Campanha no Google AdWords: passo a passo

Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Pin on Pinterest0Share on LinkedIn0
Tempo de Leitura: 4 minutos

Um consumidor quer comprar um produto. Em tempos modernos, qual é a primeira coisa que ele faz? Pesquisa na Internet por lojas que o vendam, por blogs e sites que abordem o tema, por resenhas, opiniões e muito mais. Após suas pesquisas, ele escolhe uma loja virtual e efetua a aquisição. Por fim, satisfeito ou não, ele usa a Internet para contar como foi a sua experiência de compra. Aproveitando que o consumidor está na Internet antes, durante e após uma compra, é interessante usar esse espaço para divulgar uma loja ou um produto. Para isso e para trazer mais tráfego para o site rapidamente, a ferramenta mais procurada por lojistas do mundo todo é a campanha no Google AdWords.

Qual é o passo a passo para criar uma campanha no Google AdWords?

O passo a passo é simples e você pode começar a promover a sua loja hoje mesmo.

1. Crie uma conta no Google AdWords

Acesse o site do Google Adwords e cadastre uma conta para o seu negócio.

2. Escolha o formato de campanha no Google AdWords

Existem 4 formatos de campanha:

  • Anúncios de texto – são os mais tradicionais e mais conhecidos. São aqueles exibidos acima dos resultados de pesquisa. Neles, é possível inserir botões de ação — por exemplo, um telefone ou um endereço.
  • Anúncios gráficos – são anúncios que contêm imagens ou elementos interativos, além de título e URL. Eles podem ser exibidos em sites parceiros do Google, em aplicativos ou na caixa de entrada de contas do Gmail.
  • Anúncios em vídeo – você tem uma história para contar? Este pode ser o formato mais interessante para você. O seu vídeo será exibido no YouTube e sites parceiros de vídeo.
  • Anúncios de aplicativosPara quem tem um aplicativo para promover, pode contar com a campanha no Google Adwords e exibir seu anúncio no Google Play, YouTube, Gmail, resultado de buscas ou sites parceiros.

3. Defina as palavras-chave da sua campanha no Google AdWords

Se você escolheu fazer anúncios de texto, precisará definir as palavras-chave que farão parte da sua estratégia. Essa etapa é tão importante que foi elaborado um post só para isso. Leia aqui tudo sobre como fazer pesquisa de palavra-chave para e-commerce, as ferramentas disponíveis e muito mais.

4. Defina para quem quer anunciar

Se você escolheu anúncios gráficos ou em vídeo, precisará definir as características do seu público-alvo. O AdWords disponibiliza várias características demográficas, interesses, preferências, localização e muito mais para você escolher aquelas que mais combinam com a sua buyer persona.

5. Decida quanto quer investir

Essa talvez seja a dúvida mais recorrente entre os lojistas que pretendem criar uma campanha no Google Adwords. Quanto investir? A resposta é: depende. A verdade é que isso varia muito de acordo com a indústria, o produto que se quer anunciar, o público que se quer atingir e as palavras-chave que se quer utilizar. As mais usadas são, consequentemente, mais caras.

O ideal é estudar o mercado em que se atua e, principalmente, as finanças da loja. Uma dica interessante para quem está criando suas primeiras campanhas é começar com um valor que não atrapalhe o orçamento da loja. Um dos benefícios dessa ferramenta é acompanhar em tempo real os resultados e ter a liberdade de pausar, encerrar ou ajustar a campanha. Use isso a seu favor. Comece com um valor viável para a loja e vá analisando os resultados e investindo mais, se for interessante e possível.

Lembrando que o Google AdWords não cobra pela criação e exibição do anúncio, e sim pela interação do usuário — é o sistema PPC, Pay Per Click (ou Pague por clique). Por exemplo: quando o internauta clica no link, faz uma ligação ou assiste ao vídeo.

6. Elabore o seu anúncio

Nessa fase, é preciso ter muita atenção aos detalhes. Algumas dicas são:

  • Fique atento às limitações de caracteres de cada campo;
  • Não copie o anúncio de outra empresa;
  • Use imagens autorais;
  • Elabore um texto que encoraje o internauta a clicar no anúncio;
  • Mantenha o mesmo tom de voz usado em outros canais (nas redes sociais e nos e-mails, por exemplo).

7. Não esqueça da landing page

Em tradução literal, landing page é a página de aterrissagem. Ou seja, é a página em que o cliente chega após clicar num anúncio. Ela deve ter um layout alinhado com o da loja, estratégias de navegabilidade e usabilidade que incentivem o cliente a finalizar a conversão e ser correspondente ao anúncio. Por exemplo, se o anúncio é referente a tênis de corrida, a página para a qual o anúncio levará o cliente após o clique deve ser dos modelos de tênis de corrida. Parece óbvio, mas muitos lojistas cadastram a home page das suas lojas para todos os anúncios. Isso é prejudicial para a usabilidade e para a conversão, pois o cliente terá que realizar vários cliques para encontrar a página de tênis de corrida em vez de ser redirecionado diretamente para ela. Nesse processo, muitos podem desistir da busca e deixar de comprar.

Campanha no Google Adwords

8. Meça

A plataforma disponibiliza uma série de relatórios de desempenho dos anúncios para que você meça em tempo real o comportamento das campanhas. Use este recurso não só para ajustar o investimento, como mencionado acima, mas também para aprender quais palavras-chave funcionam melhor, quais segmentações trazem melhores resultados, qual é a taxa de conversão e aplicar esse conhecimento nas próximas campanhas.

Gostou de saber mais sobre o Google AdWords? Saiba que, além dele, há outras opções de anúncios para e-commerce. Por exemplo, aqueles em redes sociais. Confira outros tipos no post Anúncios para e-commerce: como divulgar seu negócio virtual.

Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Pin on Pinterest0Share on LinkedIn0