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Inspire-se: 6 campanhas de redes sociais para e-commerce

É inegável o poder das redes sociais atualmente. Até o ano passado, só no Brasil, eram 93,2 milhões de usuários dessas redes, de acordo com a Forbes – um número que só aumenta. Essa realidade fez com que as empresas reaprendessem a se comunicar com seus consumidores. No caso das lojas virtuais, não pode ser diferente. Por isso, é preciso estar atento às tendências e elaborar, de forma eficaz, campanhas em redes sociais para e-commerce.

6 campanhas de redes sociais para inspirar seu e-commerce

Uma estratégia de marketing em redes sociais não precisa necessariamente envolver altos investimentos monetários. Tempo, dedicação e uma dose generosa de criatividade podem resultar em ótimas campanhas em redes sociais para e-commerce. Confira alguns exemplos para se inspirar:

1. Criatividade para exibir o seu trabalho

O fotógrafo paraguaio Jorge Saenz teve a ideia de levar dinossauros de brinquedo em suas viagens. Por onde passa, ele monta rapidamente um cenário com os bonecos e publica em suas redes sociais. Dessa forma, o seu público tem uma ideia melhor do seu trabalho e do potencial de sua criatividade a serviço dos seus clientes.

 

2. Hashtags para aumentar o alcance

Como comentamos no nosso post sobre o poder do Instagram no e-commerce, é interessante criar uma hashtag para o seu negócio e incentivar os clientes a utilizá-la. Foi seguindo este conceito simples que a Starbucks teve a ideia de convidar os seus clientes a decorar os seus copos tão icônicos e postá-los no Instagram e no Twitter usando a #WhiteCupContest. No caso dessa campanha, o incentivo era um concurso no qual os clientes poderiam ter seus copos produzidos em edição limitada.

É muito comum ver lojas de roupas, por exemplo, incentivando os clientes a publicarem fotos com os looks adquiridos, o que pode ser recompensando com um desconto ou brinde.

 

3. União da publicidade com ação social

Uma empresa de calçados e acessórios chamada TOMS comprometeu-se a ajudar pessoas carentes: cada produto adquirido equivalia à doação de calçados, água, materiais e treinamento para partos seguros e prevenção de bullying. Para incentivar um de seus projetos, a marca pede que os clientes postem uma foto descalço, mostrando o calçado com a #withoutshoes.

 

4. Incentivo da interação nas suas redes sociais

Em 2012, o Guaraná Antarctica lançou a campanha “Carona que contagia”, em que as “curtidas” do Facebook eram o combustível para movimentar um carro que levaria três pessoas de São Paulo a Salvador. A escolha do trio foi realizada por um concurso na fanpage da marca em que os concorrentes deveriam enviar frases que justificassem sua participação na campanha. As mais votadas eram selecionadas por uma comissão. Essa estratégia é muito usada em datas comemorativas, em que o participante precisa postar uma foto e/ou frase – com o(a) namorado(a) no Dia dos Namorados, com a mãe no Dia das Mães e assim por diante – e a mais curtida ganha o prêmio. É uma forma de gerar interação dentro das redes sociais, fazendo com que ainda mais pessoas conheçam a sua loja.

 

5. Vídeos para engajar

campanhas de redes sociais para e-commerce

A GAP usou a estratégia de fazer uma série com 12 microvídeos de 15 segundos (um episódio por semana), para lançar uma campanha no Instagram. Os vídeos contavam uma história de romance, que promovia a identificação com o público, e utilizaram atores reconhecidos e um aclamado diretor. Esta ideia é muito interessante para incentivar o público a acessar os canais oficiais regularmente para assistir aos episódios.

 

6. Usar o Pinterest também vale

A loja de maquiagem Urban Decay lançou uma campanha incentivando os usuários do Pinterest a criarem boards com recriações de maquiagens que eles viram em seus festivais de música favoritos. Os donos dos melhores boards ganharam ingressos para festivais de músicas.

 

Além dos exemplos citados, é interessante criar mosaicos no Instagram com partes das fotos dos produtos formando uma grande imagem. Outro recurso importante é o uso de vídeos para divulgar momentos específicos do e-commerce, que podem ser publicados no Facebook, YouTube ou Instagram.

Por fim, lembre-se de que as redes sociais, além de um canal para divulgação de campanhas, são parte de uma central de atendimento. Continue acompanhando o blog da Loja Integrada para conferir mais dicas sobre o mundo do e-commerce.

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