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Calendário 2019 para e-commerce: planeje-se!

Fazer um planejamento no começo do ano é essencial para qualquer negócio. E o e-commerce não é exceção. Uma das formas de se preparar é criando um calendário, contendo as principais datas, tarefas, campanhas e qualquer outro conteúdo que acha ser relevante. Assim, é possível ter um posicionamento estratégico e assertivo durante todo ano!

Configura nossas dicas para para criar o seu calendário 20199 para e-commerce abaixo.

Por que criar um calendário 2019 para e-commerce?

O calendário é uma forma de organizar uma programação – seja diária, semanal, mensal, trimestral ou anual – que ajude as pessoas e empresas a planejarem suas atividades. Dessa forma, é possível agir com estratégia, assertividade e tranquilidade: fatores cruciais para qualquer negócio.

Considerando tudo isso, a importância de um calendário para seu negócio fica bem evidente, não é mesmo? E, para criar um bom planejamento, existem vários tipos de calendários que podem ser utilizados para 2019 ser um sucesso.

Tipos de calendários

Embora o calendário mais comum no e-commerce seja o de datas comemorativas, existem outros tipos que também podem ser úteis e combinados entre si para ajudar no funcionamento do seu negócio. Confira alguns a seguir!

Sazonal e datas comemorativas

Uma programação com datas, feriados e épocas mais significativas do ano é essencial para preparar sua estratégia com antecedência. Afinal, esses períodos representam uma grande variação de tráfego, vendas, produtos procurados, entre outros. E tudo isso impacta diretamente no seu estoque, fluxo de caixa, promoções, campanhas de marketing, fornecedores e fretes.

Também é importante considerar que cada data tem uma relevância maior ou menor, dependendo do ramo de mercado do negócio. Por exemplo, Outubro é um mês movimentado para lojas de brinquedos e produtos para crianças, porém não é um período de alta para o turismo e venda de passagens, que têm seu pico nos meses de Dezembro e Janeiro. As estações (primavera, verão, outono e inverno) podem não ser tão pertinentes para uma empresa de eletrônicos, porém para uma loja de moda faz toda diferença acompanhar as mudanças de estações e lançar coleção nova.

Portanto, confira algumas das principais datas deste ano e avalie as melhores ações e planejamentos para seu negócio:

Confraternização universal / Ano Novo – 1 de Janeiro
Semana de moda em Nova York – 8 a 16 de Fevereiro
Carnaval – 4 a 6 de Março
Dia Internacional da mulher – 8 Março
Dia do Consumidor – 15 de Março
Dia do índio – 19 de Abril
Páscoa – 21 de Abril
Dia mundial do livro – 23 de Abril
Dia do frete grátis – 28 de Abril
Dia do trabalhador – 1 de Maio
Dia das mães – 12 de Maio
Dia do orgulho nerd – 25 de Maio
Dia dos namorados – 12 de Junho
Dia do rock – 12 de Julho
Dia internacional da amizade – 20 de Julho
Dia dos avós – 26 de Julho
Dia dos pais – 11 de Agosto
Dia da independência do Brasil – 7 de Setembro
Dia do cliente – 15 de Setembro
Dia mundial dos animais – 4 de Outubro
Dia das crianças – 12 de Outubro
Dia das Bruxas / Halloween – 31 de Outubro
Finados – 2 de Novembro
Proclamação da república – 15 de Novembro
Dia da consciência negra – 20 de Novembro
Black Friday – 29 de Novembro
Cyber Monday – 2 de Novembro
Natal – 25 de Dezembro
Véspera de Ano Novo – 31 de Dezembro

Editorial e conteúdo

Além das datas especiais do ano, um outro tipo de programação muito útil é um calendário editorial. Com ele, você pode planejar suas campanhas de marketing digital, conteúdos a serem publicados e diversas comunicações com seus clientes.

Algumas informações para colocar nesse tipo de calendário são:

• Temas de conteúdos para publicação

• Formatos e canais para publicação

• Estudos de persona e jornada de compra

• Prazos de produção de conteúdo

• Datas de publicação em blog

• Datas de publicação nas redes sociais

• Datas de envio de e-mail marketing

• Palavras-chaves utilizadas nos conteúdos

• Avaliações de métricas

Ter uma estratégia de marketing de conteúdo robusta é essencial para produzir e entregar informações de qualidade para seus consumidores e potenciais clientes. E essas ações caminha juntas com o calendário sazonal. Por exemplo, sabendo que o Carnaval está se aproximando, você pode criar uma campanha nas redes sociais especialmente para impactar seus seguidores nessa data.

Se você quer saber mais sobre esse tipo de ação estratégica de marketing digital que se preocupa em educar, conquistar e oferecer informações relevantes para o cliente certo, na hora certa e pelo canal certo, recomendamos a leitura do eBook Guia de Inbound Marketing para e-commerce.

Gestão

O calendário de gestão ajuda você, lojista, a organizar seu tempo e suas atividades. Assim, você consegue priorizar tarefas, otimizar processos, analisar resultados e fazer planejamentos de campanhas. Além de ser bom para o andamento do negócio, isso também é muito valioso para seu bem estar.

Confira algumas ações que podem ser inseridas no calendário de gestão:

• Organizar rotina diária ou semanal

• Visualizar tarefas de determinado período

• Marcar reuniões

• Registrar contas a pagar

• Analisar métricas, indicadores e resultados

• Fazer gestão de estoque

• Marcar eventos, congressos, cursos e outras formas de capacitação

• Planejar suas férias

• Separar tempo livre para lazer e autocuidado

Como e onde criar uma calendário?

Agora que você já viu a quantidade e variedade de informações que podem ser inseridas no seu calendário de 2019, é hora de saber como fazer isso. Existem diversas ferramentas, plataformas e recursos para isso. O importante é saber a forma que tem mais a ver com o seu perfil e com estilo do seu negócio.

Existem vários aplicativos, como o Google Agenda, que podem ser facilmente compartilhados e acessados onde você estiver, seja no computador ou no celular, além de contar com diferentes ferramentas. É uma boa ideia para empresas que têm diversos colaboradores.

Outra opção é ter um calendário impresso, que pode ser disposto em um local de fácil visualização por você e por todos os envolvidos, se for o caso. Existem várias opções prontas que podem ser adquiridas em livrarias e papelarias. Além disso, você mesmo(a) pode criar um calendário personalizado e imprimi-lo.

Já para um calendário individual, agendas e planners tradicionais continuam sendo uma excelente forma de se organizar.

E para ajudá-lo(a) a preencher sua programação com as principais informações para seu negócio, a Loja Integrada criou um calendário trimestral com as datas mais importantes, dicas valiosas e espaço para você colocar outras datas importantes para seu segmento! Confira o calendário 2019 da Loja Integrada para e-commerce!

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