🔥 Aumente sua capacidade de venda! Conheça nossos planos a partir de R$54/mês!
⚡ Ver Planos! ⚡

Branding: usando a Black Friday para fortalecer sua marca

A Black Friday é uma excelente data para divulgar os seus produtos e aumentar as possibilidades de conversão. Isso já é algo bastante conhecido, não é verdade? Porém, o que pouco se fala é sobre como usar a data para ir além e promover o trabalho de branding que você quer construir para a sua loja. Ou seja, a visibilidade e fortalecimento da sua marca! Por isso, esse é o tema do texto de hoje da Série Black Friday. Confira!

O que é branding?

Branding é a representação e gestão das atividades relacionadas à marca de uma empresa, que envolve tanto seu valor simbólico quanto econômico. São as estratégias de marketing, identidade visual, posicionamento e muito mais.

Dentro do trabalho de branding, podemos destacar alguns elementos como:

  • Marca
ALCANCE O PRÓXIMO NÍVEL COM A LI: CONTEÚDOS ESSENCIAIS E EXCLUSIVOS PARA SEU ECOMMERCE!

Receba dicas valiosas da Loja Integrada diretamente na sua caixa de entrada!

A marca é uma forma de identificar um negócio e diferenciá-los dos concorrentes e envolve diferentes elementos como nome, logotipo e identidade visual. Além disso, a marca também está associada à sua missão, valores, cultura etc. É um conjunto de características objetivas e subjetivas, visíveis e invisíveis.

  • Logo ou logotipo

O logotipo é a representação gráfica de uma marca, que permite que ela seja facilmente identificada e reconhecida. 

Qual é a importância do branding?

Como o branding é o trabalho de divulgar tudo que a loja representa, ele pode ser essencial na hora do cliente decidir em qual loja comprar. Ao usar esse recurso, você se conecta com o seu público, e consegue transmitir as diferentes nuances que compõem sua marca.

Como trabalhar branding durante a Black Friday?

Há diversas datas comemorativas durante o ano. O trabalho de branding inclui decidir em quais delas atuar e de que forma participar. Confira alguns pontos a serem observados.

1. A data precisa fazer sentido com o branding da loja

Algumas datas comemorativas fazem muito sentido para algumas lojas, podem fazer algum sentido para outras, mas podem não combinar de forma alguma com outras.

Vamos exemplificar com o Dia das Crianças. Para uma loja de brinquedos, faz total sentido. Para uma loja de artigos pet, faz algum sentido, porque pode pensar em impactar os “pais”, ou tutores, de bichos de estimação. Já para uma loja de torneiras, não faz nenhum sentido. Mesmo que a loja tente fazer uma promoção, pode soar estranho ou forçado. Por quê? Porque não combina com o branding da marca.

O mesmo serve para a Black Friday. É uma data cujo apelo é o preço baixo, melhores condições de pagamento ou de entrega. Faz sentido para o trabalho de branding que você está realizando? Para uma loja de luxo, por exemplo, a resposta pode ser não. 

2. Se a data não combinar com o branding da sua loja, pode ser uma oportunidade?

Talvez você conheça a marca “Reserva”. É uma loja de camisetas com um forte apelo social. A proposta da marca é que, a cada peça de roupa vendida, a entrega de 5 pratos de comida é viabilizada pela marca. Nesse sentido, a Black Friday pode não fazer tanto sentido para o branding da loja.

No entanto, mesmo na falta de ligação da loja com a data, eles viram uma oportunidade de branding. Houve uma Black Friday em que eles divulgaram que não dariam descontos durante a Black Friday para dar descontos a pessoas necessitadas.

Esse tipo de posicionamento também foi adotado por muitas lojas que incentivam o consumo consciente. E faz total sentido. Por quê? Porque combina com o branding da marca. Será que é o caso da sua?

Conheça a WeDoLogos

Você já ouviu falar da WeDoLogos? É perfeita para você criar o logo da sua marca — como o nome sugere — e também trabalhar o branding da sua loja. Tudo isso de uma maneira muito fácil.

  1. Primeiro você vai até o site deles e preenche o briefing para que os designers saibam mais sobre a sua empresa.
  2. Em seguida, começa a disputa entre os designers. Alguns dos designers da WeDoLogos desenham uma opção de logo.
  3. Dessa forma, você terá algumas opções para escolher.
  4. O valor? É menor que de uma agência ou de um profissional freelancer e você pode pagar parcelado ou à vista.
  5. Gostou? Então, é só receber o seu logo em arquivo aberto. Dessa forma, você pode alterá-lo e adaptá-lo para os seus materiais.
  6. Não gostou? Não tem problema. Eles devolvem 100% do seu dinheiro.

Conheça a WeDoLogos e e comece a trabalhar o branding da sua loja hoje mesmo!