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Busca orgânica para e-commerce: saiba tudo!

Um dos desafios enfrentados pelos lojistas é o de aparecer para o seu público. Ou seja, para que, independentemente de onde esteja, ele veja a loja e seja instigado a conhecer o seu produto. Estes são os primeiros passos de uma possível conversão.

No caso dos resultados de busca de pesquisa, há duas formas de aparecer: na busca orgânica e na busca paga. No texto de hoje, vamos nos aprofundar na busca orgânica para e-commerce, nas suas características e nos seus benefícios.

O que é busca orgânica?

A busca orgânica é aquela que aparece nos resultados de busca naturalmente, ou seja, sem que o dono do site (ou rede social) precise pagar para isto acontecer.

Em que posição e se o site vai aparecer no resultado de busca é algo definido pelos algoritmos dos buscadores — como o Google. Eles trabalham constantemente para identificar o conteúdo do site e, em seguida, apresentar aqueles que têm maior afinidade com os termos pesquisados pelo usuário.

Para estar entre os primeiros resultados de busca orgânica, a dica é trabalhar bem com as estratégias de SEO. A sigla representa Search Engine Optimization. Em português, otimização dos mecanismos de busca. Trata-se de um conjunto de ações que visam compreender quais são os critérios usados pelos algoritmos dos buscadores para classificar e rankear bem uma página e, assim, aplicar essas ações no site em questão. Essa tarefa é árdua, exige dedicação, acompanhamento diário e traz resultados a longo prazo. Por outro lado, a busca orgânica para e-commerce é capaz de colocá-lo nos primeiros resultados de busca sem investimento em mídia.

O que é busca paga?

A outra opção é a busca paga. Como o nome já diz, é preciso pagar para aparecer neste tipo de busca. Trata-se de um anúncio. Provavelmente você já ouviu falar dela. Para o caso do buscador Google, ela também é conhecida pelos nomes de link patrocinado ou Google AdWords.

O princípio da busca paga é o mesmo da busca orgânica: analisar um site e combinar o conteúdo dele com os termos utilizados na pesquisa. A diferença é que a busca paga não analisa um site, mas sim um anúncio previamente configurado pelo anunciante — ou pela agência que o auxilia neste processo. Além disso, há uma cobrança. Ela pode ocorrer de diversas formas, mas a mais comum é cobrar toda vez que um internauta clica no anúncio. O bacana é que você escolhe quanto quer investir e pode fazer ajustes mesmo com a campanha no ar.

Saiba mais sobre os anúncios pagos nos resultados de busca do Google.

Como escolher o melhor tipo para o meu negócio?

Com duas opções tão boas e completas, como escolher qual é a melhor para a sua loja? Para tomar esta decisão, é interessante observar os benefícios de cada uma. A busca orgânica para e-commerce é interessante, pois não há a necessidade de pagar toda vez que alguém clicar no seu resultado de busca. Ela é gratuita, por isso é uma boa opção se o orçamento for limitado. No entanto, ela apresenta resultados a longo prazo e requer um trabalho de muita dedicação.

Já a busca paga, apesar de demandar investimento a cada clique, traz resultados rápidos e coloca o seu site lá no topo dos resultados de busca.

Uma terceira opção é não escolher uma delas, mas sim trabalhar com ambas. Essa estratégia é muito interessante, pois elas podem se complementar: a busca paga pode trazer os resultados imediatos, enquanto se trabalha em paralelo com as ações de busca orgânica para e-commerce. Se você tem equipe para lhe ajudar com ambas as tarefas, esta pode ser uma excelente opção.

Como melhorar o seu posicionamento de busca orgânica para e-commerce?

Agora que você já sabe tudo sobre busca orgânica para e-commerce, é hora de mergulhar de cabeça em melhorar o posicionamento da sua loja com os resultados de pesquisa. Para isso, separamos dois materiais para você:

  1. O post: O que é e como usar o SEO para loja virtual
  2. O e-bookGuia essencial de SEO: entenda e aplique no seu negócio!

 

 

 

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Parabéns, agora você pode por em prática tudo que aprendeu!

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