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campanhas de google ads para ecommerce

Primeiros passos para criar campanhas no Google Ads para o seu ecommerce

Para quem quer vender mais, criar campanhas no Google Ads para ecommerce é uma ótima estratégia. Descubra como fazer isso.

Quer ser visto por um público grande na internet? Um caminho interessante para conseguir visibilidade são as campanhas no Google Ads para ecommerce. A pandemia certamente impulsionou esse mercado de compras online aqui no Brasil, que aliás já vinha crescendo, mas agora ganhou muitos outros compradores.

Hoje, quando um consumidor quer comprar algo, o que ele faz? Vai para o Google procurar por lojas que vendam, por sites e blogs que abordem o tema e por opiniões de outras pessoas que já adquiriram o produto ou serviço.

Após as pesquisas, ele escolhe uma loja virtual e efetua a compra, e muitas vezes deixa a sua experiência de compra registrada para colaborar com outros consumidores. Então, um possível consumidor do seu produto estará na Internet antes, durante e após a compra, e é exatamente por isso que você precisa usar esse espaço para divulgar uma loja ou um produto.

Para ter uma ideia dos números, em agosto de 2020, uma pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) em parceria com o Movimento Compre&Confie, mostrou que o faturamento do ecommerce brasileiro alcançou a marca de R$41,92 bilhões.

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Isso mostra que as pessoas estão comprando sim pela Internet, mas é preciso que elas te encontrem. Uma campanha no Google Ads para ecommerce bem feita, certamente vai trazer mais tráfego para seu site e ajudar seu negócio a alavancar as vendas.

E se você quer saber como potencializar seus resultados, fique aqui com a gente até o fim deste artigo e aprenda a criar campanhas perfeitas para o seu negócio.  Mas antes, veja algumas dicas de como criar bons anúncios e em seguida, vamos colocar a mão na massa com o passo a passo.

Quais são os formatos  de campanha no Google Ads para ecommerce

Todos estes passos devem ser feitos para que sua campanha vá para o ar, e de acordo com o seu negócio, você precisa escolher um formato para o seu anúncio.

Rede de Pesquisa do Google

São sites patrocinados em resultados de busca por palavras-chave. São os mais conhecidos e possuem a grande vantagem de serem exibidos para pessoas que realmente estão interessadas no assunto.

Estes anúncios serão exibidos em área de destaque, na primeira página, nas 4 primeiras posições.

Anúncios em Vídeo

Se você tem uma história para contar, o vídeo é o formato de conteúdo que mais gera engajamento, e, depois do Google, o YouTube é o lugar onde mais as pessoas buscam informação.

Nesse tipo de anúncio, seu vídeo será exibido no YouTube e sites parceiros do Google.

Anúncios de Aplicativos

Para quem quer promover um app, esse tipo de campanha no Google Ads para ecommerce exibirá seu anúncio no Google Play, YouTube e outros sites parceiros.

Anúncios Gráficos / Rede de Display

Esse tipo de campanha é uma excelente opção para o empresário que quer veicular o seu ecommerce em outros sites (como por exemplo de notícias).

É uma boa alternativa para o reconhecimento da marca, pois o anúncio é exibido em sites parceiros do Google, em aplicativos ou na caixa de entrada de contas do Gmail.

Google Shopping

O Google Shopping é um formato exclusivo para campanhas no Google Ads para ecommerce. Anunciando neste formato, o consumidor faz a pesquisa e consegue ver os detalhes do seu produto antes mesmo de entrar na sua loja virtual.

Essa é uma experiência de navegação no ecommerce muito procurada, e aqui, na Loja Integrada, temos uma integração nativa com o Google Shopping, ou seja, nossa ferramenta reúne tudo o que você precisa para gerenciar suas listagens do Google Shopping e resultados em um único lugar.

Como planejar bons anúncios para seu ecommerce

Defina para quem quer anunciar

Para otimizar seu investimento em sua campanha, é preciso ter bem claro as características do seu público-alvo, ou seja, você precisa definir sua persona.

Em uma campanha no Google Ads para ecommerce você encontrará diversos tipos de segmentação além dos dados demográficos como interesses, preferências e muitas outras informações para você escolher aquelas que mais combinam com seu potencial cliente.

Na hora de escrever sua campanha no Google Ads para ecommerce

Estas são algumas dicas que você pode usar na hora de escrever seu anúncio, afinal, essa é uma parte importante pra garantir o retorno do seu investimento. Busque escrever algo criativo, que chame a atenção do seu público e que leve a pessoa a clicar no anúncio.

Fique atento também à concorrência. O que eles estão fazendo? Estude, mas não copie, certo?

É importante ficar atento também às limitações de caracteres de cada campo, usar imagens autorais, e ter uma linguagem no mesmo tom usado em outros canais de comunicação como nas redes sociais e e-mails.

Não esqueça da landing page

Em tradução literal, landing page é a página de aterrissagem. Ou seja, é a página em que o cliente chega após clicar num anúncio.

Ela deve ter um layout alinhado com a loja e deve ser feita de uma forma que incentive o cliente a finalizar a compra.

Parece óbvio, mas muitos lojistas cadastram a home das suas lojas para todos os anúncios. Isso é prejudicial para a experiência do usuário e conversão, pois o cliente terá que realizar vários cliques para encontrar o produto que estava anunciado.

Essa página é muito importante para o sucesso da sua campanha no Google Ads para ecommerce, afinal, não adianta a pessoa chegar até seu anúncio, mas não se tornar um cliente.

Qual é o passo a passo para criar uma campanha no Google Ads para ecommerce?

O passo a passo é simples e você pode começar sua campanha hoje mesmo. 

Antes de mais nada, crie uma conta no Google Ads

Acesse o site do Google Ads para configurar uma conta. O processo é bastante intuitivo e você precisará vincular um e-mail do Google para iniciar o cadastro. Vale lembrar que ao criar uma nova conta no Google Ads, automaticamente você vai precisar criar uma campanha de anúncio, mas não se preocupe, logo depois de criada você vai poder pausar a campanha.

Isso é importante lembrar, porque caso você já tenha uma conta configurada no Google Ads o passo a passo é diferente.

Agora vamos para o anúncio

Passo 1: Nesta etapa você vai decidir a meta do seu anúncio. Neste caso, estamos criando uma campanha para loja virtual, então a melhor opção é “Gerar mais inscrições ou vendas pelo site.

Passo 2 – Informe o nome da sua empresa

Passo 3 – Agora você deverá colocar para onde as pessoas irão após o clique no anúncio, que neste caso será o site da sua loja virtual.

Passo 4 – Nesse passo você deve preencher os campos que irão aparecer no anúncio como título e descrição. Nesta página do suporte do Google, você pode tirar todas as dúvidas sobre como preencher esses campos.

Passo 5 – Agora é hora de definir as palavras-chave que farão parte da estratégia da sua campanha no Google Ads. Faça essa escolha com muito cuidado, pois isso pode ser a chave para o sucesso (ou não) da sua campanha. Por isso, antes de decidir, leia esse artigo que fizemos para te ajudar nesse passo.

Passo 6 – É hora de configurar em qual localidade seu anúncio deve aparecer. Para isso, use essa segmentação de forma estratégica, colocando a localidade onde seu público está. Quanto mais preciso você for, mais chances terá do seu anúncio ser exibido para o público certo.

Passo 7: Agora é hora de decidir o seu orçamento. Essa é uma dúvida muito recorrente, principalmente para quem vai iniciar nesse mundo das campanhas no Google Ads para ecommerce. Na verdade, não existe um valor exato. Isso depende do segmento, do produto, das palavras-chave e da concorrência.

Palavras-chave mais usadas, certamente, serão mais caras. O ideal é estudar o mercado, as finanças do seu ecommerce e suas metas.

💡 Uma dica interessante é começar com um valor mais baixo, que não atrapalhe o orçamento da loja e ir ajustando conforme sua necessidade e principalmente os resultados.

Um dos benefícios dessa ferramenta é acompanhar em tempo real as métricas e ter a liberdade de pausar, encerrar ou ajustar a campanha.

Lembrando que o Google Ads não cobra pela criação e exibição do anúncio, e sim pela interação do usuário — é o sistema PPC, Pay Per Click (ou pague por clique), ou seja, você é cobrado quando há uma interação do usuário com o anúncio.

Passo 8: Agora é hora de revisar seu anúncio. Depois de passar por todos os outros passos, o Google te mostra como ele ficou. Olhe todos os campos para ter certeza que está tudo certo.

Passo 9 – Neste passo você deve escolher qual será a forma de pagamento. Você pode fazer o pagamento da sua campanha no Google Ads através de boleto ou cartão de crédito.

Essa cobrança pode ser automática ou manual. Nos pagamentos automáticos, o Google faz a cobrança após a exibição do anúncio e na forma manual o pagamento é feito antes, e a medida que o anúncio é exibido, seu crédito diminui. No suporte do Google você encontra todas as informações sobre o pagamento.

🙌🏼 Pronto, seu anúncio já pode começar a ser veiculado.

É hora de medir os resultados da sua campanha no Google Ads para ecommece

O seu trabalho não finaliza quando a campanha vai para o ar, aliás, esse é só o começo. A partir desse momento, você precisará monitorar seu anúncio com frequência para sempre buscar formas de melhorá-lo.

A plataforma disponibiliza uma série de relatórios de desempenho dos anúncios para você medir em tempo real o comportamento das campanhas.

Use este recurso não só para ajustar o investimento, mas também para aprender quais palavras-chave funcionam melhor para seu ecommerce, quais segmentações trazem melhores resultados e principalmente para avaliar sua taxa de conversão.

Essa análise possibilitará traçar estratégias de campanhas no Google Ads para ecommerce efetivas, que tenham um real impacto nas suas vendas e impulsione sua loja virtual para outro patamar.

Agora que você já conhece os primeiros passos para criar uma campanha no Google Ads pro seu ecommerce, que tal continuar aprendendo sobre o assunto com o: Guia definitivo sobre Google Shopping. Aproveite, porque é mais uma ferramenta que pode ajudar, e muito, a sua loja virtual.