do público geral. 

Ainda parece um conceito abstrato? Façamos o seguinte exercício, vamos olhar algumas imagens abaixo e nosso cérebro fará a associação a uma marca, duvida?                                            

Viu? Gillette, Chiclete e Sucrilhos, são marcas, mas não o produto em si. Essa estratégia vem sendo trabalhada pelas maiores empresas do mundo há algum tempo. Quem nunca associou felicidade à Coca-Cola, ou quando leu a frase “Just do it” já sabia qual empresa assinava aquela propaganda? Ou até mesmo quando viu uma postagem roxa no feed, já se preparou para um conteúdo do Nubank? 

Engana-se quem acredita que essa estratégia é só para grandes empresas, ou que elas construíram isso de repente. Tudo é parte de um processo complexo de gestão que não traz resultados imediatos, mas produz frutos duradouros.

Em suma, o Branding trabalha com o conceito de que uma marca precisa ser planejada, estruturada, gerida e promovida, O objetivo é assegurar que todos que se relacione com sua marca entendam seu posicionamento, aumentar sua relevância no mercado, potencializar sua visibilidade e fazer com que sua empresa tenha uma boa reputação com seu público. São estratégias que garantem que sua empresa cresça de maneira sustentável.

Estas estratégias começam pelos valores da sua marca, como promessas, atributos e propósitos.

O propósito da sua marca, deve guiar todas suas ações, desde a concepção de um produto até como ele será promovido em qualquer canal de comunicação. Se você não entende hoje qual é o propósito da sua marca, uma boa ideia pode ser conversar com seus colabores e consumidores e entender o porquê deles se conectarem e acreditarem em sua empresa. Depois disso, fica mais fácil chegar em um ponto que vai parecer perfeito para sua marca e sua história. 

É importante lembrar que cada um interage com sua marca de maneiras muito distintas e, por isso, têm percepções distintas também. Muitas vezes, a promessa de marca é o que vemos sendo comunicado pelas marcas. Enquanto o propósito é um processo interno de descobrir e entender como você pode impactar o mundo. Uma promessa torna isso palpável. De forma clara, os atributos são características da sua marca. São valores que para ela são inegociáveis e que ditam desde a forma como você se comunica até a forma como seus colaboradores trabalham. 

Outro ponto muito importante é entender a necessidade de se ter uma identidade forte e coerente que vai ajudar a comunicar isso, auxiliando a potencializar e gerenciar como seu público enxerga o que você está construindo, e isso se da através de uma plataforma de marca, que é um conjunto de componentes únicos de sua marca que vão ajudar seus consumidores a se conectarem com ela. Como consequência, isso vai ajudar a comunicar melhor sua essência. O importante é criar esses elementos que vão te ajudar a ter uma identidade visual ainda mais coesa, que em todos os pontos de contato vão comunicar estrategicamente sua marca como ícones, símbolos e ilustrações, cores, tipografia, slogan, tom e voz.

Ter uma identidade de marca é o que faz com que grandes empresas sejam reconhecidas com apenas uma cor ou um ícone. Mais do que criar um nome forte e um logotipo criativo, é criar um universo para sua marca, que seja relacionável e único.  

E por último e não menos importante o posicionamento, que nada mais é que, entender o seu mercado, o que seus consumidores precisam e querem. A partir daí, olhar para dentro da sua empresa e entender como seu produto consegue se fazer presente e relevante nesse cenário. 

“Branding: persuadir os de fora a comprar e persuadir os de dentro a acreditar”

  • Wally Olins.

Essa é uma das frases do especialista Wally Olins quando se trata de branding. Ela é complementada por Philip Kotler ao definir o valor de uma marca: deve se diferenciar dos seus concorrentes tanto pela logomarca, qualidade do serviço, qualificação técnica dos profissionais e, acima de tudo, pela construção e consolidação de sua identidade.

Quer aprender a construir uma marca forte, que gere fidelidade? A Fidelizar Mais fez um curso gratuito para você aprender como começar a colocar o branding em prática na sua loja, sem custo algum, é só clicar aqui 😀

Leia mais

Artigo anterior

Emissão de Nota Fiscal no e-commerce: como funciona?

Leia mais

Próximo artigo

Hora de organizar seu negócio para a Black Friday!

Deixe seu comentário